Boletim eletrônico Nº 663 - Ano XIII - 29 de setembro a 6 de outubro de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Museu das Missões é reaberto ao público

missoes abertura

Nesta sexta-feira (29), dia de São Miguel Arcanjo, o Museu das Missões (Ibram/MinC), no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Missões (RS) foi reaberto ao público em sua completude.  A cerimônia contou com a presença do Presidente do Ibram, Marcelo Araujo e da Presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

O Museu das Missões foi atingido por um tornado seguido de fortes chuvas em abril de 2016 que provocou danos a suas instalações físicas e parte de seu acervo. Desde então, o Pavilhão Lúcio Costa do Museu permanece fechado.

A obra emergencial de recuperação do museu foi contratada e fiscalizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Será apresentado ao público, um espaço com a contextualização do tornado ocorrido, relatando como o acervo e o próprio edifício foram afetados e as medidas tomadas para sanar tais danos. Optou-se também por ocupar uma das salas expositivas como espaço para tratamento das peças, de modo que o público visitante possa visualizar este processo em curso.

 

---

Programa e Cartilha de Gestão de Riscos recebem versão em espanhol

Cartilha-Capa-POR-250x354

Uma parceria entre o Ibram e o Programa Ibermuseus permitiu a atualização e tradução do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e da Cartilha de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro.

Os documentos, publicados originalmente pelo Ibram em 2013, são ferramentas estratégicas para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural que resguardam os museus brasileiros.

“A publicação Gestão de Riscos tem como objetivo conscientizar os museus da necessidade de conhecer suas vulnerabilidades, possibilitando prevenir e mitigar possíveis riscos que possam afetar a pessoas, coleções e edificações”, explica Renata Bittencourt, diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram. “Com a publicação da edição bilíngue, em colaboração com Ibermuseus, o Ibram espera contribuir para que esses valores se disseminem amplamente, agora também pelos países da Ibero-América.”

A política do Ibram para a preservação do patrimônio serve de modelo para muitas outras experiências na Ibero-América. Os membros da Mesa Técnica de Patrimônio Museológico em Situação de Risco do Ibermuseus consideram que qualquer museu, independentemente de sua localização, tamanho, tipo ou disciplina, poderá utilizar as informações disponibilizadas pelo Ibram em benefício de sua gestão institucional.

“Para o Programa Ibermuseus, promover a proteção e salvaguarda do patrimônio museológico e garantir a proteção das coleções museais ibero-americanas, mais que um compromisso, é uma prioridade”, afirma Magdalena Zavala, presidente do Ibermuseus.

Os documentos, separado em suas versões Programa em português, Cartilha em português e Programa em espanhol e Cartilha em espanhol estão disponíveis para download nos sites do Ibermuseus e do Ibram. Faça a consulta e boa leitura!

---

Nova diretora do Museu Villa-Lobos é nomeada

Na segunda-feira (25), foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria de nomeação da nova diretora do Museu Villa-Lobos (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro. Claudia Nunes de Castro foi selecionada entre os candidatos que concorreram à Chamada Pública nº 4/2016 e deverá tomar posse na primeira semana de outubro.

Desde 2011, a seleção de dirigentes para os museus Ibram é feita por meio de editais públicos, modelo que garante ampla concorrência aos profissionais da área interessados e capacitados para os respectivos cargos.

As inscrições para candidatos ao cargo do diretor do Museu da República, também no Rio de Janeiro, por exemplo, encerraram na última quinta-feira (28). Já o resultado preliminar para o cargo do diretor do Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), foi divulgado no dia 15 de setembro e ainda está no prazo de análise recursal.

 

---

Revista Musas recebe inscrição de artigos para a próxima edição

musas

Continua aberta a Chamada Pública para publicação de artigos na oitava edição da MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, que será publicada em 2018. Editado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o periódico de caráter interdisciplinar reúne reflexões e experiências relacionadas à área de museus e Museologia.

A seção Artigos é aberta à publicação de trabalhos que versem sobre Museologia, Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Arte, Ciência, Educação, Expografia, História, Restauração, Sociologia e demais assuntos que envolvem o setor.

Neste número, MUSAS vai celebrar os 200 anos do museu mais antigo do Brasil em atividade – o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Aproveitando a ocasião, a revista propõe uma reflexão sobre dois séculos de experiência museal em território brasileiro, lançando um amplo olhar avaliativo sobre as principais questões, experimentações e conquistas acumuladas nesta trajetória.

Os artigos propostos devem ser inéditos, escritos em português e atender à formatação definida pela Chamada Pública. Ao submeter o artigo, o autor cede direitos autorais à revista. Os textos devem ser enviados para o e-mail editorialmusas@museus.gov.br até às 23h59 do próximo dia 03/11. Saiba mais.

Agendas

Semana das Crianças em S. João del-Rei

O quê: O Museu Regional de São João del-Rei/Ibram, em parceria com a rede pública de ensino da cidade, programou atividades para a Semana da Criança. Serão realizadas contações de histórias, oficina de fantoches e  recital de órgão de tubos.
Quando: Dia 3 de outubro, às 9h (recital de órgão de tubos). Dia 4, às 14h e 15h (contação de histórias) e dia 6 de outubro, às 13h, oficina de fantoches. Evento gratuito.
Onde: Museu Regional de São João del-Rei (Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro - São João del-Rei/MG)
Informações e inscrições: pelo telefone: (32) 3371.7663 ou e-mail mrsjdr@museus.gov.br.

---

Seminário 120 anos de Canudos

O quê: O Museu da República (MR/Ibram) realiza, em parceria com o Museu da Maré, o seminário "120 anos de Canudos; Memória de Favela". O evento traz palestras sobre vários aspectos do conflito. Além de pesquisadores do museu, haverá a presença de convidados de outras instituições (Museu da Maré, Fiocruz, UFAL e FBN). Acontece ainda o lançamento do diário de Antônio Conselheiro, encontrado há 120 anos. Não são necessárias inscrições e serão disponibilizados certificados.
Quando: Dias 5 e 6 de outubro de 2017. Às 13h no Museu da Maré (dia 5) e às 9h30 e 13h no Museu da República (dia 6). Evento gratuito.
Onde: Museu da República (Rua do Catete, 153) e Museu da Maré (Rua Guilherme Maxwell, 26) -  Rio de Janeiro (RJ).
Informações: Pelo e-mail mrarquivo@museus.gov.br ou telefone (21) 2127.0325.

---

I Seminário Internacional COMCOL/CIDOC - Construindo Coleções para o Futuro

O quê: O evento será composto de seminário, oficinas e um encontro sobre desenvolvimento sustentável de acervos. As palestras do seminário reunirão nove especialistas estrangeiros (Alemanha, Peru, Holanda, Reino Unido e Portugal) e 19 brasileiros. Os debates centram-se em quatro eixos: Novas estratégias para a difusão, pesquisa e significação de acervos; Processos e procedimentos de gestão de acervos; Construção e implementação de políticas sustentáveis para formação e gestão de acervos; e Desafios para a manutenção de políticas e planos de preservação de acervos. As inscrições são realizadas unicamente pelo site. Vagas limitadas.
Quando: De 17 e 20 de outubro.
Onde: Auditório da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: https://comcol-cidoc2017.eventbrite.com.br/

---

Vivemos na melhor cidade da América do Sul

O quê: a Fundação Iberê Camargo inaugura a exposição "Vivemos na melhor cidade da América do Sul, com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho e obras de mais de 30 artistas. O projeto investiga noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, partindo da paisagem estética e política do Rio de Janeiro. A exposição inclui seminários, ciclos de cinema, debates, música, performances e atividades em diálogo com outros campos do conhecimento.
Quando: 30 de setembro, às 14h (abertura da exposição) e 14 de outubro de 2017, às 15h (seminário). A exposição poderá ser visitada até 17 de dezembro.
Onde: Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal - Porto Alegre/RS).
Informações: Pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br ou telefone (51) 3247.8000.

---

O Programa Memória do Mundo da Unesco e o Patrimônio Documental Brasileiro

O quê: O Seminário é realizado pelo Ministério da Cultura, UNESCO, UFMG e Arquivo Nacional. A programação conta com conferência de abertura, lançamento de livro e mesas-redondas. São oferecidas 300 vagas, com inscrições grátis. Basta escrever para memoriadomundo@arquivonacional.gov.br, informando nome completo e e-mail para onde será encaminhado o certificado eletrônico.
Quando: 3 e 4 de outubro
Onde: Escola de Ciência da Informação da UFMG (Av. Antônio Carlos 6627 - Campus Pampulha - Belo Horizonte/MG)
Informações:  (31) 3409-4615

---

Aniversário de 70 anos do Masp

O quê: Aberto em 2 de outubro de 1947, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) organizou uma programação especial para comemorar seus 70 anos com shows, oficinas, brincadeiras e visitas guiadas. No dia do aniversário, o museu terá entrada gratuita e horário estendido. As persianas do segundo andar, onde estão as obras do acervo penduradas nos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi, também serão abertas neste dia.
Quando: Dias 1º e 2 de outubro de 2017. No domingo, a partir das 10h. Na segunda, das 10h às 22h.
Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Avenida Paulista, 1578 - São Paulo/SP)
Informações: http://masp.art.br/masp2010/

 

---

Marcelo Brodsky: arquivos da violência

O quê: Marcelo Brodsky, fotógrafo e artista multimídia argentino, apresentará seu trabalho e discutirá o papel das imagens como agenciadoras de uma memória ativa na contemporaneidade. Haverá comentários de Agnaldo Farias (FAU-USP), Priscila Arantes (Paço das Artes e PUC-SP) e Marcio Seligmann-Silva (IEL Unicamp).
Quando: Dia 3 de outubro, das 14h às 17h. Evento gratuito com inscrição prévia. Haverá transmissão via internet.
Onde: Antiga Sala do Conselho Universitário da USP (Rua da Praça do Relógio, 109, térreo - Butantã -  São Paulo/SP).
Informações e inscrições: http://www.iea.usp.br/eventos/marcelo-brodsky-imagens-e-arquivos-da-violencia.

---

Conversando sobre Museus em SC

O quê: O Sistema Estadual de Museus  de Santa Catarina (SEM-SC) realiza a segunda edição do evento Conversando sobre Museus com o tema "Plano Museológico: desafio permanente". Estão programadas as palestras de Aline Tavares da Silva (museóloga da Prefeitura de Videira), Renilton Matos de Assis (coordenador SEM/SC) e Renata Cittadin (Conselho Regional de Museologia -5ª Região).
Quando: Dia 18 de outubro de 2017, das 9h às 12h. Evento gratuito.
Onde: Auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Av. Manoel Roque, 99 - Alvorada - Videira/SC).
Informações e inscrições: http://www.fcc.sc.gov.br.

Editais e prêmios

Edital FAC Áreas Culturais: patrimônio (DF)

O quê: O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal (DF) está com o edital FAC Áreas Culturais recebendo inscrições. O concurso contempla a área Patrimônio Histórico e Artístico Material e imaterial com recursos totais de R$ 1,2 milhão. Além de Expografia e Acervos Museológicos, são aceitos projetos de Pesquisa, Inventário e Publicação, Educação Patrimonial e Eventos.
Inscrições: Até 9 de de outubro de 2017.
Edital e outras informações: http://www.fac.df.gov.br.

---

Concurso público para museólogo (UFSC)

O quê: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu concurso público para o provimento de vagas para a carreira técnico-administrativo em educação - dentre elas há uma vaga para Museólogo (40h) no campus de Florianópolis. É solicitado Curso Superior em Museologia e Registro no Conselho Regional de Museologia.
Inscrições: De 10 de outubro a 13 de novembro de 2017.
Edital e outras informações: http://051ddp2017.concursos.ufsc.br/editais-e-resolucoes/.