Se você não conseguiu visualizar o Boletim Eletrônico e-museus, clique aqui

Boletim eletrônico Nº 444 - Ano X - 1º a 8 de março de 2013
    www.museus.gov.br

notícias

Modernização de bibliotecas, museus e arquivos é tema de reunião no Arquivo Nacional


boletim 444 - abre
Conexões Ibram: abertas inscrições para palestras em Mato Grosso
Obras do Ibram integram exposições inaugurais do MAR
Inscrições da 11ª Semana de Museus vão até 7 de março
Museu Casa Histórica de Alcântara articula parcerias locais
Museu Regional de São João del-Rei é tema do Conhecendo Museus desta terça (5)

agenda

Estudos de Arqueologia Forense
I Concerto da Temporada
Giugiaro: 45 anos de design italiano
A cidade de Ponta Grossa nos álbuns do Museu Campos Gerais
Festival Divas Latinas
Coleções entre Coleções
O Santo Anjo do Noviciado

cursos e oficinas

 Museu Oscar Niemeyer tem programação especial grátis
 Terceira Idade no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
 I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura
 Cyber-arte-cultura: a trama das redes
 Oficina de Capoeira com o Grupo Cais da Bahia

Links

www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias

Modernização de bibliotecas, museus e arquivos é tema de reunião no Arquivo Nacional

O Grupo de Trabalho responsável por desenvolver e gerenciar o plano de ação fruto do acordo entre Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e Arquivo Nacional (AN/MJ) fez sua primeira reunião técnica nesta quinta-feira (28). A reunião aconteceu na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

O acordo, assinado em dezembro de 2011 (veja a íntegra), visa à preservação, valorização e divulgação do patrimônio documental arquivístico, bibliográfico e museológico do país. Ele possibilitará o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que pretende modernizar 50% das bibliotecas públicas e museus até 2020.

Além dos técnicos designados na portaria que instituiu o Grupo de Trabalho, participaram da reunião o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, e a diretora do Centro de Referência e Difusão da FBN, Mônica Rizzo.  (Da esquerda para a direita na foto)

“Esta parceria é muito importante, pois irá unir os esforços para preservar e resgatar a memória de mais de 100 mil instituições do país”, disse o presidente do Ibram.

Durante a reunião, cada instituição apresentou seus projetos relacionados, principalmente, à digitalização de acervos. A próxima reunião do Grupo de Trabalho foi marcada para 14 de março. Leia mais na página do Ibram.

topo

Conexões Ibram: abertas inscrições para palestras em Mato Grosso

Mato Grosso (MT) será o primeiro estado a receber o projeto Conexões Ibram este ano. O evento, que é o 18º do projeto iniciado em março de 2012 (saiba mais), acontece no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá, nos dias 19 e 20 de março.

As inscrições gratuitas estão abertas aos interessados até 15 de março e podem ser feitas pelo endereço eletrônico conexoesibram@cultura.mt.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613.0214. 

A programação começa às 9h do dia 19, quando será realizada a assinatura do termo de Cooperação Técnica entre o Ibram e a Secretaria do Estado de Cultura do MT, com o objetivo de integrar competências e recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal.

Ao longo do dia serão apresentados os temas Sistemas e Redes de Informação, Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão.

Veja a programação completa e mais informações aqui.

topo

Obras do Ibram integram exposições inaugurais do MAR

Dezessete peças do acervo dos museus do Ibram farão parte das quatro exposições inaugurais do Museu de Arte do Rio (MAR), que será aberto hoje (1º) na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. Entre o acervo emprestado pelo Ibram estão gravuras do Museu Lasar Segall e quadros e objetos do Museu Nacional de Belas Artes, dos Museus Castro Maya – Chácara do Céu e Museu do Açude – e do Museu Histórico Nacional.

Participam da inauguração do Museu, na noite de hoje, a presidenta Dilma Rousseff, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.

O MAR vem se somar aos 3.223 museus do Brasil e aos 131 museus na cidade do Rio de Janeiro (dados do Cadastro Nacional de Museus, de setembro de 2012) com uma proposta diferente. Pretende conjugar arte e educação, promover uma leitura transversal da história da cidade e unir dimensões históricas e contemporâneas da arte, além de promover a formação continuada de professores da rede municipal de ensino.

Para isso, contará com uma área de 15 mil m², composta pelo prédio histórico tombado Palacete de Dom João IV, onde serão as exposições, e pelo edifício vizinho, de estilo modernista, que abrigará a Escola do Olhar.

O Museu também terá coleção própria, que já está em processo de formação por meio de aquisições e doações.

Exposições - A partir de hoje estão abertas ao público as exposições Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção, que aborda as transformações do cenário urbano e da construção do imaginário do Rio de Janeiro; O Colecionador: Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici, com cerca de 140 peças da coleção particular do marchand Jean Boghici; Vontade Construtiva na Coleção Fadel , com peças produzidas por artistas brasileiros dos movimentos concretista e neoconcretista das décadas de 50 e 60;  e O Abrigo e o Terreno: Arte de Sociedade no Brasil, que trata da ocupação do espaço público e da dinâmica da sociabilidade. 

O Museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita às terças-feiras. Mais informações www.museumar.com e (21) 22031235.

topo

Inscrições da 11ª Semana de Museus vão até 7 de março

O período de inscrições na 11ª Semana de Museus foi prorrogado para 7 de março. Museus e entidades culturais interessados em participar devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 13 e 19 de maio de 2013.

A Semana de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). A temporada de eventos é sempre temática e convida a comunidade museológica a discutir e trocar experiências com a sociedade por meios das atividades propostas. Nesta 11ª edição, a Semana de Museus tem como tema  Museus (memória + criatividade) = mudança social.

A Semana de Museus chega a dobrar o público nos museus. Entre as atividades que são realizadas há seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A participação do museu é efetivada a partir da inscrição de uma ou mais atividades.

Ao final do prazo de inscrições, que devem ser feitas pelo link disponível em www.museus.gov.br, o Ibram irá divulgar a programação nacional por meio do Guia da Programação, que será distribuído aos museus e divulgado nos canais institucionais do Instituto.

A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode ligar para (61) 3521 4122 e 3521 4135 ou mandar email para cpgii@museus.gov.br.

topo

Museu Casa Histórica de Alcântara articula parcerias locais

O Museu Casa Histórica de Alcântara (MCHA/Ibram) realizou, na última terça-feira (26), o segundo encontro com representantes do poder público local e da sociedade civil de Alcântara (MA). No encontro foram definidas as datas das ações socioeducativas e culturais que serão promovidas pelo Museu, principalmente as que serão realizadas em parceria com o Centro de Lançamento de Alcântara, a Prefeitura e a empresa Camargo Corrêa.

Neste segundo encontro (o primeiro foi realizado em 21 de fevereiro) foi acordado que uma das ações resultado dessa parceria será realizada no mês de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Na ocasião haverá oficinas, palestras, exibição de vídeos, apresentações teatrais e stands com temas voltados para a preservação e a sustentabilidade do Meio Ambiente. Também foram definidas atividades que envolverão as escolas do município.

“Para o museu é importante a participação efetiva da comunidade, representada pelo seus segmentos sociais,  poder público, empresas e instituições publicas e privadas, para que se possa fortalecer a Política Nacional de Museus e implantar uma política museológica no município, além de atrair o público local para dentro da instituição, quebrando o paradigma de que ‘museu é lugar de coisa velha e do passado’”, destacou a diretora do MCHA, Karina Waleska.

Ela também lembrou que as ações visam fortalecer o sentimento de valorização e de pertencimento com relação ao patrimônio cultural e ambiental do município. Para março está prevista reunião entre o Museu, o IPHAN e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para discutir parceria para realização conjunta do programa de Educação Continuada sobre Educação Patrimonial.

Mais informações sobre o MCHA aqui.

topo

Museu Regional de São João del-Rei é tema do Conhecendo Museus desta terça (5)

A séria Conhecendo Museus, exibida pela TV Brasil, apresentará na próxima terça-feira (5), às 17h30, o Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram). No sábado (9), o episódio será reprisado às 15h30.

Integrante da rede do Ibram, o Museu localiza-se em um prédio histórico da cidade de São João del-Rei (MG), cuja construção terminou em 1859. Construído originalmente para servir como armazém, na parte térrea, e como residência para a família do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), a quem pertencia, na parte superior, hoje o MRSJDR possui acervo com aproximadamente 500 objetos.

São móveis, objetos industriais e documentos históricos, além do órgão (foto), recentemente restaurado, que pertenceu à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

O objetivo da exposição permanente do Museu é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial. No episódio do Conhecendo Museus serão mostrados aspectos da história e da cultura dessa região de Minas Gerais, presentes no acervo do Museu.

Conhecendo Museus – Este será o 44º episódio da série, que é resultado da parceria entre Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto. No total foram produzidos 52 episódios, de 26 minutos cada, que contam a história e as curiosidades de importantes museus do País.

A série é exibida sempre às terças-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 15h30, na TV Brasil. O episódio do 12 de março irá apresentar o Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ) e que também integra a rede do Ibram.

Saiba mais sobre a série Conhecendo Museus

topo

Agenda

Estudos de Arqueologia Forense

O quê: A historiadora e arqueóloga Valdirene Ambiel, responsável pela pesquisa que exumou os corpos dos imperadores D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia, fará sua primeira palestra sobre o tema Estudos de Arqueologia Forense aplicados aos remanescentes no Monumento da Independência no Museu Imperial. A entrada é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do museu.
Quando: Dia 2/3, às 15h.
Onde: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro|Petrópolis – RJ)
Informações:
(24) 2245.5550 | (24) 2245.5560 | mimp.faleconosco@museus.gov.br | www.museuimperial.gov.br

topo

I Concerto da Temporada

O quê: Em comemoração ao Dia Nacional da Música Clássica, a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis irá se apresentar acompanhada pelo Coral e pelo conjunto Anima e Cuore da mesma universidade, sob regência do maestro Antônio Gastão. Entrada franca, com retirada de convites na bilheteria do Museu Imperial.
Quando: Dia 4/3, às 16h.
Onde: Cine Teatro do Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis – RJ)
Informações: (24) 2245.4668 | www.museuimperial.gov.br

topo

Giugiaro: 45 anos de design italiano

O quê: Exibição do trabalho de Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio, duas gerações de designers responsáveis pelo legado da empresa Italdesign Giugiaro, estabelecida em 1968 e que hoje conta com divisões de transporte, desenho industrial e arquitetura. Além de quatro protótipos automotivos expostos no pátio e no jardim externo do museu, a mostra traz equipamentos eletroeletrônicos, esportivos, utensílios e mobiliário.
Quando: Até 31 de março. De terça a domingo, das 10h às 18h.
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 | São Paulo – SP)
Informações: ( 11) 3032.3727 | Para agendar grupos:  (11) 3032.2499 | agendamento@mcb.org.br |  www.mcb.org.br

topo

A cidade de Ponta Grossa nos álbuns do Museu Campos Gerais

O quê: Mostra em homenagear ao trabalho de diversos fotógrafos que retrataram a cidade, seu povo e seus eventos expondo imagens que foram publicadas em álbuns de Ponta Grossa de 1936 a 1988. Em fevereiro e março serão expostas fotos do ano de 1936.
Quando: De segunda a sexta, das 8h às 11h45 e das 13h às 17h15, aos sábados das 13h às 17h.
Onde: Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber, 686 | Ponta Grossa – PR)
Informações: http://www.pitangui.uepg.br/museu/

topo

Festival Divas Latinas

O quê: Mostra cinematográfica. Abertura dia 4/3, às 19h, com o filme Caiçara e a presença da atriz Eliane Lange. Entrada franca sujeita a lotação.
Quando: Abertura dia 4/3, às 19h. Mostra entre os dias 5 a 10/3, às 18h e às 20h. Sábado e domingo, às 17h e às 19h.
Onde: Sala Multimídia, CAIXA Culturas (SBS Quadra 4, Lotes 3 e 4 | Brasília – DF)
Informações: (61) 3206.9448 | 3206.9449 | caixacultural.df@caixa.gov.br | www.caixa.gov.br/caixacultural

topo

Coleções entre Coleções

O quê: Como parte da política de dar mais visibilidade às peças em reserva técnica, reúne recortes de significativas coleções do vasto acervo do Museu, que totaliza hoje 348.515 mil objetos, livros e documentos.
Quando: Até dia 3/3. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Fechado às segundas-feiras.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/nº, Próximo à Praça XV | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 2550.9220 | mhn.comunicacao@museus.gov.br | www.museuhistoriconacional.com.br

topo

O Santo Anjo do Noviciado

O quê: Uma leitura da imagem de Santo Estanislau Kostka.
Quando: De 1º/3 a 1º/6.
Onde: Museu das Missões (Rua São Nicolau, s/nº | São Miguel das Missões – RS)
Informações: (55) 3381.1291 | (55) 8150.6709

topo

Cursos e Oficinas

Museu Oscar Niemeyer tem programação especial grátis

O quê: Oficina com a artista do mês, Guita Soifer, visita mediada e apresentações de música e dança. Vagas limitadas para as oficinas. O ingresso é gratuito.
Quando: Dia 3 de março, a partir das 10h. Retirar ingressos na bilheteria do museu, das 10h às 17h30.
Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico | Curitiba – PR)
Informações: (41) 3350.4400 | www.museuoscarniemeyer.org.br

topo

Terceira Idade no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

O quê: O MAE realiza oficinas sobre “Arqueologia e Memória” para o público da Terceira Idade que fazem parte do Programa “Universidade Aberta à Terceira Idade” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Vagas: 25
Quando: 13/3 a 26/6, das 14h às 16h30.
Onde: Sala de Atividades Educativas do MAE (Av. Prof. Almeida Prado, 1466 - Cidade Universitária da USP – Butantã | São Paulo – SP)
Informações: Inscrições até dia 12/3: (11) 3091.4905, com Cida.

topo

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

O quê: O encontro busca reunir pesquisadores de todo país para debater e organizar o campo da pesquisa em cultura no Brasil. O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade. Com o encontro, espera-se fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração.
Quando: Inscrições e envio de trabalhos até dia 15/3. Datas do evento: de 1º a 3/9.
Onde: USPEscola de Artes, Ciências e Humanidades (Avenida Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo | São Paulo – SP)
Informações: http://www.pesquisaemcultura.org/?page_id=330

topo

Cyber-arte-cultura: a trama das redes

O quê: Conferência internacional que discutirá a importância das redes na cultura do século 21 e sua relação com a arte e a comunicação contemporâneas. Inscrições gratuitas.
Quando: Inscrições abertas. Seminário nos dias 13 a 17/3.
Onde: Museu Vale (Antiga Estação Pedro Nolasco s/n, Argolas | Vila Velha – ES)
Informações: (27) 3333.2484 | http://www.seminariosmv.org.br

topo

Oficina de Capoeira com o Grupo Cais da Bahia

O quê: O objetivo é de proporcionar uma dinâmica cultural e educativa, incentivando e fortalecendo manifestações culturais, saberes e fazeres de diferentes segmentos sociais, priorizando pequenas comunidades com ênfase na cultura étnica e popular e comunidades afro-descendentes. Ministrante: Mestre Joel; público-alvo: jovens diamantinenses interessados em capoeira com idade Mínima: 6 anos. A oficina é gratuita e com emissão de certificado. Vagas: 45 (15 vagas para cada horário)
Quando: de fevereiro a junho de 2013
Onde: Museu do Diamante (Rua Direita, 14 , Centro | Diamantina – MG)
Informações: http://museudiamante.blogspot.com.br/2013/02/oficina-de-capoeira.html | Inscrições a partir do dia 18/2, das 10h às 17h na portaria do museu.

topo



Imprimir o boletim


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

       

 

         

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2019