Boletim eletrônico Nº 642  Ano XIII - 5 a 12 de maio de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

PUC-RS sediará o 7º Fórum Nacional de Museus em Porto Alegre

CepucRS_NataliaMansur

O Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, receberá a 7ª edição do Fórum Nacional de Museus (FNM) entre os dias 30 de maio e 4 de junho de 2017.

Com 5,6 mil metros quadrados, o espaço multifuncional será adequado para receber conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho e programação paralela – como feira de artesanato e estandes com produtos que fazem parte da cadeia produtiva dos museus.

Além disso, no complexo da PUC-RS também está localizado o Museu de Ciências e Tecnologia da universidade – incluindo entre os 10 melhores museus brasileiros em 2016, de acordo com premiação da plataforma TripAdvisor.

FNM 2017
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Fórum Nacional de Museus 2017 reunirá estudantes, gestores e os diversos profissionais que atuam na área de museus sob o tema Recomendação Unesco: caminhos para museus e coleções. Saiba mais.

A participação nas atividades do FNM é gratuita - mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível no ato de credenciamento. As inscrições online estão abertas até 26 de maio. A partir desta data poderão ser feitas durante o evento. Confira a grade de programação já divulgada.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico forumnacionaldemuseus@museus.gov.br ou pelo telefone (61) 3521.4112.

Foto: Natalia Mansur/CEPUC-RS

 

---

A Paisagem na Academia em mostra no MNBA

09.05 mnba

O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram recebe, a partir da próxima terça-feira (9), a exposição Paisagem na Academia. A mostra é uma parceria com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA) e enfoca a história do ensino da pintura de paisagem na Academia de Belas Artes, que funcionou no Rio de Janeiro.

Com curadoria dos professores Carlos Terra e Ana Cavalcanti, da EBA, a exibição traz 21 obras no total, sendo uma gravura, 6 pinturas a óleo, uma pintura a têmpera e 13 aquarelas ou sépias sobre papel. São destaques da exposição o processo artístico cotidiano e trabalhos que habitualmente não são expostos ao público, como desenhos realizados como provas para o concurso de professor de “Paisagem, flores e animais” de 1881, estudos de nuvens de Victor Meirelles e pequenas paisagens de Rodolpho Amoêdo, entre outros.

Fazem parte da mostra obras de sete artistas que foram professores na Academia entre 1816 e 1890: Nicolas Antoine Taunay, Manuel de Araujo Porto-Alegre, Agostinho da Motta, Victor Meirelles, Leôncio Vieira, Rodolpho Amoêdo (foto) e Antonio Parreiras.

A exposição fica em cartaz até 9 de junho e o MNBA funciona de terça a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Mais informações aqui.

Doação

E o MNBA recebeu, nesta semana, o arquivo pessoal do artista Glauco Rodrigues. A viúva de Glauco, Norma Rodrigues, doou ao museu documentos pessoais, fotografias, convites, e a correspondência que o artista travou com amigos de projeção, tais como o poeta Ferreira Gullar, o escritor Erico Veríssimo, o artista Carlos Scliar, e a atriz Camila Amado, entre outros.

Esta coleção percorre um período que vai de 1940 até os anos 2000, cobrindo nada menos do que 60 anos de produção intelectual, oferecendo assim para pesquisa um privilegiado panorama do processo de criação do artista, gaúcho de Bagé (1929-2004).

Conhecido por criar inúmeras obras inspiradas na figura de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o artista Glauco Rodrigues teve uma presença marcante no tropicalismo e na pop art nacional.

---

Documento da Unesco guia discussões no 7º Fórum Nacional de Museus

Marcelo_Araujo

A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções, aprovada em 2015 a partir de iniciativa brasileira, será o tema da edição deste ano do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM).

A preservação e proteção do patrimônio, a proteção e promoção da diversidade cultural, a transmissão do conhecimento científico, o desenvolvimento de políticas educacionais, de indústrias criativas e da economia do turismo são campos multidisciplinares abarcados pela Unesco no documento sobre museus e coleções. Conheça o documento.

“Ao trazer o documento para a nossa realidade, vemos que a estrutura jurídico-administrativa brasileira já incorpora importantes diretrizes incluídas na Recomendação”, explica Marcelo Araujo, presidente do Ibram (foto), em artigo publicado na imprensa em novembro do ano passado.

“A Política Nacional de Museus, o Sistema Brasileiro de Museus e o Estatuto de Museus, elementos definidores do campo museal brasileiro atual, são evidências do grande avanço da área nos últimos dez anos”.

Segundo Araujo, “as políticas públicas – em todos os níveis federativos – têm muito a contribuir para a implementação de ações que fortaleçam os aspectos pautados pela Recomendação da Unesco”. Leia o artigo na íntegra.

Sobre o FNM 2017
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o Centro de Eventos da PUC-RS,  em Porto Alegre (RS) recebe, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus no Brasil para a sétima edição do Fórum Nacional de Museus.

Conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos, além de atividades culturais, serão espaços para o diálogo e troca durante o FNM 2017 – um passo importante para o aprimoramento das instituições frente aos papéis e desafios que os museus devem assumir na atualidade.

As inscrições online para todas as atividades do evento estão abertas até 26 de maio e podem ser feitas gratuitamente no blogue do Fórum Nacional de Museus, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível no ato de credenciamento. Confira a grade de programação já divulgada.

 

---

Prazo para o envio do FVA 2016 foi prorrogado até 7 de maio

O prazo de preenchimento do Formulário de Visitação Anual (FVA) foi prorrogado e poderá ser respondido até domingo (7 ).

Previsto pelo Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009, art. 36) e pelo Decreto nº 8.124/2013 (artigo 4º, inciso VIII), o FVA é um instrumento de coleta de dados sobre a visitação dos museus brasileiros e seu preenchimento é bastante simples, podendo ser preenchido em cerca de 5 minutos.

Tais informações são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor de museus. Além de aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa. Saiba mais sobre Formulário de Visitação Anual.

---

Salvador recebe Reunião de Ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa

Salvador (BA) recebe até o dia 7 de maio, a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujos fundamentos são a língua portuguesa e o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo.

Promovida pelo Ministério da Cultura brasileiro, a Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP conta com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe e de representantes de Moçambique, Guiné Equatorial e Timor-Leste. Também participam, além do Ministro da Cultura Roberto Freire, autoridades locais e presidentes de autarquias e fundações vinculadas ao MinC, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Cultural Palmares (FCP), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Com o objetivo de aprofundar a cooperação entre os seus membros, a reunião debateu temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP.

Entre os objetivos do Plano, constam, por exemplo, promover o intercâmbio de conhecimento entre artistas, agentes de cultura, pesquisadores e gestores; estimular atividades de educação artística e cultural; e promover a cooperação entre os países lusófonos no campo do patrimônio cultural.

A reunião dos ministros da Cultura da CPLP ocorre a cada dois anos e é organizada pelo país que detém a presidência do Bloco, desde que haja quórum mínimo de seis países para sua realização. Desde 1º de novembro de 2016, na ocasião da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Brasília, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco pelo biênio 2016-2018. Anteriormente, a presidência estava com o Timor-Leste. Saiba mais.

Agenda

Por que todo esse desespero? Deite sobre o meu peito e ouça o universo.

O quê: Entre a “realidade”, mito e ciência, o artista Marcel Fernandes traça sua própria narrativa sobre o Kleper-186f, planeta descoberto pela Nasa em 2014 e que possui características muito próximas com a terra. Para isso, ele faz uso de imagens criadas e apropriadas, poemas e documentos.
Quando: A partir de 8 de maio
Onde: Galeria Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho 1220 - Curitiba/ PR)
Informações: (41) 99501 3252 ou facebook.com/galeriapontodefuga

---

22º Encontro de Colecionadores de Camisas

O quê: A próxima edição do tradicional encontro traz como tema "Derby: 100 anos de rivalidade entre Corinthians x Palmeiras".
Quando: Dia 6/5, das 10h às 17h.
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N - Pacaembu| São Paulo-SP)
Informações: www.museudofutebol.org.br

---

Dia da Língua Portuguesa

O quê: Em comemoração à data, o Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução, oferece ao público programação especial com música, teatro, poesia e oficinas artísticas gratuitas.
Quando: Dias 4, 5 e 6/5. Entrada gratuita.
Onde: Estação da Luz (Praça da Luz, 1 - Luz | São Paulo-SP)
Informações: http://migre.me/wyVmb

---

Uma tarde no museu

O quê: Apresentação da Orquestra de Câmara L'Estro Armonico. No programa, obras de Vivaldi, Bach e Tchaikovsky, entre outros.
Quando: Dia 6/5, às 17h. Entrada franca.
Onde: Museu de Arte Contemporânea - MAC (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera | São Paulo -SP)
Informações: informac@usp.br

---

Primeira Temporada MARCO 2017

O quê: Exposição coletiva dos artistas plásticos contemporâneos Cristhina Bastos Kyria Oliveira, Marcos Rezende, Marilena Grolli, Jussara Stein e Wagner Thomaz.
Quando: De 10/5 a 9/7.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de MS - MARCO (Rua Antônio Maria Coelho, 600 - Parque das Nações Indígenas | Campo Grande - MS)
Informações: (67) 3326 7449 | marco@fcms.ms.gov.br

---

Barroco X Chinesice - A influência chinesa no Barroco Mineiro - Fotografias e Objetos

O quê: Estão expostas peças do acervo e de coleções particulares, bem como fotografias do ouropretano Eduardo Tropia. O objetivo é analisar a presença da China no Brasil por meio de diferentes manifestações artísticas, no século XVIII e início do século XIX, período em que o Barroco estampava os retábulos sacros, as pinturas, as esculturas e o mobiliário, revelando costumes da vida social de uma elite influenciada pelo comércio colonial português.
Quando: Até 14 de maio, domingo.
Onde: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico - Ouro Preto/MG)
Informaçõeswww.museudainconfidencia.gov.br

Cursos e oficinas

Um dia no museu

O quê: Na programação do I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Museu do Diamante promove o minicurso Um dia no museu, com a educadora Marcela Fassy.
Quando: 11 de maio, às 9h. Entrada franca.
Onde: Museu do Diamante (Rua Direita, 14 - Centro | Diamantina - MG)
Informações: (38) 3531 1382

---

Curso Sesc de Gestão Cultural 2017-2018

O quê: Voltado a gestores e profissionais do campo cultural, o curso abordará temas como políticas culturais, gestão pública da cultura, legislação e direito cultural, planejamento, educação e mediação, organização de instituições culturais, economia criativa, identidade e diversidades culturais, entre outros.
Quando: De agosto/2017 a maio/2018. Inscrições até 21/5.
Onde: Centro de Pesquisa e Formação Sesc (Rua Dr.Plínio Barreto, 285 4º andar - Bela Vista | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3254 5601 | sescsp.org.br/cpf

---

II Seminário Nacional de Turismo e Cultura

O quê: O evento reunirá pesquisadores, docentes e profissionais de diversas universidades e instituições culturais do país e terá como tema “Representações sociais e novas tecnologias: experiências de turismo e museologia”.
Quando: De 8 a 10/5, das 9h às 18h.
Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 - Botafogo | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3289 4600

---

Os reflexos do direito autoral nas atividades dos museus

O quê: Organizado pelo Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções (COMCOL) em parceria com o Instituto Dannemann Siemsen de Estudos Jurídicos e Técnicos, o Latin America IPR SME Helpdesk e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), o seminário tem como objetivo do evento apresentar alguns dos principais conceitos jurídicos que envolvem a gestão dos acervos museológicos.
Quando: Dia 9/5, das 14h às 18h30. Gratuito mediante inscrição prévia (acesse link abaixo).
Onde: Instituto Dannemann Siemsen (Rua Marquês de Olinda, 70 - Botafogo | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: http://migre.me/wy8dP