Boletim eletrônico Nº 677 - Ano XIV - 02 a 09 de fevereiro de 2018.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Museus de todo Brasil já podem enviar os dados de visitação em 2017

FVA 2017 banner lancamento

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou na quinta-feira (1º) o Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017. O preenchimento poderá ser feito até o dia 30 de abril através da plataforma Museusbr, onde é possível encontrar as orientações necessárias e o passo-a-passo para o envio dos dados.

Esta é a quarta aplicação do FVA, que foi criado para que os museus brasileiros possam enviar suas informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada, conforme determinado na Lei nº 11.904/2009 e no Decreto nº 8.124/2013.

A coleta de dados anuais sobre visitação é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor de museus para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.

Por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual, o Ibram constatou, por exemplo, que em 2016 os museus brasileiros receberam um total de 28.594.539 visitantes, nas 979 instituições que responderam ao FVA 2016. Os resultados dos anos anteriores estão disponíveis na página do Ibram.

---

Obra no Museu Regional de Caeté revela achados arqueológicos

IMG-20180201-WA0021

Porcelanas, ferragens, frascos de remédio e perfume, bolinhas de gude, um tinteiro, um cachimbo, um projétil de fuzil. Misturadas, as peças e fragmentos, testemunhos da vida pública e doméstica daquela região nos séculos XVIII, XIX e XX, integravam o que era quase outro museu alguns palmos abaixo do Museu Regional de Caeté – conservado por várias décadas sob o solo da cidade histórica mineira.

O achado arqueológico veio à tona em meio às obras de restauro que a instituição vive há pouco mais de um ano, durante escavações para instalação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas. E foi acompanhado pelos três arqueólogos que acompanham a intervenção física no museu, como determina a Lei do Patrimônio Arqueológico Brasileiro.

“Os arqueólogos estão fazendo todo o acompanhamento das retiradas de terra, catalogando, fotografando os fragmentos arqueológicos, para posteriormente as peças serem entregues ao Ibram”, explica a diretora do Museu Regional de Caeté, Sônia Maria Barbosa.

Antes mesmo de a obra ser iniciada, todos os quase 30 funcionários envolvidos em sua execução (pedreiros, carpinteiro, mestre de obra e outros) passaram por treinamento educativo que mostrou a importância da arqueologia em prédios coloniais. As peças encontradas passam agora por processo de limpeza e análise, que deve durar alguns meses. Concluído o trabalho, parte das peças poderá ser agregada ao circuito expositivo do museu, que planeja visitas educativas ao material recolhido.

O restauro integral do Museu Regional de Caeté inclui reforço das fundações e restauração da estrutura; adequação de instalações (elétricas, luminotécnicas, segurança, telecomunicações, sonorização, proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndio e pânico, hidrossanitárias e drenagem); garantia de acessibilidade, com instalação de rampa, elevador, sanitários acessíveis; e construção de nova reserva técnica. A previsão é de que as obras sejam concluídas em abril.

---

Aberta a chamada para envio de comunicações para o Seminário “Arte Degenerada – 80 Anos"

seminário MAC USP _ Arte Degenerada 80 anos

Promovido pelo Museu Lasar Segall/Ibram, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), o Seminário Internacional “Arte Degenerada - 80 Anos: repercussões no Brasil", abre chamada para envio de comunicações.

Serão aceitas propostas em formato de resumo, contendo de 200 a 300 palavras. As propostas devem incluir, além do resumo, título, nome do autor, a maior titulação acadêmica obtida, vínculo acadêmico, ou profissional quando for o caso, e citação de um ou mais trabalhos relevantes.

Serão selecionadas até 16 propostas a serem apresentadas em 04 sessões de comunicações, distribuídas ao longo do evento que acontecerá de 25 a 27 de abril, em São Paulo. Cada apresentação terá duração de 15 minutos e as sessões serão seguidas de debate.

As propostas devem ser encaminhas até o dia 9 de Março de 2018 para o e-mail: eventosmac@usp.br, tendo como assunto da mensagem “Convocatória Seminário Arte Degenerada”. O resultado será divulgado até o dia 16 de Março de 2018.

O Seminário “Arte Degenerada - 80 Anos: repercussões no Brasil” é um evento complementar à exposição “A arte degenerada de Lasar Segall: perseguição à arte moderna em tempos de guerra”, que segue em cartaz no Museu Lasar Segall até 30 de Abril de 2018. Durante o Seminário haverá o lançamento do catálogo da exposição.

---

MHN recebe trabalhos para seminário internacional sobre educação museal

12079780_417263321804498_945592344062845328_o

O Museu Histórico Nacional (MHN) abriu chamada pública para apresentação de trabalhos em seu tradicional seminário internacional anual, a ser realizado de 9 a 11 de outubro.

Na edição deste ano, o seminário vai ter como tema “Museus e educação: 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro (1958-2018)" e debaterá os avanços e desafios desde a realização do Seminário Regional da UNESCO realizado há seis décadas na cidade.

A organização do seminário, promovido em parceria com a Rede de Educação em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ), já recebe trabalhos desenvolvidos por profissionais de museus, instituições culturais e de pesquisa, que poderão ser apresentados em um dos quatro painéis temáticos programados para o evento ou na seção relatos de experiência.

Os painéis terão como tema “História da Educação Museal no Brasil”, “Educação Museal: conceitos e teorias”, “Educação Museal: práticas e experiências” e “Educação Museal: políticas públicas, profissionais, pesquisa e formação”. Os trabalhos submetidos devem dialogar com os temas citados e ser resultado de pesquisas e da prática realizadas por educadores museais, pesquisadores, museólogos ou estudantes de mestrado ou doutorado, em curso ou já concluído.

O envio de trabalhos, que serão avaliados pela Comissão Científica do seminário, pode ser feito até o dia 15 de abril. A programação completa será divulgada no dia 31 de julho. Para mais informações: seminariointernacionalmhn@gmail.com ou rededeeducadoresemmuseus@gmail.com.



Agenda

Histórias da Sexualidade

O quê: A exposição traz um recorte abrangente e diverso de produções que têm o sexo como tema central. O objetivo é estimular o debate, considerado urgente na atualidade, sobre questões relativas à sexualidade e aos limites entre direitos individuais e liberdade de expressão, que no Brasil têm sido foco de embates públicos, protestos e violentas manifestações nas mídias sociais.
Quando: De 20/10 de 2017 a 14/02 de 2018.
Onde: Museu de Arte de São Paulo – MASP (Av. Paulista, 1578 | São Paulo – SP)
Informações: https://masp.org.br/exposicoes/historias-da-sexualidade

---

Carnaval dos Pequenos

O quê: Com uma programação dedicada às crianças e familiares, o evento vai contar com orquestra de frevo e atividades de confecção de máscaras e adereços carnavalescos. Podem participar crianças de todas as idades e não é necessário realizar inscrição.
Quando: Dia 04/02, das 10h às 12h.
Onde: Museu do Homem do Nordeste - MuhNE (Av. 17 de Agosto, 2187 | Recife - PE)
Informações: (81) 3073 6340 | museudohomemdonordeste@fundaj.gov.br

---

Rugendas, um cronista viajante

O quê: A exposição apresenta um panorama da obra do pintor, desenhista, ilustrador, aquarelista e litógrafo alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858), um dos mais conhecidos artistas viajantes que foram responsáveis pela divulgação das primeiras imagens do Brasil no exterior. São apresentadas 50 obras entre desenhos, aquarelas, litografias e pinturas.
Quando: De 27/01 a 11/03. Terça a domingo, das 10h às 21h. Entrada franca.
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3980 3815 | http://www.caixacultural.com.br