Boletim eletrônico Nº 640  Ano XIII - 20 a 28 de abril de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

Semana de Museus 2017: programação nacional já está disponível

Cartaz_SemanaMuseus2017

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou hoje (20) a programação da 15ª Semana de Museus - que acontece em todo o Brasil entre os dias 15 e 21 de maio.

O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Para esta edição estão cadastradas mais de 3 mil atividades culturais em 485 cidades de 26 estados.

Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail. Todas as atividades são de responsabilidade dos participantes. Acesse o Guia da Programação.

Em 2016, pesquisa do Ibram mostrou que no período da Semana de Museus a frequência de público nas instituições participantes chega a aumentar 79% em comparação a semana anterior.

Com o intuito de reforçar a divulgação da semana junto aos diversos públicos interessados, o Ibram lançou um kit com diversos conteúdos digitais para museus e demais interessados.

Dúvidas e outras questões sobre a 15ª Semana de Museus podem ser enviadas para o e-mail semana@museus.gov.br. 

---

Últimos dias para o preenchimento do FVA - 2016

FVA

Todos os museus brasileiros deveram preencher o Formulário de Visitação Anual (FVA) - 2016, até o dia 28 de abril. O FVA é um instrumento exclusivamente online e está disponível para preenchimento no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Desenvolvido pelo Ibram, o procedimento atende à Resolução Normativa N° 3, de 19 de novembro de 2014, que dispõe sobre a regulamentação de dispositivos do Decreto nº 8.124/2013 quanto à obrigatoriedade do envio do quantitativo anual de visitação dos museus.

A coleta e o envio ao Ibram de dados anuais sobre visitação são considerados estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Além de aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa.

É também essencial para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus. Saiba mais sobre Formulário de Visitação Anual.

---

Ibram abre seleção para diretor do Museu Solar Monjardim

????????????

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tornou pública, nesta segunda-feira (17), a abertura de inscrições para edital destinado à seleção de novo diretor, em caráter de cargo comissionado, para o Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES).

A seleção pública será realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, avaliados por Comissão de Seleção através de análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Realizado em três etapas, o processo seletivo inclui ainda entrevista oral, de caráter classificatório.

Poderão concorrer ao cargo servidores públicos ou não, com formação acadêmica, conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu, além de experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações de governo e entidades da sociedade em geral. Confira todas as condições no edital.

Interessados em candidatar-se ao cargo devem encaminhar os documentos requisitados no edital para o endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, informando no assunto “Chamada Pública Museu Solar Monjardim”, até as 23h59 do próximo dia 30 de junho.

---

Votação popular escolhe identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus

andre.antunes_primeiro

A identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 30 de maio e 4 de junho, foi escolhida por votação popular.

Cinco imagens foram selecionadas para participar do concurso. A imagem vencedora, do fotógrafo André Guimarães, teve 38% dos 393 votos válidos. A foto foi premiada no concurso fotográfico Sioma Breitman, realizado em 2011 pelo Memorial da Câmara de Porto Alegre.

Para André Guimarães, a imagem “é importante para mostrar os contrastes entre a riqueza e a pobreza da capital”.

FNM

Programado para acontecer entre os dias 30 de maio e 4 de junho na cidade de Porto Alegre (RS), o 7º Fórum Nacional de Museus tem como  as Recomendações Unesco 2015 para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções. Conheça o documento.

Organizado pelo Ibram, o FNM tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus, além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus.

Constitui-se ainda como um espaço fundamental para intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, instituições de ensino superior, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

Palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, compõem a programação. Saiba mais.

---

MNBA exibe duas exposições até este fim de semana

educativo-07

Duas exposições em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro (RJ), podem ser visitadas até este fim de semana.

A exposição Grandjean de Montigny e Rio de Janeiro no século XIX - Planos e projetos de um arquiteto francês para uma metrópole em construção convida o visitante a percorrer um Rio de Janeiro do início do século XIX observando as transformações registradas numa cidade colonial que embalava seu crescimento por abrigar a sede do império português, mudando para sempre a realidade pré-existente.

A mostra exibe originais do acervo do MNBA e reproduções de obras da Biblioteca Nacional, Museu D. João VI (Escola de Belas Artes/UFRJ) e Arquivo Nacional. O Museu Nacional de Belas Artes possui a maior coleção pública de Grandjean de Montigny, constituída por cerca de 240 obras do artista.

Outra exposição em cartaz até este fim de semana é Ver e sentir através do toque, que possibilita uma apreciação estética e representações de quatro obras de arte do acervo do MNBA para pessoas cegas ou com baixa visão.

Compõem a mostra placas táteis em baixo relevo, maquetes e placas em EVA (material emborrachado). A exibição integra projeto homônimo, iniciado em 2007, voltado à acessibilidade, experimentação do objeto artístico e leitura da obra de arte por este público, utilizando o acervo do MNBA.

 

---

Agenda

Yanomami - Olhares ocultos

O quê: A exposição é resultado de uma expedição feita pelo fotógrafo André Rodrigo em junho de 2015, junto à FUNAI, na reserva indígena Yanomami, na Amazônia. O trabalho mostra o convívio com os indígenas e seu cotidiano.
Quando: 19 de abril a 5 de maio.
Onde: Memorial TJDFT - Fórum de Brasília (Brasília/DF)
Informações: (61) 3103-5893

---

LUNDU e BANZAR

O quê: Exposição da artista plástica Lúcia Araujo. A Série Lundu, é uma série de pinturas em Óleo sobre Tela que faz parte de uma pesquisa realizada no ano de 2016 acerca da participação da Cultura africana na gênese da cultura Brasileira. Banzar é uma série de serigrafias realizadas sobre fotografias que tem como referencial fotos produzidas ela artista na cidade de Belo Horizonte em diferentes cenários de consumo que evidenciam a exclusão presente nas metrópoles das classes economicamente mais pobres, especialmente excludente aos negros e pardos.
Quando: 17/04/2017 a 17/05/2017.
Onde: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade 21, Funcionários - Belo Horizonte/MG)
Informações: (31) 3269-1204

---

Infâncias: diferentes modos de ver e sentir

O quê: O conjunto de obras pertencente ao acervo do MARGS foi cuidadosamente escolhido pelo Núcleo Educativo, que as distribuiu no espaço expositivo na altura dos olhos de uma criança, tornando a experiência com o objeto artístico mais pessoal envolvente. A mostra reúne 26 obras de artistas nacionais e estrangeiros produzidas nos séculos XIX e XX, pertencentes ao acervo do museu.
Quando: 19 de abril a 21 de maio; de terça a domingo, das 10h às 19h.
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli - MARGS (Rua da Alfândega s/n, Centro Histórico - Porto Alegre/RS)
Informações: (51)3227-2311

 

Cursos e oficinas

III Seminário de Museologia Experimental

O quê: O evento vai discutir as diferentes pontes entre a teoria museológica e a prática museal, referindo-se às diversas experiências que fomentaram o pensamento estruturante desse campo do saber ao longo das últimas décadas. A proposta é reconhecer a história da Museologia na ocasião da comemoração dos 40 anos do Comitê Internacional de Museologia do ICOM, o ICOFOM.
Quando: Dias 26 e 27/4, das 14h às 19h.
Onde: Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5 - Centro | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: migre.me/wsWCH

---

I Seminário de Educação Museal da rede de Museus da UFMG

O quê: Com participação aberta a ouvintes, sem necessidade de inscrição, o seminário vai apresentar um mapeamento das ações e da memória das ações educativas na rede.
Quando: Dias 24 e 25/4.
Onde: Escola de Ciência da Informação da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG)
Informações: migre.me/wsTFs

---

3º Seminário Brasileiro de Museologia

O quê: Promovido pela Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, o evento tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores. A programação inclui conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e minicursos, além de eventos culturais.
Quando: De 20 a 24/11.
Onde: Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá | Belém - PA)
Informações: www.3sebramus.org/