Boletim eletrônico Nº 664 - Ano XIII - 6 a 13 de outubro de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Biblioteca do Museu da Inconfidência recebe o nome de Rui Mourão

rui_mourao

A biblioteca do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), localizada na Casa do Pilar, Anexo III do Museu, em Ouro Preto (MG), passará a se chamar Rui Mourão, em homenagem ao ex-diretor que ocupou o cargo durante 43 anos.

O anúncio e entrega da placa foram feitos pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Mattos Araujo, durante solenidade promovida nesta quinta-feira (05/10) para transmissão oficial da diretoria à arquiteta restauradora Deise Cavalcanti Lustosa.

A cerimônia foi iniciada no Auditório, contando com discurso de autoridades e homenagem de servidores e ex-funcionários. Em seguida, Mourão recebeu Moção de Honra na Câmara Municipal de Vereadores de Ouro Preto. O encerramento das festividades se deu no Anexo I do Inconfidência, com a abertura da exposição Caderno de Viagens e lançamento de livro de mesmo nome, de autoria de Lucas Carvalho Rôla Santos.

 

---

Exposição sobre reciclagem de patrimônio histórico chega a São João del-Rei

MRSJDR

O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram), em Minas Gerais, abre, na segunda (9), às 19h30, a exposição Reuso na Holanda: reciclagem de patrimônio histórico - do arquiteto holandês Paul Meurs.

A mostra traz painéis com informações sobre 12 projetos arquitetônicos de edifícios holandeses que, após serem abandonados, foram recuperados e destinados a novos usos.

A exposição aponta para a discussão e reflexão do lugar do passado na paisagem urbana do futuro. A reutilização ou reuso é colocada como uma alternativa à demolição e consequente perda da memória e capital cultural.

Paul Meurs é arquiteto e diretor do escritório SteenhuisMeurs em Roterdã (Holanda). Especialista em arquitetura e urbanismo brasileiros desde 1986, publicou vários artigos e livros sobre conservação, desenvolvimento do patrimônio e reuso.

De 2006 a 2016 foi professor da disciplina Patrimônio e Valores Culturais na Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), onde atualmente é professor convidado. Meurs estará presente na abertura para um bate-papo com o público.

A exposição é gratuita e pode ser visitada até 22 de outubro de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

O Museu Regional de São João del-Rei fica na Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro. Mais informações pelo telefone (32) 3371.7663.

 

---

MHN realiza seminário para celebrar o aniversário da Instituição

21616418_705168113014016_141172771027784064_n

No Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) realiza, nos dias 10 e 11 de outubro, o Seminário Games e Museus: a história em jogo em comemoração ao aniversário do Museu, celebrado nesta quarta-feira, 4 de outubro.

O seminário objetiva reunir pesquisadores para apresentar suas experiências, metodologias e pesquisas acerca do tema, assim como refletir sobre o modo pelo qual o espaço da memória histórica e dos museus e seus acervos são incorporados, ressignificados e trabalhados pelos recursos das audiovisualidades, como o cinema, televisão, games, vídeos, aplicativos, smartphones, dentre outros.”

As inscrições podem ser feitas pela internet e no dia da abertura, a partir das 9h da manhã. No dia 10, a programação conta com uma palestra de abertura e mesas-redondas. E no dia 11, acontece o curso de curta duração: Jogos e ensino de história, ministrado pelo Professor Dr. Christiano Britto, da Universidade Federal Fluminense. O curso propõe reflexões em torno do uso da história em jogos de videogames, como as franquias de Medal of Honor e Call of Duty e os títulos Valiants Hearts e Uncharted, dentre outros. Serão objetos de análise categorias e questões em torno de eventos históricos, biografias, documentos e monumentos que são utilizados em narrativas de videogames.

Mais informações aqui.

 

---

Programa Ibermuseus abre chamada de trabalhos para Seminário Internacional

Card-Chamada-a-trabalhos

O Programa Ibermuseus realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, o Seminário Internacional 10 anos de cooperação entre museus, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Três Mesas-Redondas, uma Conferência e duas sessões de Debates Abertos compõem a programação.

Os debates abertos servirão de espaço para que os atores do setor deem sua visão em relação às transformações dos museus ibero-americanos. A chamada pública está aberta a pesquisadores, profissionais e instituições museológicas que apresentem trabalhos centrados em duas perspectivas: Museus como agentes da mudança social: da teoria à prática e Museologias: Qual o futuro da disciplina na Ibero-América?.

Leia o regulamento no link Chamada Para Apresentação de Trabalhos – 10 Anos de Cooperação Entre Museus e faça o download do Formulario de Inscrição – Chamada a Trabalhos 10 anos de Cooperação entre Museus.

Seminário

Durante dois dias, importantes atores do setor provenientes de diferentes países ibero-americanos se encontrarão em Brasília, Brasil, para dialogar sobre a contribuição, vigência e aportes teóricos e práticos da Declaração de Salvador à museologia da região, e para debater os desafios e oportunidades de futuro para os museus.

O seminário pretende ser um espaço de reunião de experiências, discussões e abordagens desde distintas perspectivas em relação às transformações do setor museológico na Ibero-América, seu papel na atual conjuntura sociopolítica da região, e acima de tudo sobre os desafios para sua sustentabilidade.

O evento marca o fechamento das celebrações dos 10 anos da assinatura da Declaração de Salvador, documento referendado pelos 22 países da Comunidade Ibero-americana em junho de 2007 e que abriu um caminho de cooperação sem precedentes para os museus da região, além de fortalecer e dinamizar o papel dos museus nas dinâmicas sociais.

Serão debatidos temas como os instrumentos normativos internacionais, políticas de sustentabilidade, o papel social dos museus, a atuação dos profissionais, as diferentes formas de fazer museu, e também serão feitas reflexões sobre as contribuições de Ibermuseus ao setor, especialmente às políticas públicas.  Conheça a programação completa.

 

Agendas

2º Festival da Terra

O quê: O Setor Educativo do Museu da Inconfidência estará no 2º Festival da Terra, de Piedade de Santa Rita, com três ações educativas para os moradores: "Café com bordado", "Eu e minha comunidade", "Jogos e brincadeiras". O festival busca resgatar e valorizar a cultura do campo, promovendo atividades artísticas e pedagógicas na zona rural, proporcionando a troca entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais do campo.
Quando: Dias 9 e 10 de outubro.
Onde: Ouro Preto/MGs
Informações: https://www.facebook.com/2FestivaldaTerradePiedade/?fref=mentions

---

Museus: entre contos e brincadeiras

O quê: A ação é uma realização conjunta entre o Museu Casa Histórica de Alcântara (Ibram/MinC), o Museu Histórico e Artístico de Alcântara e a Casa do Divino com o objetivo de atrair o público infantil para os museus e oferecer uma programação lúdica e educativa no mês da criança. A programação abrange contação de estórias, visita descoberta aos museus e uma atividade interativa em cada instituição por meio de jogos, dinâmicas e brincadeiras com enfoque no patrimônio cultural alcantarense (jogos culturais, circuito da diversão e divino alegria).
Quando: 10 a 25 de outubro, por meio de agendamento.
Onde: Museus de Alcântara - Maranhão
Informações: Museu Histórico - (98) 99189.0199 / Casa Histórica de Alcântara - (98) 3337.1515 / Casa do Divino - (98) 98429.2402

---

Bem-estar cultural no Museu Casa do Pontal

O quê: O evento trata-se de uma feira alternativa itinerante que visa fortalecer os empreendedores, artesãos, artistas e agricultores independentes da região do entorno do Museu, que abrange, além do Recreio, os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Piabas e Camorim. O evento reúne artesanato, cultura, artes, orgânicos, comidas, ecologia, ensaios abertos e diversas atividades artísticas para crianças e adultos. Essa edição será especial em homenagem ao Dia das Crianças e contará com aula de capoeira com o mestre Tamanduá, aula de yoga com o professor Alexandre Almeida e diversas atividades infantis como contação de histórias com o grupo ambiental Mangue e Tal, oficina de mandalas, brinquedoteca, troca-troca de brinquedos e acessórios infantis e sopa de livros. Outra novidade será o palco livre onde qualquer visitante que levar um instrumento musical poderá se apresentar.
Quando: 8 de outubro, a partir das 13h
Onde: Museu Casa do Pontal (Estrada do Pontal nº 3295, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro/RJ)
Informações: (21) 2490-4013 e 2490-2429

---

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos

O quê: O projeto O Olhar é o Sentir Pelas Mãos é uma ação conjunta sociocultural com o Programa Vida Iluminada da Unimed, com a intenção incentivar a inclusão de deficientes visuais, para que se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre, promovendo também a convivência da equipe da instituição com o público cego. A cultura indígena está presente no cotidiano de forma direta e indireta, por isso é importante conhecermos sobre seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças. Em outubro, será desenvolvido com os participantes o projeto a confecção de uma bolsa reciclável com argolas de garrafas pets e presilha plástica. As ações serão divididas em três etapas para que os participantes consigam ter a autonomia da confecção.
Quando: 6 a 20 de outubro de 13h às 16h
Onde: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Informações: (14) 3491-2333

---

Colchas de Retalhos

O quê: A Mostra é composta por 36 colchas confeccionadas por alunas e professoras e mais seis colchas antigas produzidas nas décadas de 80 e 90, fotos e objetos relacionados à técnica.
Quando: Até 5 de novembro
Onde: Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant nº 900, Centro - Antiga Estação Ferroviária - Londrina/PR)
Informações: (43) 3323-0082

 

Cursos e Oficinas

90 anos de SAE – Setores educativos e educação museal no Brasil

O quê: Além de palestras e mesas-redondas o evento contará com o lançamento do livro Crianças no museu: Mediação, acessibilidade e inclusão/Museu de ideias. As atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia. Os interessados podem se credenciar a partir das 9 horas do dia do evento.
Quando: 16 de outubro, de 10h às 18h
Onde: Auditório Roquette-Pinto - Museu Nacional (Quinta da Boa Vista,  Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ)
Informações: www.museunacional.ufrj.br

---

Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios - Edificações de Interesse Histórico

O quê: O evento é gratuito e direcionado aos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e construção, entidades de classe, órgãos governamentais, organismos internacionais voltados à proteção do patrimônio histórico, museólogos, profissionais de segurança contra incêndios e interessados no tema. Painéis compostos por experiências nacionais e internacionais fazem parte da programação do seminário. O objetivo é promover a discussão sobre a prevenção contra incêndio e emergências em patrimônios históricos, sob a ótica da arquitetura e do urbanismo, do Corpo de Bombeiros e das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela preservação e proteção desse tipo de acervo. Interessados podem se inscrever no site www.fundabom.org.br.
Quando: 24 e 25 de outubro, de 08h às 18h
Onde: Associação BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional (Rua Tamandaré, 984, Liberdade - São Paulo/SP)
Informações: www.fundabom.org.br