Se você não conseguiu visualizar o Boletim Eletrônico e-museus, clique aqui

Boletim eletrônico Nº 365 - Ano VIII - 11 a 18 de agosto de 2011
    www.museus.gov.br

notícias

Prorrogadas inscrições para a 5ª Primavera de Museus


primaveralagoasanta
Ibram quer mais museus abertos nos fins de semana
Aula magna inaugura primeiro doutorado em museologia da América Latina
Museu Imperial promove seminário sobre digitalização de acervos
Semana Fluminense do Patrimônio começa neste sábado
Escultura religiosa do período colonial é tema de curso
Museu Histórico Nacional inaugura exposição itinerante
Festival da Cultura do Japão no Museu Imperial
Colombo (PR) discute Cultura e Expressão Artística
Museu em forma de livro para crianças

agenda

Exposição José Resende
Exposição “Objeto Recoberto por Fio Azul”
Exposição “Arte Naïf – Com Açúcar e Com Afeto”
Exposição Sobre as Águas
Projeto Música
Exibição do filme “Lixo Extraordinário”
Cine Ciência apresenta o filme “Óleo de Lorenzo”
Apresentação do Coral Vox Aeterna

cursos e oficinas

 Oficina de Conservação Fotográfica
 Oficina Arte e Espaço
 Oficina de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas
 Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais
 Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Reflex
 Oficinas na Semana de Portinari
 Arte brasileira contemporânea e História da Arte Universal

Links

www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias

Prorrogadas inscrições para a 5ª Primavera de Museus

As inscrições para a 5ª Primavera de Museus: Mulheres, Museus e Memórias foram prorrogadas e vão até sexta-feira, 19 de agosto. Não deixe de participar! Leia mais sobre o tema aqui.

Para se inscrever, é necessário acessar o sítio do Ibram (www.museus.gov.br) e entrar na página da 5ª Primavera dos Museus. Deve-se, primeiro, inserir os dados do museu ou entidade cultural. Depois é feita a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.

A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera por meio de um guia virtual a ser publicado no www.museus.gov.br.

A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024-4132 ou 2024-4137.

topo

Ibram quer mais museus abertos nos fins de semana

Quem deseja conhecer os museus brasileiros muitas vezes enfrenta um obstáculo curioso: grande parte deles não abre suas portas ao público nos fins de semana, quando a maior parte da população tem disponibilidade de tempo para este tipo de programa.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), apenas 55,5% das instituições que integram o Cadastro Nacional de Museus abre aos sábados. Aos domingos, este número é ainda menor: 43%. Uma realidade que começou a mudar na semana passada, quando o Ibram publicou portaria estabelecendo padrões mínimos para dias e horários de abertura dos museus administrados pelo órgão.

A Portaria 232 (confira na íntegra aqui) determina que as exposições de museus que integram a estrutura do Ibram ficarão abertas ao público por períodos de no mínimo quatro horas aos sábados, domingos e feriados. Estabelece ainda que os museus estarão disponíveis para visita seis dias por semana, sem a necessidade de agendamento prévio. 

Os museus têm prazo de 30 dias para adequar suas estruturas aos novos horários de funcionamento. O período de abertura das exposições ao público não estará necessariamente vinculado ao funcionamento dos demais serviços oferecidos pelos museus. Atualmente, a estrutura do Ibram integra 31 museus espalhados por todas as regiões do país.

topo

Aula magna inaugura primeiro doutorado em museologia da América Latina

O primeiro curso de doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina será instalado nesta segunda-feira, 15 de agosto, com aula magna que também marcará o início do semestre letivo. Ele faz parte do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PPMUS) e é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, participará da cerimônia de lançamento. Para ele, a instalação do curso de doutorado é uma demonstração de que o campo da museologia está florescendo. ”Os esforços feitos dentro da Política Nacional de Museus para incentivar o comprometimento das universidades com a museologia estão sendo positivos”, destaca. Em 2003, quando foram instituídas as bases da Política Nacional de Museus havia dois cursos de graduação na área. Atualmente, há, no País, 14 cursos de graduação, um de especialização, um de mestrado e agora este de doutorado em museologia.

A aula magna de inauguração do curso será no auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rua Gal Bruce, 586, Bairro Imperial de S. Cristovão), a partir das 14h. Em seguida, terá início a programação do Seminário de Pesquisa em comemoração ao 5º aniversário do PPG-PPMUS.

topo

Museu Imperial promove seminário sobre digitalização de acervos

Estão abertas até 30 de agosto as inscrições de ouvintes para o Seminário Nacional de Digitalização, Preservação e Difusão de Acervos Patrimoniais, que será promovido pelo Museu Imperial de 19 a 21 de outubro.

O evento é uma iniciativa do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Projeto DAMI) e fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é debater o processamento técnico de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos nas instituições de guarda públicas e privadas, visando à democratização do acesso aos bens culturais através da digitalização e disponibilização online.

A programação completa pode ser conferida no site do Museu Imperial, onde também estão sendo feitas as inscrições.

topo

Semana Fluminense do Patrimônio começa neste sábado

Entre os dias 13 e 21 de agosto, o estado do Rio de Janeiro, sediará a Semana Fluminense do Patrimônio. O evento é organizado por instituições científicas e culturais do estado e tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, ampliando a divulgação, para a população, de suas diversas formas de expressão.

A iniciativa promoverá a troca de experiências e conhecimento sobre os diferentes acervos preservados, a criação de perspectivas para uma política integrada de preservação do patrimônio cultural e científico fluminense, despertando a sua valorização junto à sociedade.

O evento contará com simpósios, seminários e mesas-redondas que serão realizados em 18 municípios do Rio de Janeiro. O coordenador de Patrimônio Museológico do Ibram, Cícero Almeida, representará o Instituto em mesa redonda sobre Políticas Públicas para o Patrimônio Fluminense, dia 17, às 15h, no Museu Nacional, no Horto Botânico Quinta da Boa Vista. Mais informações no site do evento.

topo

Escultura religiosa do período colonial é tema de curso

O Museu das Missões e o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizam, de 31 de agosto a 2 de setembro, o curso A escultura religiosa do período colonial do Brasil. Ministrado pela professora Dra. Myrian Andrade Ribeiro, o curso será dividido em três módulos: Introdução à leitura de imagens; A imaginária das oficinas conventuais do século XVII e A imaginária das escolas regionais do século XVIII.

Interessados em participar devem se inscrever na Secretaria Geral do Instituto de Artes da UFRGS (R. Senhor dos Passos, 248, 2º andar, Centro – Porto Alegre). Servidores do Ibram têm desconto no valor do curso. Mais informações podem ser obtidas pelos emails cgha@ufrgs.br ou flaviogil@hotmail.com.

topo

Museu Histórico Nacional inaugura exposição itinerante

Como parte do projeto Exposições Itinerantes, do Museu Histórico Nacional, foi aberta ao público, no bairro de Santa Cruz (RJ), na última quinta-feira (4), a exposição Pelas Ruas e Calçadas – Comércio Informal e Ambulante, Ontem e Hoje.

Em cartaz na sede da Associação SerCidadão, a exposição apresenta a evolução do comércio informal e ambulante ao longo dos séculos com base em iconografia de época e fotografias do século XX. Fotos dos atuais ambulantes da região também integram a exposição.

A mostra fica em cartaz até 9 de setembro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede da Associação SerCidadão, localizada na Rua Dona Fernanda, 140, em Santa Cruz – RJ.

topo

Festival da Cultura do Japão no Museu Imperial

Termina neste domingo, 14, a terceira edição do Bunka-Sai – Festival da Cultura do Japão.  Parte da programação está sendo realizada em Petrópolis (RJ) e o Museu Imperial/Ibram/MinC participa da programação. O evento celebra a imigração japonesa no Brasil e, este ano, traz o tema “Força, Japão”, em solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami naquele país. 

Entre as atividades do festival estão exposições, workshops, teatro, artes marciais, música e gastronomia. Nos dias 13 e 14, o Museu Imperial será palco de apresentações de música e artes marciais, todas com entrada franca. O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Confira a programação no site: www.museuimperial.gov.br.

topo

Colombo (PR) discute Cultura e Expressão Artística

Acontece nos dias 18 e 19 de agosto, o I Fórum Municipal de Desenvolvimento, promovido pela prefeitura de Colombo, no Paraná.  Com o tema Transformando o presente, pensando o futuro, o fórum tem como objetivo oportunizar debates sobre temas inerentes, concretos e fundamentais à realidade local.

O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior participa do Painel “Cultura e Expressão Artística – Um Panorama Contemporâneo, que acontece no dia 19, de 10h às 11h30. O evento acontece no auditório da Regional Maracanã (Rua Durval Ceccon, 664 – Jardim Nossa Senhora de Fátima). A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Prefeitura: www.colombo.pr.gov.br.

topo

Museu em forma de livro para crianças

Um livro divertido e lúdico. Esse é o Museu Desmiolado, de Alexandre Brito, com ilustrações de Graça Lima. Voltado para o público infantil, o livro de poesias aposta na inteligência e na curiosidade do leitor, ao remeter a museus intrigantes e divertidos.

Alexandre Brito é poeta, músico e letrista e também escreve para o público adulto. Graça Lima já ganhou prêmios no Brasil e no exterior com suas ilustrações.

A publicação foi lançada este ano pela Editora Projeto e pode ser encontrada em distribuidoras de algumas cidades brasileiras. As informações de onde comprar e preço estão no www.editoraprojeto.com.br.

topo

Agenda

Exposição José Resende

O quê: mostra com sete esculturas em grande escala produzidas este ano pelo artista. As obras são feitas em aço, com elementos de cobre, madeira, pedra, e chegam a cinco metros de altura.
Quando: até 14 de agosto, terça a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 12h às 19h.
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Av. Infante Dom. Henrique, 85, Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
 Informações: (21) 2240-4944

topo

Exposição “Objeto Recoberto por Fio Azul”

O quê: mostra com 160 obras do artista Arthur Bispo do Rosário, o artista do fio. As obras estão organizadas de modo a ficarem pendentes do teto da galeria.
Quando: até 14 de agosto, terça a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 10h às 21h.
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Av. Almirante Barroso 25 , Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: www.caixacultural.com.br

topo

Exposição “Arte Naïf – Com Açúcar e Com Afeto”

O quê: na mostra, o público pode conhecer um pouco mais da técnica naïf (ingênuo em francês), considerada arte simplista e espontânea, por meio de obras de artistas pioneiros nessa técnica no Brasil, entre eles Cardosinho, Heitor dos Prazeres, Iracema e Júlio Martins da Silva.
Quando: até 14 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 16h; domingo, das 9h às 13h.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Rua Benjamin Constant, nº 1633, Centro, Campinas (SP)
Informações: (19) 2116-0346 ou 3236-4716

topo

Exposição Sobre as Águas

O quê: uma instalação na qual são projetados vídeos e imagens que exploram a superfície da água, além de abordar a relação da artista com a Ilha Grande dos Marinheiros e alguns aspectos da vida às margens do rio.
Quando: até 14 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 12h às 21h.
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736, Bairro Centro, Porto Alegre (RS)
Informações: (51) 3221-7147

topo

Projeto Música

O quê: apresentação da dupla polonesa Duo Milewsky, formada em 1968 e composta pelo violinista Jerzy Milewski e a esposa, a pianista Aleida Schweitzer. No repertório estão músicas eruditas e populares brasileiras, como Brasileirinho.
Quando: 12 de agosto, às 9h.
Onde: Museu do Piauí – Rua Areolino de Abreu, 900,Teresina (PI)
Informações: (86) 3221-6027

topo

Exibição do filme “Lixo Extraordinário”

O quê: o filme mostra a trajetória do lixo recolhido no aterro sanitário de Duque de Caxias até ser transformado em arte pelo artista plástico Vik Muniz, que freqüentou o aterro sanitário ao longo de dois anos, a fim de fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los com sua arte. Antes da exibição do filme apresentação do músico Canthídio e do grupo Tambolelê.
Quando: 14 de agosto, às 15h.
Onde: Museu do Duque de Caxias – Av. Automóvel Clube, Taquara, Rio de Janeiro (RJ)

topo

Cine Ciência apresenta o filme “Óleo de Lorenzo”

O quê: o filme conta a saga de um casal que descobre que o filho possui uma rara doença cerebral. Sem um diagnóstico preciso pelos médicos, os dois decidem estudar o caso para descobrir um possível tratamento e uma esperança de cura
Quando: dia 13, às 16h.
Onde: Museu de Astronomia e Cinências Afins (MAST), Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 3514-5200 ou www.mast.br

topo

Apresentação do Coral Vox Aeterna

O quê: a apresentação faz parte da Série Concertos 2011.  O coro foi fundado em 2007 com o objetivo de divulgar a música erudita em São Paulo. O repertório do Vox Aeterna é voltado para Música Sacra.
Quando: dia 14, às 15h30
Onde: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, Largo dos Jesuítas, 67, Embu das Artes (SP)
Informações: (11) 4704-2654

topo

Cursos e Oficinas

Oficina de Conservação Fotográfica

O quê: curso sobre identificação e procedimentos básicos para a conservação fotográfica.
Valor: R$ 144,00. Para estudantes e associados: R$ 117,00.
Quando: de 15 a 19 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 14 às 17h.
Onde: Museu Histórico Nacional, Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2550 9221

topo

Oficina Arte e Espaço

O quê: o objetivo do curso é auxiliar os participantes a desenvolverem projetos de ocupação do espaço nas dependências do Museu do Diamante e arredores.
Quando: dias 16, 18, 20, 23, 25 e 27 de agosto, das 15 às 17h, nas terças e quintas; e das 12h às 17h30, aos sábados.
Onde: Museu do Diamante, Rua Direita, nº 14, Diamantina (MG)
Informações: (38) 3531 1382

topo

Oficina de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas

O quê: iniciação e preparação para interferências urbanas. A oficina é voltada para alunos de arte, performers, dançarinos, bailarinos, artistas plásticos, músicos, atores e professores de arte. Vagas limitadas.
Quando: 16 e 19 de agosto, das 8h às 13h.
Onde: Funarte MG, Rua Januária, 68, Floresta, Belo Horizonte (MG)
Informações: (31) 3213-3084 ou oficinas.funarte@gmail.com

topo

Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais

O quê: seminário internacional com o objetivo de discutir a instrumentalização da arte, assim como a sua potência educativa, dentro de um contexto contemporâneo, de modelos culturais dispersos e sem definições precisas.
Quando: 15 e 17 de agosto.
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Rua da Praça do Relógio, 109A, Cidade Universitária (SP)
Informações: (11)3091-3327

topo

Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Reflex

O quê: o curso aborda conceitos e práticas referentes a medição de luz, enquadramento, foco e planos em fotografia, perspectiva linear e foco diferencial, zoom, close, macro, uso do flash, ajuste de ISO e balanço de branco.
Quando: 16 a 18 de agosto, das 8h às 11h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Campo Grande (MS)
Informações: 3316-9178 ou mis.de.ms@gmail.com

topo

Oficinas na Semana de Portinari

O quê: os participantes da Semana de Portinari poderão se divertir durante oficinas de pintura, dobradura, brincadeiras infantis, circo, teatro, contação de estórias, percussão, estátua viva e marionetes.
Quando: de 15 a 19 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: Praça Candido Portinari, s/n°, Centro, Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284

topo

Arte brasileira contemporânea e História da Arte Universal

 O quê: cursos da Fundação Ema Klabin. Arte Brasileira Contemporânea promove
Reflexões sobre a arte e o fazer artístico. História da Arte Universal faz uma introdução à história da arte.
Valor: por módulo R$ 280,00.
Quando: a partir de 15 de agosto.
Onde: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3081-5845

topo



Imprimir o boletim


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

       

 

         

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2019