Boletim eletrônico Nº 659 - Ano XIII - 1 a 8 de setembro de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

MART aposta na integração entre sua memória e comunidade de Cabo Frio

cabo-frioCONVENTO-DOS-ANJOS-_MG_30491

Poucos museus brasileiros encarnam tanta história, em sua estrutura física, quanto o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e situado em Cabo Frio (RJ).

Inaugurada em 1686 para sediar o Convento Nossa Senhora dos Anjos, a edificação é considerada um valioso exemplar da arquitetura franciscana e colonial brasileira. Durante dois séculos, suas paredes abrigaram frades portugueses e brasileiros, além de uma escola de noviciado. A escassez de religiosos levou ao fim das atividades conventuais e abandono temporário do local até seu tombamento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1957.

As ruínas do convento, então há quase um século desocupado pelos franciscanos, passaram à época por processo de reconstrução a partir de memória iconográfica, sendo reconstituídas para abrigar um museu de arte sacra. Concebido a partir de diálogo com a comunidade local, o MART abriu as portas ao público em 1982 com acervo constituído em sua maior parte por imagens religiosas dos séculos XVII, XVIII e XIX – várias delas entregues ao museu por moradores da região.

O diálogo com a comunidade de Cabo Frio e com profissionais que atuam no MART, além de participantes envolvidos em exposições e membros da Ordem Franciscana Secular – que funciona até hoje no antigo convento, realizando suas atividades em comunhão com as do museu – é agora o foco de iniciativa da instituição voltada à preservação de sua própria memória. Leia a matéria completa no site do Ibram.

---

Nomeada nova diretora do Museu do Diamante

Museu do Diamante

A nova diretora do Museu do Diamante (Ibram/MinC), em Diamantina (MG), foi nomeada nesta sexta-feira (1). Sandra Martins Farias ficou em primeiro lugar no chamamento público realizado pelo Ibram para preencher o cargo.

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela PUC Minas, ela é mestre em antropologia e doutora em Integração na América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).

Sandra tem sua atuação voltada para a área de Antropologia, principalmente nas seguintes temáticas: memória e patrimônio cultural, museus e museologia, cultura e diversidade cultural, manifestações tradicionais, antropologia cultural, teoria antropológica e história da antropologia.

O processo seletivo levou em consideração critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados em análise de Currículo, Declaração de Interesse e Plano de Trabalho, além de entrevista oral. Podiam concorrer ao cargo, servidores públicos e não-servidores com formação acadêmica em nível superior, experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

 

---

Museu da Inconfidência abre nova exposição temporária

O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) inaugura, nesta sexta-feira (1),  a exposição Plantear, na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I.   A mostra conta com coleção de trabalhos do grupo de pesquisa GRASSAR, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, formado pelos artistas Andrea Lanna, Daisy Turrer, Elisa Campos, Fernanda Goulart, Liliza Mendes, Patrícia Franca-Huchet, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges Coelho.

Em 2016, o Museu da Inconfidência acolheu a exposição Grassar: exercícios para um ateliê sem paredes, dos mesmos autores, com a proposta de evidenciar a dinâmica processual do fazer artístico. Em junho deste ano, os artistas realizaram um colóquio e uma exposição, ambos nomeados Plantear, nas dependências do SESIMINAS, Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes/ MG, cidade que abriga os encontros semestrais do grupo GRASSAR, no Campus Cultural da UFMG.

Convidado pelo Museu da Inconfidência, o grupo leva a exposição Plantear para Ouro Preto, trazendo os mais recentes desdobramentos das pesquisas plásticas desses artistas. Os trabalhos que compõem a mostra lidam com diferentes materiais e propostas artísticas, em articulação com os desafios da montagem e da espacialidade, na perspectiva do convívio coletivo. A visitação, gratuita, ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h, até o dia 1º de outubro.

---

Museu Imperial recebe Festa Literária da Serra Imperial

Museu Imperial

Acontece até sábado (2) em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Festa Literária da Serra Imperial, que reúne personalidades da vida literária brasileira, com o objetivo de valorizar o livro como um dos agentes primordiais do desenvolvimento cultural do nosso país.

O evento, organizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Museu Imperial, o Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa de Educação Visconde de Mauá acontece em diversos locais da cidade de Petrópolis, entre eles, o Museu
Imperial.

Este ano o grande homenageado da Festa é Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, que comemora 120 anos de existência. Além de palestra, será apresentada uma exposição de fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas a poesias do grande escritor. Outro homenageado é Antonio Callado, com a exposição Quarup, que revive o mágico romance sobre os índios do Xingu.

A FLISI 2017, por meio de oficinas literárias para crianças e jovens, também homenageará o educador Paulo Freire, que revolucionou a pedagogia com seu método de despertar a consciência crítica dos alunos.

A programação vai desde exposições e visitas mediadas ao Museu Imperial a exibição de filmes e mesas-redondas. Também acontecem lançamentos de livros e palestras. A programação completa está disponível aqui.

---

OEI abre licitação para projetos junto ao Ibram

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) está com duas licitações abertas para contratação de empresas para ações junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A licitação nº 16/2017 é para contratação de empresa de consultoria especializada para a avaliação e análise do alcance dos produtos gerados pelo Projeto “Desenvolvimento da Gestão Estratégica do Ibram e dos Museus Brasileiros para o Fortalecimento Institucional na Formulação e Implantação de Políticas Públicas”, celebrado entre o Ibram e a OEI.

A outra licitação aberta, Nº 17/2017, é para contratação de pessoa jurídica para realização de diagnóstico sobre a gestão e o financiamento dos museus brasileiros, compreendendo os aspectos administrativos, financeiros, de planejamento e de institucionalidade com a finalidade de avaliar o impacto das ações do Ibram no campo museal.

As duas licitações são na modalidade Tomada de Preço, tipo Técnica e Preço. O recebimento das propostas e abertura dos envelopes acontece no dia 25 de setembro e 26 de setembro, para o edital nº 16 e 17, respectivamente, sempre às 10h, no Escritório da OEI em Brasília.

Os editais e avisos estão disponíveis aqui.

---

Mostra reúne peças do acervo do Museu Solar Monjardim

Obras do acervo do Museu Solar Monjardim/Ibram, em Vitória, fazem parte da exposição André Carloni - a arte como memória, que está em cartaz no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

A mostra, realizada em parceria com a Superintendência do Iphan no estado, reúne diversos desenhos de bico de pena do arquiteto ítalo-capixaba André Carloni, pertencentes aos acervos do próprio Arquivo, do Iphan, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Museu Solar Monjardim/Ibram.

A exposição faz parte dos eventos de comemoração dos 80 anos do Iphan e fica em cartaz por cerca de 2 meses, podendo ser visitada gratuitamente dentro do horário de funcionamento do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo: segundas a sextas das 10h00 às 17h30.

---

UNIRIO e UFBA contratam professores na área de Museologia

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançaram editais para a contratação de professores na área de Museologia.

Para a UNIRIO, são duas vagas, respectivamente, nos cursos de mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio. Foram abertas também outras duas vagas distribuídas entre os cursos de mestrado e doutorado em Memória Social. Nos dois casos, oportunidade se destina à contratação de professor visitante ou pesquisador visitante estrangeiro.

São requisitos para a seleção possuir título de doutor há pelo menos cinco anos e não ser servidor da administração direta ou indireta da União, unidades da federação e municípios, entre outros. As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 6 de outubro através do site www.unirio.br/propg. Confira o edital.

Na UFBA, a oportunidade é para contratação de docente, por tempo determinado, para seu Departamento de Museologia. De acordo com o edital, a vaga é para regime de trabalho de 40h semanais. As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro e podem ser feitas pelo e-mail deptomuseologia@ufba.br.

Nesta seleção, será exigido diploma de graduação em Museologia como requisito mínimo, além de títulos de mestre, de doutor ou de livre-docente como requisitos complementar e opcional. Saiba mais.

Agenda

Histórias fora da ordem

O quê: Com curadoria de Beatriz Pimenta e Luciano Vinhosa, a mostra traz criações artísticas contemporâneas em diálogo com o acervo do Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC).
Quando: Até 26 de novembro
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora s/n°, Centro - Rio de Janeiro/RJ)
Informações: (21) 3299-0324 ou http://mhn.museus.gov.br/

---

Coro de Câmara Comunicantus

O quê: O Coro de Câmara Comunicantus apresenta o espetáculo !!!Lorca!!!, com regência de Marco Antônio da Silva Ramos, Luis Afonso Montanha no clarinete e Edelton Gloeden no violão.
Quando: 2 de setembro às 14h30
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta 111, Vila Mariana - São Paulo/SP)
Informações: (11) 2159-0400

---

Alegoria às Artes – Leon Pallière

O quê: A exposição Alegoria às Artes – Leon Pallière engloba documentos, esculturas e retratos que,  segundo um dos curadores, o museólogo Pedro Xexéo,  “permite novas possibilidades de leituras não apenas de uma instituição e de um acervo que demonstram a inesgotável presença da arte brasileira oitocentista na atualidade, como também da chegada e da importância da Missão Artística Francesa no Brasil”.
Quando: até 10 de setembro
Onde: Museu Nacional de Belas Artes (Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ)
Informações: (21) 3299-0600 ou  www.mnba.gov.br

Cursos e oficinas

IV Seminário de Museologia Experimental

O quê: Com o tema “Definir o museu do século XXI: experiências latino-americanas”, o evento, Organizado pelo Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem (MEI) com apoio do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), faz parte de uma agenda global do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para rediscutir a definição de museu no século XXI, considerando a definição vigente na atualidade, aprovada em 2007.
Quando: Dias 16 e 17/11, das 9h às 21h. Novo prazo para envio de textos: até 15/9.
Onde: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Av. Pasteur, 296 - Urca | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: http://bit.ly/2t5K9mc

---

Tecendo Redes – A Rede de Museus do Sul da Bahia encontra a REM-BA

O quê: O encontro, que integra a programação da 11ª Primavera de Museus, tem como objetivo levar as reflexões propostas e realizadas pela REM-BA para outras cidades do estado - será a primeira reunião oficial da rede fora de Salvador.
Quando: Dia 15/9, das 9h às 16h. Inscrições via e-mail (veja abaixo).
Onde: Ilhéus Hotel (Rua Eustáquio Bastos, 144 - Centro | Ilhéus - BA)
Informações: rembahia2010@gmail.com

---

Acessibilidade nos museus da USP

O quê: Mesa-redonda com apresentação e discussão de experiências envolvendo o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Museu Paulista, Museu de Zoologia, Museu de Arte Contemporânea e Museu de Arqueologia e Etnologia, vinculados à USP.
Quando: Dia 5/9, das 9h às 13h. Inscrições gratuitas via e-mail (veja abaixo)
Onde: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda | São Paulo - SP)
Informações: cursosmp@usp.br

---

VIII Encontro de Arquivos Científicos

O quê: A oitava edição do evento vai trazer como tema principal "Tratamento de arquivos de ciência e tecnologia: organização e acesso" e contará com conferência, plenárias, comunicações livres, visitas técnicas ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), além de lançamento de publicações.
Quando: De 12 a 14/09, das 9h às 18h.
Onde: Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 - Botafogo | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: http://site.mast.br/encontro_arquivos_cientificos_2017/inicio.html