Se você não conseguiu visualizar o Boletim Eletrônico e-museus, clique aqui

Boletim eletrônico Nº 390 - Ano IX - 2 a 9 de fevereiro de 2012
    www.museus.gov.br

notícias

MNBA abre mostra sobre Modigliani no Rio de Janeiro


IMG-20120131-00026
Prorrogadas as inscrições para a 10ª Semana de Museus
Sarau Imperial volta a ser apresentado no Museu Imperial
MinC anuncia mudanças na Lei Rouanet
Mudança no prefixo dos telefones do Ibram em Brasília
Museu Lasar Segall estende exposição de Fayga Ostrower
Seminário da REM-GO recebe inscrições até segunda

agenda

Visita guiada com Monica Barki
Serro antigo: um olhar sobre a praia
Observação do céu de graça no Museu de Astronomia
ÍNDIA!
Religiões, Museus e Patrimônio Cultural
Visita noturna ao Museu Paulo Firpo

cursos e oficinas

 I Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura
 Museologia: ferramentas para a gestão e conservação de coleções
 Ciclo de Palestras “Modigliani, imagens de uma vida”

Links

www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias

MNBA abre mostra sobre Modigliani no Rio de Janeiro

A ministra Ana de Holanda durante a abertura da exposição. Foto: André Gomes de Melo

A mostra Modigliani: imagens de uma vida, um dos principais eventos do Momento Itália-Brasil, foi aberta na noite da última terça-feira (31), no Rio de Janeiro (RJ), e fica em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) até 15 de abril.

A exposição traz obras do pintor italiano, conhecido por seu estilo original e falecido precocemente em 1920 aos 36 anos de idade. A coleção apresentada circula pela primeira vez à América Latina e traz 54 pinturas, cinco esculturas originais, 55 desenhos, dois livros e uma litografia, além de documentos, fotos, diários e manuscritos de Modigliani e artistas contemporâneos a ele, num total de 230 peças que oferecem um panorama da vida artística parisiense e italiana do século XX.

O percurso expositivo, distribuído em cinco salas, leva a uma imersão na intimidade do artista desde o início de seus estudos na Itália ao apogeu da carreira na Paris modernista, trazendo à tona as modelos, os ateliers e os lugares onde o artista viveu, além de suas influências e confrontos criativos com amigos como Pablo Picasso.

Presente à abertura da mostra, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, disse que italianos e brasileiros “têm uma sensibilidade especial para a beleza” e que “Modigliani achou um caminho também especial e muito pessoal para retratar a beleza”, o que o levou a entrar para a história da arte contemporânea.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr., lembrou que além de inaugurar o Momento Itália-Brasil, a mostra celebra dois momentos importantes para o campo museal brasileiro: os 75 anos do Museu Nacional de Belas Artes e os três anos de criação do Ibram. “Eventos como este recolocam o MNBA entre os grandes museus nacionais e demonstram o investimento que vem sendo feito”, disse.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que também participou da inauguração, afirmou que teve sua paixão pela arte despertada, ainda na infância, ao visitar museus, e ressaltou a importância do intercâmbio de cultura e conhecimento entre o Brasil e outras nações. “Esta exposição sobre Modigliani, por exemplo, é importante para que se conheçam melhor artistas que influenciaram o modernismo brasileiro”.

Promovida em parceria com o Museu a Céu Aberto (MCA) e o Modigliani Institut Archives Légales Paris-Roma, a mostra Modigliani, imagens de uma vida também terá um ciclo de quatro palestras sobre a vida e a obra de Modigliani, nos dias 15  e 29 de fevereiro e 15 e 30 de março.  Após o Rio de Janeiro, a exposição seguirá para o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

topo

Prorrogadas as inscrições para a 10ª Semana de Museus

As inscrições para a 10ª Semana de Museus foram prorrogadas até 29 de fevereiro de 2012. As instituições interessadas em participar devem inscrever seus eventos na página do Ibram. Não há limite para o número de eventos inscritos.

Este ano, a Semana de Museus acontece entre os dias 14 e 20 de maio e tem como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.

Coordenada pelo Ibram, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, a Semana de Museus é sempre realizada próxima ao dia 18 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional dos Museus.

Dúvidas e informações: cpgii@museus.gov.br ou (61) 3521.4122/4135.

topo

Sarau Imperial volta a ser apresentado no Museu Imperial

Após o recesso de janeiro, o espetáculo Um Sarau Imperial volta a ser apresentado no Museu Imperial (Ibram/MinC) a partir de fevereiro.

O projeto proporciona ao público a vivência de uma atividade de lazer comum no século XIX. Durante uma dramatização de 45 minutos, os visitantes são convidados para um sarau oferecido em 1878 pela princesa Isabel e seus amigos: o pianista Isidoro Bevilacqua, a condessa de Barral, a baronesa de Loreto e Adelaide Taunay.

O espetáculo acontece às sextas-feiras e aos sábados, às 18h30. As apresentações acontecem mediante agendamento prévio e com grupos de no mínimo 100 pessoas. O agendamento deve ser feito através do telefone (24) 2245.4668 ou do endereço eletrônico

Saiba mais

topo

MinC anuncia mudanças na Lei Rouanet

O Ministério da Cultura divulgou, esta semana, portaria que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) e inclui a preservação ou restauração de patrimônio museológico entre os segmentos do patrimônio cultural que podem inscrever projetos no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Somente os projetos enquadrados nos segmentos culturais previstos na Lei podem ser atendidos por doações e patrocínios beneficiados pela dedução integral do imposto de renda.

Com a alteração, fica mais claro que o conceito de museu está ampliado e passa a contemplar, inclusive, ações de museologia social. “Essa mudança reconhece um conceito mais amplo de museu. Agora ficou mais claro que o patrimônio museológico não é só o prédio do museu, mas envolve acervos, coleções e museus comunitários, que poderiam achar que não estavam contemplados pela Lei”, explica o presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior. 

Saiba mais

topo

Mudança no prefixo dos telefones do Ibram em Brasília

Os números dos telefones na sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em Brasília, mudaram.

Os ramais permanecem iguais, mas o prefixo, que antes era 2024-, passa a ser 3521-.

Por exemplo, se o telefone era (61) 2024.4215, agora é (61) 3521.4215.

topo

Museu Lasar Segall estende exposição de Fayga Ostrower

Linoleogravura para peça teatral de 1945

A exposição Fayga Ostrower- Ilustradora foi prorrogada até 4 de março. A mostra está em cartaz no Museu Lasar Segall (Ibram/MinC), em São Paulo, e é resultado de uma parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS).

 São aproximadamente 100 obras que revelam uma faceta pouco conhecida da artista. Além de ilustrações de livros, há gravuras, instrumentos de trabalho, fotografias, livros e documentos produzidos entre os anos 1940 e 1970, mostrando a transição de Ostrower do expressionismo figurativo à abstração.

A entrada é gratuita e está aberta ao público de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h (fechada às terças-feiras). O Museu Lasar Segall localiza-se na capital paulista à Rua Berta, 111, em São Paulo.

Mais informações: (11) 5574-7322.

topo

Seminário da REM-GO recebe inscrições até segunda

A Rede de Educadores em Museus de Goiás prorrogou até a próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, as inscrições de trabalhos para o seu 3º Seminário. Com o tema “Museus e Memória Escolar”, o evento será realizado entre 13 e 17 de março, em Goiânia (GO).

Na programação deste ano do Seminário da REM Goiás estão previstas visitações a instituições museológicas, apresentações artísticas com o grupo Ciranda da Arte da Secretaria de Estado da Educação e a participação de diversos profissionais ligados à educação e à museologia. Entre eles, o professor Guy Barros Barcellos, ministrando a oficina “Implantação de Museus Escolares”; a coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, Marcele Pereira, com a palestra “A Rede de Educadores em Museus e a Educação Formal”; e a professora Maria Célia Moura Santos, diretora do Departamento de Museus do Estado da Bahia, com a palestra “Museu e Memória Escolar”.

Mais informações em http://www.remgoias.blogspot.com/

topo

Agenda

Visita guiada com Monica Barki

O quê: A artista plástica Monica Barki, cuja mostra Arquivo Sensível está em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, comanda ao lado da curadora Luiza Interlenghi visita guiada à exposição.
Quando: Neste sábado, 4 de fevereiro, a partir das 15h.
Onde: Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 – Centro/Cinelândia |Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 2219.8474 ou www.mnba.gov.br

topo

Serro antigo: um olhar sobre a praia

O quê: Exposição de fotos do município mineiro de Serro.
Quando: De 27 de janeiro a 1º de março. De terça a sábado, das 12h às 18h; aos domingos e feriados, das 9h às 12h.
Onde: Museu Casa dos Ottoni (Praça Cristiano Ottoni, 72 |Serro-MG)
Informações: (38) 3541.1440

topo

Observação do céu de graça no Museu de Astronomia

O quê: O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza a primeira sessão do ano do Programa de Observação do Céu. Através de uma poderosa luneta construída no início do século XX, o público tem a oportunidade de olhar os planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia. Promovida desde 1985, a observação do céu está entre as atrações mais populares do MAST.
Quando: Neste sábado, dia 4 de fevereiro, a partir das 18h30.
Onde: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST (Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3514.5229 | 8121.5196 ou www.mast.br

topo

ÍNDIA!

O quê: Com curadoria geral de Pieter Tjabbes a mostra traça um panorama da cultura indiana, do milenar ao contemporâneo, por meio de mais de 350 peças datadas de 200 a.C. a 2011.
Quando: De 14 de fevereiro a 29 de abril. De terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112, Centro | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3113.3651

topo

Religiões, Museus e Patrimônio Cultural

O quê: Parte da programação do XIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões, o Grupo de Trabalho vai refletir sobre as relações entre os fenômenos religiosos e os processos de musealização e patrimonialização no Brasil sob a perspectiva histórica.
Quando: De 29 de maio a 1º de junho. O prazo para o envio de trabalhos vai até o dia 29 de fevereiro.
Onde: Universidade Federal do Maranhão (São Luís-MA)
Informações: www.simposio2012.abhr.org.br

topo

Visita noturna ao Museu Paulo Firpo

O quê: O Museu Paulo Firpo, do muninípio gaúcho de Dom Pedrito, promove até o final de fevereiro visitas noturnas orientadas a suas exposições e reserva técnica.
Quando: De terça a sexta-feira, das 19h às 21 h. Até 28 de fevereiro.
Onde: Museu Paulo  Firpo (Rua Júlio de Castilhos, 1060 – Centro |Dom Pedrito-RS) Informações: museupaulofirpo@hotmail.com ou (53) 3243.3177

topo

Cursos e Oficinas

I Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

O quê: O evento, promovido pelo Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, vai reunir estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais para discutir a divulgação e as relações entre Ciência e Cultura.
Quando: De 6 a 8 de março. O período para a submissão de trabalhos é de 24 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012. As inscrições para ouvintes vão até 5 de março.
Onde: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Informações: edicc1.wordpress.com ou edicc01@gmail.com

topo

Museologia: ferramentas para a gestão e conservação de coleções

O quê: Promovido pela Akanto – Diseño y Gestión de Museos, o curso, com duração de 120 horas, realiza-se em sistema de e-learning, utilizando uma plataforma online que permite flexibilidade de trabalho e de horários e um acompanhamento individualizados dos formandos. Está organizado em quatro módulos: Introdução à Museologia, Colecções, Exposição e Planificação conforme programa em anexo.
Quando: De 1° de Fevereiro a 31 de Março.
Informações: lisboa@akanto.es ou http://www.pegalajar.org/moodle/

topo

Ciclo de Palestras “Modigliani, imagens de uma vida”

O quê: Como parte da programação da mostra Modigliani, imagens de uma vida, o Museu Nacional de Belas Artes promove um ciclo com quatro palestras sobre temas relacionados à vida e obra do artista: “A tridimensionalidade a partir do desenho em Modigliani”, “Modigliani, judeu”, “A pintura reducionista de Modigliani” e “Modigliani e seus relacionamentos”.
Quando: Dias 15/02, 29/02, 15/03 e 30/03, sempre das 15h às 17h.
Onde: Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 – Centro/Cinelândia |Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 2532.7503 ou www.mnba.gov.br

topo



Imprimir o boletim


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 


Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2014