Boletim eletrônico Nº 666 - Ano XII - 20 a 27 de outubro de 2017.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Ibram divulga o tema para a Semana de Museus 2018

SemanaMuseus2016_MVM_Ibram

“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” é o tema da 16ª Semana de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018.

Tradução para o português brasileiro de tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o próximo Dia Internacional de Museus (18 de maio) – em inglês, Hyperconnected museums: new approaches, new publics -, o Ibram adota o mote do Icom para a sua temporada nacional de eventos que reúne milhares de museus no primeiro semestre de cada ano.

Entre os objetivos estão a valorização dos espaços de memória e cultura no país, a ampliação da relação dos museus com a sociedade, assim como o aumento do público visitante.

Confira os resultados de pesquisas realizadas pelo Ibram, entre os anos de  2012 e 2016, sobre o impacto socioeconômico da Semana de Museus.

Inscrições de atividades
Para Marcelo Araujo, presidente do Ibram, a Semana de Museus “é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros”, que contribui para o reconhecimento “da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”.

Em 2017, 3.079 eventos acontecem em todo o Brasil durante a 15ª Semana de Museus, cujo tema foi "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus", reunindo 1.070 instituições de 26 estados. Veja os números de todas as edições (2003-2017).

Para a 16ª edição, museus, espaços de memória e centros culturais brasileiros poderão inscrever atividades, como exposições, shows, palestras etc., na página de eventos do Ibram a partir da segunda quinzena de novembro de 2017.

As datas de início e término de inscrições, assim como o formulário online, serão divulgadas nas próximas semanas.

Dúvidas e outras questões relacionadas a Semana de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br ou esclarecidas pelos telefones (61) 3521.4142/4135.

---

Rio de Janeiro recebe 55º Festival Villa-Lobos em novembro

20.10 festival villa lobos

A cidade do Rio de Janeiro recebe, de 2 a 5 de novembro, a 55ª edição do Festival Villa-Lobos. Este ano, o Festival reverencia, além de seu patrono, três grandes nomes da música brasileira em cerca de 30 concertos, shows, workshops e sessões de cinema em sete espaços da cidade.

A abertura do evento, realizado pelo Museu Villa-Lobos (Ibram/MinC) e pela Sarau, será uma homenagem aos 80 anos de Baden Powell, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também são destaque na programação a celebração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos, os 90 de Tom Jobim e o 80º aniversário do bandolinista Joel Nascimento.

“Mais uma vez faremos jus à memória de Villa-Lobos e aos artistas que forjaram nossa identidade cultural, ao abrir espaço para a diversidade da música brasileira em uma programação abrangente”, afirma o diretor artístico do Festival, Marcelo Rodolfo.

A programação completa está disponível no site do evento e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela internet ou nas bilheterias. Algumas atividades são gratuitas.

 

---

Museu Regional Casa dos Ottoni teve recorde de visitação na 11ª Primavera dos Museus

Feira no Museu_MRCO_11 Primavera

O Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram), que fica na cidade do Serro (MG), teve recorde de visitação na 11ª Primavera dos Museus, configurando um crescimento de 58% em relação ao ano anterior e superou em 54% a sua melhor edição, até então, a Primavera de 2015.

Durante a temporada de eventos, o MRCO ofereceu várias atividades para o público como a mostra Minas em postais, realizada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Serro, a Associação Cidades Históricas de Minas Gerais e o Museu. A exposição itinerante apresentou diversos postais das Cidades Históricas de Minas com imagens de bens culturais de natureza material e imaterial e tem como objetivo valorizar o patrimônio cultural mineiro.

A semana da Primavera dos Museus começou com a 2ª edição da Feira no Museu, um espaço cultural colaborativo realizado nos jardins do MRCO, em foram convidados artistas e artesãos atuantes em Serro para apresentar ou exibir seu trabalho. Com muita música, comidas típicas, artesanato, apresentação de capoeira e a presença de um instrutor de slackline.

Ao longo da semana houve ainda outras atividades, tais como o Cine-museu, visitas agendadas à reserva técnica do museus e a oficina Memórias do nosso lugar, facilitada pela historiadora da instituição e que tratou de temas relacionados à história do Serro e à memória dos mais antigos.

Foto: Apresentação musical do evento Feira no Museu, promovido pelo Museu Reginal Casa dos Ottoni, na 11ª Primavera dos Museus. (Divulgação MRCO/Ibram)

---

Museu Casa de Benjamin Constant completa 35 anos

museu_benjamin_constantA_18-150x150

O Museu Casa de Benjamin Constant (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro, comemorou 35 anos no último dia 18 de outubro. A casa, que que serviu de moradia a Benjamin Constant por pouco mais de um ano e foi ocupada pela família até 1960, atualmente passa por reformas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1958, o imóvel encontra-se fechado desde janeiro para uma restauração que recupera telhado, fachadas, paredes internas, pisos, portas e janelas. A primeira etapa da obra está prevista para terminar no começo de 2018.

O Museu tem como missão, preservar a memória de Benjamin Constant e os hábitos de vida de uma típica família do século XIX que habitava uma casa de chácara no bairro de Santa Teresa. Saiba mais sobre o museu.

---

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional comemora 80 anos

logo-iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comemora seus 80 anos com uma série de eventos, que acontecem de 24 a 27 de outubro no Rio de Janeiro. O destaque da programação é a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante premiação do país voltada para ações de valorização, promoção e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Em sua 30ª edição, o Prêmio contemplou oito projetos dos estados do Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Durante a cerimônia, que acontece no dia 24 de outubro, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Iphan também vai homenagear parceiros, entre instituições e personalidades, que se destacaram nos últimos 80 anos na gestão do Patrimônio Cultural, com a Medalha Mário de Andrade, instituída para celebrar os 80 anos do Instituto.

Serão homenageados, entre outros, o presidente do Ibram, Marcelo Araújo, enquanto membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o Museu Histórico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes.

E nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Museu do Amanhã, ainda em comemoração ao aniversário, o Iphan promove o Seminário Internacional O Futuro do Patrimônio, cujo objetivo é refletir sobre a evolução da política de preservação e a gestão do Patrimônio Cultural. O evento vai reunir especialistas de todo o mundo para trocar experiências e debater um modelo sustentável para a gestão patrimonial. Saiba mais sobre a programação aqui.

 

Agendas

11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O quê: O Museu da Abolição participa da mostra com a exibição do curta metragem Do Que Aprendi Com As Minhas Mais Velhas, de Fernanda Julia e Susan Kalik. Sobre tradição, amor e religiosidade, o documentário fala sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Um filme onde mulheres importantes no Candomblé da Bahia falam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam seus mais jovens.
Quando: 21 de outubro, às 15h, e 24 de outubro, às 16h.
Onde: Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150, Madalena | Recife – PE)
Informações: (81) 3228-3248

---

Pesos e medidas: vale quanto pesa?

O quê: A exposição  é oportunidade para o público fazer um passeio pela história das medidas. Ela começa na antiguidade e chega aos dias atuais. Os aparatos expostos fazem parte do acervo museológico da Fiocruz sob a guarda do Museu da Vida. Os itens, em sua maior parte, eram utilizados pelos laboratórios e departamentos da instituição. Além de fazer uma viagem pela ciência, história, saúde e a tecnologia, quem visitar a exposição conhecerá as balanças utilizadas desde a primeira década do século 20 até períodos mais recentes, com suas diversas finalidades. Os instrumentos mais precisos, utilizados para medir princípios ativos durante a produção de remédios, e outros mais rudimentares, usados para calcular a quantidade de ração para animais também estarão expostos.
Quando: 20 de outubro de 2017 a 20 de março de 2018, com entrada grátis.
Onde: Museu Forte Defensor Perpétuo (Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal | Paraty - RJ)
Informações: Museu da Vida (www.museudavida.fiocruz.br)

---

Histórias da sexualidade

O quê: Compreendendo as representações sobre sexualidade de diferentes períodos, territórios e suportes, a mostra reúne mais de 300 obras do acervo do MASP e de coleções brasileiras e internacionais, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, filmes, fotografias e documentos. Francis Bacon, Louise Bourgeois, Ana Mendieta e José Leonilson são alguns dos artistas presentes na coletiva. A exposição terá classificação etária de 18 anos.
Quando: 20 de outubro de 2017 a 14 de fevereiro de 2018
Onde: MASP (Av. Paulista, 1578 - Bela Vista | São Paulo - SP) Informações: http://masp.art.br/masp2010/

---

Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latina

O quê: A exposição reunirá oito artistas em um acervo que pretende contribuir para a reflexão sobre a memória das ditaduras na América Latina, com destaque para o Brasil, a Argentina e o Chile. A mostra foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, pela Associação Pinacoteca de Arte e Cultura e pelo Memorial da Resistência de São Paulo, com apoio do Instituto Goethe e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Quando: 21 de outubro a 12 de março de 2018
Onde: Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia | São Paulo - SP)
Informações: (11) 3335.4990

 

Cursos e Oficinas

Gestão e Exposição em Museus

O quê: Palestra de capacitação ministrada por Márcia Bertotto e Vanessa Barrozo Teixeira. Inscrições pelo email semrsmuseus@gmail.com ou no local.
Quando: 25 de outubro, às 14h
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, 1020 | Porto Alegre - RS)
Informações: (51) 3288.7530