Se você não conseguiu visualizar o Boletim Eletrônico e-museus, clique aqui

Boletim eletrônico Nº 367 - Ano VIII - 25 de agosto a 1º de setembro
    www.museus.gov.br

notícias

Campanha do Ibram faz sucesso entre parlamentares


lancamento campanha leg
Rio de Janeiro realiza II Fórum Estadual de Museus
Museu Imperial recebe doação de carta escrita pelo conde d’Eu em 1889
“Mulheres na Coleção do Museu Histórico Nacional” integra 5ª Primavera de Museus
Museu Casa dos Ottoni participa da Semana Cultural 2011
Economia da Cultura é tema de palestra no Ibram
Plano de manutenção do Museu do Futebol é tema de oficina em São Paulo
Porto Alegre recebe exposição sobre Campanha da Legalidade
MAST promove XIX Semana de Astronomia

agenda

República das Histórias
Feira de Fotografia
Trabalho Abstrato
Exposição “Nos Tempos do Retrato”
Domingo com Arte
Exposição “Arqueologia de Cascavel”
Exibição do filme Serras da desordem
Cine Documentário
Projeto Inhotim em Cena

cursos e oficinas

 Programa de Capacitação Museológica
 Práticas para Editais de Museus
 Gerenciamento de Riscos para o Patrimônio Cultural
 Palestra “Museu, Pesquisa e Produção Cultural”

Links

www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias

Campanha do Ibram faz sucesso entre parlamentares

O Instituto Brasileiro de Museu lançou, nesta quarta-feira (24), a Campanha de Apoio Parlamentar à Área Museal. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados e contou com a participação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior (em destaque na foto ao lado).

Os parlamentares presentes apoiaram a iniciativa. Eles foram unânimes ao reconhecer a importância, para o País, das políticas públicas de Cultura e a necessidade de se valorizar a área. Ressaltaram que, mesmo com poucos recursos, a Cultura consegue sempre realizar bons projetos. “É preciso começar a pensar em projetos megalômanos”, destacou o deputado Stepan Nercessian.

A Campanha de Apoio Parlamentar à área Museal apresenta aos deputados e senadores um panorama sobre o setor e pede o auxílio dos parlamentares para a apresentação de emendas ao orçamento que ajudem na promoção da memória e dos museus como direito irrefutável de todos os cidadãos brasileiros. “Cultura gera renda e desenvolvimento e é nesse sentido que vimos aqui pedir o apoio dos parlamentares”, afirmou o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, durante o lançamento.

No evento, também foram apresentados os editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011, que serão lançados na primeira quinzena de setembro. Os investimentos para os editais totalizam R$ 16.860.203 e são resultado de duas emendas parlamentares apresentadas pela CEC e aprovadas pela Comissão do Fundo Nacional de Cultura. Saiba mais no site do Ibram.

Fotos acima: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

topo

Rio de Janeiro realiza II Fórum Estadual de Museus

Acontece na próxima semana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o II Fórum de Museus do Estado do Rio de Janeiro. O evento reunirá representantes culturais, gestores públicos, instituições de ensino e da sociedade civil em geral, e será realizado no Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/nº, no Centro do Rio).

A proposta do II Fórum é aprofundar os temas discutidos em 2009, durante a primeira edição do evento e apresentar os resultados das ações desenvolvidas pela Superintendência de Museus e pelo Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro, responsáveis pela organização.

Representantes do Ibram ministrarão palestras e participarão de mesa redonda sobre o Estatuto de Museus (veja a programação). Mais informações pelo e-mail sistemademuseus.rj@gmail.com.

topo

Museu Imperial recebe doação de carta escrita pelo conde d’Eu em 1889

O Museu Imperial/Ibram/MinC, localizado em Petrópolis (RJ), recebeu uma importante doação: uma carta escrita em 17 de novembro de 1889 pelo conde d’Eu, marido da princesa Isabel. A correspondência foi endereçada a Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, magistrado, político e proprietário rural brasileiro.

Escrito apenas dois dias após a Proclamação da República, o documento foi transmitido por gerações até o bisneto de Joaquim Delfino, o médico Nelson Ribeiro da Luz Lobo Martins, que fez a doação ao museu. Quando escreveu a carta, conde d’Eu estava a bordo do navio Parnaíba, que levou a família imperial até o navio Alagoas para partir para a Europa rumo ao exílio.

A carta passa a integrar o acervo do arquivo histórico do Museu Imperial. Interessados em consultar documentos podem agendar a visita pelo e-mail mimp.arq.historico@museus.gov.br ou pelos telefones (24) 2245-1627 e 2245-1675.

topo

“Mulheres na Coleção do Museu Histórico Nacional” integra 5ª Primavera de Museus

O Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC) preparou uma programação especial para a 5ª Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram.  A partir da próxima quinta-feira (1º), a instituição abre espaço para a exposição “Mulheres na coleção do Museu Histórico Nacional”.

A mostra, que fica aberta ao público até 30 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), reúne 200 itens entre representações artísticas femininas, fotografias, indumentária e obras da artista plástica Nair de Teffé. No dia 21 de setembro, completando a programação, será realizada mesa redonda com o tema “A Construção da Cidadania Feminina no Brasil”.

Mais informações pelo site www.museuhistoriconacional.com.br

topo

Museu Casa dos Ottoni participa da Semana Cultural 2011

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, ocorrerá, na cidade do Serro (MG), a Semana Cultural. O evento é organizado pela prefeitura municipal e contará com apresentações musicais, palestras, oficinas, contação de história, entre outros.

O Museu Regional Casa dos Ottoni (Ibram/ MinC) integra a programação do evento através da montagem de uma exposição temporária na Chácara do Barão, edificação construída no século XIX para servir de residência ao Barão do Serro e que hoje pertence ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

Na ocasião, serão expostas peças significativas para a história da cidade e do Museu Casa dos Ottoni, pertencentes ao acervo da instituição. Pretende-se, através da exposição, tornar o museu dinâmico e itinerante, extrapolando seus limites físicos, dialogando com a cidade e atingindo um maior público durante a Semana Cultural.

topo

Economia da Cultura é tema de palestra no Ibram

Servidores da sede do Ibram, em Brasília, assistiram nessa quinta-feira (25), a palestra do professor e economista Leandro Valiati, consultor do Instituto para estudar a Cadeia Econômica Produtiva dos Museus.

A apresentação abordou, conceitualmente, temas relevantes para o Ibram, a partir do entendimento da economia como uma ciência social que busca compreender o bem-estar individual e coletivo, propondo caminhos para que a humanidade possa se organizar de modo a alcançá-lo.

A perspectiva da economia como essa ciência social que tem por pressupostos aspectos filosóficos da condição humana cria uma ponte imediata entre economia e cultura. A economia da cultura consiste, então, na utilização da ciência econômica para compreender quais os parâmetros que definem o bem-estar cultural da sociedade e o que devemos fazer para alcançá-lo, no âmbito de nossa organização produtiva.

topo

Plano de manutenção do Museu do Futebol é tema de oficina em São Paulo

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), em parceria com o Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, realiza, na próxima segunda-feira (29), oficina voltada à elaboração de plano de manutenção do Museu do Futebol. O objetivo é compartilhar a experiência de construção física do espaço e da implantação do plano na instituição.

A oficina contará com a participação dos palestrantes Evandro Pereira e Luís Marcatto e abordará as características arquitetônicas e adaptações realizadas no espaço, o diagnóstico pós-abertura ao público e a contratação de equipes terceirizadas para limpeza e segurança, entre outros temas. Mais informações pelo e-mail sisem@sp.gov.br.

topo

Porto Alegre recebe exposição sobre Campanha da Legalidade

Como parte das comemorações dos 50 anos da Campanha da Legalidade (1961-2011), será aberta na próxima sexta-feira (2), em Porto Alegre (RS), a exposição “O último levante dos gaúchos”.

A mostra será inaugurada no Memorial do Rio Grande do Sul, às 19h, e exibirá documentos originais, fotografias (como a ao lado), peças de propaganda política e periódicos de circulação da época.

A visitação está disponível de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (51) 3227 0882.

Na última segunda-feira (22 ), a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul deu início, ainda, a uma campanha para doação de documentos sobre a Legalidade para o Museu da Comunicação e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

topo

MAST promove XIX Semana de Astronomia

De que são feitos os astros? Este é o mote da XIX Semana de Astronomia, que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Rio de Janeiro (RJ), promove entre os dias 25 e 28 de agosto.  O evento comemora o Ano Internacional da Química com o tema “Química na Astronomia”.

Com atividades gratuitas para todas as idades, a programação inclui palestras, vídeos, atividades lúdicas, visitas guiadas e observação do espaço, além de gincanas, oficinas e apresentações teatrais.

Para conferir a programação completa, acesse www.mast.br.

topo

Agenda

República das Histórias

O quê: Contação de histórias para crianças e consulta de livros. A atividade é dirigida às crianças da comunidade do Catete e arredores.
Quando: 31 de agosto, das 10h às 12h .
Onde: Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 3235-3693

topo

Feira de Fotografia

 O quê: O fotógrafo Cilano Simões e outros profissionais expõem fotografias no Jardim do Museu. O evento é realizado há quatro anos, todo último domingo do mês.
Quando: 28 de agosto, das 9h às 17h
Onde: Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 3235-3693

topo

Trabalho Abstrato

O quê: Exposição com obras abstratas
Quando: Até 28 de agosto, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça XV de Novembro, 227, Centro – Florianópolis (SC)
Informações: (48)3028-8091 ou mhsc@fcc.sc.gov.br

topo

Exposição “Nos Tempos do Retrato”

O quê: Mostra que reproduz o ambiente de um antigo estúdio de fotografia, com objetos como máquinas fotográficas, refletores e outras peças.
Quando: Até 28 de agosto, segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado das 9h às 15h.
Onde: Museu Municipal de São Caetano. Rua Maximiliano Lorenzini, São Caetano (SP)
Informações: (11) 4229-1988

topo

Domingo com Arte

O quê: O evento permite que os visitantes tenham contato com vários tipos de arte, como técnicas de pintura, artesanato e esculturas produzidas em tempo real, ao som de música instrumental ao vivo.
Quando: 28 de agosto, das 10h às 12h.
Onde: Praça Cândido Portinari, s/n° – Centro, Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284

topo

Exposição “Arqueologia de Cascavel”

O quê: Mostra com objetos arqueológicos feitos pelos Kaingangues e Guaranis, antigos habitantes do município de Cascavel, Paraná.
Quando: Até 31 de agosto, de segunda a sexta feira, das 8h às 19h.
Onde: Biblioteca Pública Sandálio dos Santos. Rua Paraná, 2786 – Centro, Cascavel (PR)
Informações:  (45) 3321-2121

topo

Exibição do filme Serras da desordem

O quê: Longa-metragem de Andrea Tonaci. A sessão faz parte do ciclo Cinema e História: Problemas Contemporâneos. O documentário com traços de  ficção, aborda a questão indígena no Brasil e sugere a uma reflexão sobre como o tema é encarado no Brasil.
Quando: 28 de agosto, às 19 horas.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre (RS)
Informações: (48) 3721-8604 OU hipólito-secretaria@sedac.rs.gov.br.

topo

Cine Documentário

O quê: Exibição de documentários nacionais e internacionais.
Quando: Dia 26, sexta, às 20h
Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga (antiga Feira Coberta), 821 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte (MG)
Informações: (31) 3277-8394 ou ccpe.fmc@pbh.gov.br

topo

Projeto Inhotim em Cena

O quê: Show com Samuel Rosa e Lô Borges.
Quando: 28 de agosto, às 15h.
Onde: Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Rua B, 20, Brumadinho (MG)
Informações: 31 3227 0001 ou info@inhotim.org.br

topo

Cursos e Oficinas

Programa de Capacitação Museológica

O quê: Projeto da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, que está dividido em sete módulos que deverão acontecer de 2011 a 2014 de forma progressiva, em todas as regiões de Santa Catarina.
Quando: 29 a 31 de agosto, das 8h30 às 18h.
Onde: Parque Municipal Ado Cassetari Vieira (Rua Minerasil, 378, Centro – Urussanga, SC)
Informações: (48) 3953-2379 ou 3953-2344 ou oficinasemsc@fcc.sc.gov.br

topo

Práticas para Editais de Museus

O quê: Oficina para capacitar os profissionais que atuam em Museus, Centros de Memória, Casas de Cultura, Centros Culturais e afins.
Quando: 23 de agosto, 5 de setembro, 9 de setembro e 13 de setembro.
Onde: Nos Municípios de Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e no Rio de Janeiro.
Informações: sistemademuseus.rj@gmail.com

topo

Gerenciamento de Riscos para o Patrimônio Cultural

O quê : Oficina ministrada por José Luiz Pedersoli Júnior
Valor: Profissionais: R$ 231,00. Estudantes e associados: R$ 186,00
Quando: 29 a 31 de agosto, de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/n ,Centro Rio de Janeiro (RJ)
Informações: (21) 2550- 9221 ou mhn01@visualnet.com.br

topo

Palestra “Museu, Pesquisa e Produção Cultural”

O quê: 8ª edição do projeto “Museu em Curso”, ministrada pelo historiado Fernando Boppré. O encontro abordará questões relativas à pesquisa nos museus e a difusão dos espaços junto à comunidade por meio de projetos culturais.
Quando: 31 de agosto, das 16h às 18h.
Onde: Auditório do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina
Informações: (48) 3721-8604 ou ufsc.mu.museologia@gmail.com

topo



Imprimir o boletim


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

       

 

         

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2014