Boletim eletrônico Nº 678 - Ano XIV - 09 a 16 de fevereiro de 2018.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Museus têm horário de funcionamento alterado durante o Carnaval

O carnaval já começou e, aqueles que querem aproveitar o período para visitar museus, devem ficar atentos ao funcionamento das instituições. Muitos museus ficam em cidades históricas e locais de grande movimento de blocos de carnaval e, por segurança, fecham as portas ou abrem em horários especiais no período. Por isso, é importante que o visitante se certifique junto ao museu de interesse, como será o funcionamento de cada instituição no feriado.

O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em Ouro Preto (MG) abrirá suas portas no sábado de carnaval em horário especial, de 8 às 14h, com venda de ingressos até às 13h. Nos outros dias da folia, o Museu permanecerá fechado, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (14).

Em Petrópolis, o Museu Imperial (Ibram/ MinC) abrirá normalmente nos dias  10, 11, 12 e 13, das 10h30 às 18h. Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a instituição ficará fechada para manutenção.

O Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, também permanece aberto no período, fechando apenas na segunda-feira (12) para limpeza.

Em São João del-Rei, o Museu Regional permanecerá fechado de sábado a quarta. A instituição fica no centro histórico da cidade, local por onde passam os blocos durante o período e, por segurança, não abre durante a folia. O Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ) também permanecerá fechado até terça (14).

 

---

Ibram abre seleção para diretor de três museus em Goiás

27540703_1918310798196654_1198788629728581349_n

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu chamamento público destinado à seleção de diretor para os três museus vinculados a sua rede que estão situados em Goiás.

O candidato selecionado ocupará a direção, em caráter de cargo comissionado, do Museu das Bandeiras, do Museu de Arte Sacra da Boa Morte (ambos no município de Goiás) e do Museu Casa da Princesa (em Pilar de Goiás).

A seleção será realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados em análise de Currículo, Declaração de Interesse e Plano de Trabalho. O processo contará com três etapas, que incluem entrevista oral.

Podem se candidatar ao cargo servidores públicos ou não, com formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações de governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação dos museus em foco.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril através do endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, para o qual devem ser enviados os documentos exigidos pelo edital, além de plano de trabalho. Acesse o chamamento público, sua ficha de inscrição e outros documentos na seção Chamadas Públicas.

---

Museu Casa dos Ottoni registrou novo recorde de visitação em 2017

museu_casa_ottoniA_100_Sylvana Lobo

Localizado na cidade do Serro (MG), o Museu Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram) recebeu 6.039 visitantes em 2017, o que significa um aumento de 32% em relação ao ano de 2016. Desde o início dos estudos de público no museu, em 2011, o incremento foi de 136%.

Na ocasião, o MRCO aplicou um questionário qualitativo entre os moradores do Serro e os seus visitantes, a fim de estudar a percepção quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Tal proposta procurou avaliar o papel do Museu para a sociedade local e vice-versa, o que possibilitou a definição de estratégias para criação de programas e projetos, visando o aumento do público visitante.

De acordo com o diretor do museu, Carlos Alberto Silva Xavier, a equipe do MRCO promove análises de público mensais que traçam o perfil dos visitantes. “Esta informações embasam o planejamento estratégico da instituição e proporcionam a visualização dos resultados das ações propostas”, declarou.

Uma das estratégias do projeto Museus & Público, a contagem de público é uma atividade fundamental para o estabelecimento de uma melhoria progressiva da qualidade do funcionamento da instituição e do atendimento às necessidades dos visitantes. Os museus Ibram informam seu quantitativo de visitação mensal. Tais informações  além de outros detalhes e leituras possíveis a partir desses dados, podem ser encontradas no site do Instituto.

Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017

Previsto pelo Decreto 8.124/2013, o Formulário de Visitação Anual visa colher dados sobre a frequência de público de todos os museus brasileiros. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o FVA viabiliza o envio das informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada. O preenchimento do FVA 2017 já pode ser feito através da plataforma Museusbr.

---

16ª Semana de Museus: Ibram distribuirá impresso para museus fora dos grandes centros

16SemanaMuseus_Cartaz

Após duas edições sem produzir material impresso para divulgar a Semana de Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) optou por imprimir e distribuir cartazes para as instituições inscritas na 16ª edição do evento, que acontece em todo o Brasil de 14 a 20 de maio, e estão localizadas fora dos grandes centros urbanos.

Em 2016, por questões relativas à sustentabilidade tanto ambiental quanto financeira, o Ibram deixou de produzir e enviar materiais impressos aos participantes, substituindo-os por um kit de divulgação digital.

“Durante a 13ª Semana de Museus, em 2015, com o tema Museus para uma sociedade sustentável, algumas instituições questionaram o impacto ambiental desta ação – especialmente a emissão de poluentes e produção de lixo”, explica Ana Lourdes Costa, coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.

No ano seguinte, a pesquisa da 14ª Semana de Museus demonstrou que 74,09% dos museus participantes aprovaram a substituição.

“Contudo, sabemos da importância do material impresso, especialmente para museus de pequeno porte fora dos grandes centros urbanos. Por isso, optamos por voltar a reimprimir apenas os cartazes e em menor quantidade, gerando assim um impacto ambiental menor”, conclui a coordenadora.

O envio dos cartazes acontecerá após o fim das inscrições para a Semana de Museus 2018 – que segue até o dia 12 de março na página de Eventos do Ibram. O Guia da Programação, com todas as atividades da 16ª Semana de Museus, continuará em formato digital.

O tema desta edição é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Museus, centros de memória e cultura podem participar da temporada de eventos. As inscrições são gratuitas e a programação é de responsabilidade de cada instituição.

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico semana@museus.gov.br.

---

Paleontólogo é o novo diretor do Museu Nacional no Rio de Janeiro

Panorama_do_Museu_Nacional_Brasileiro_(UFRJ)

O paleontólogo Alexander Kellner tomou posse nesta semana como diretor do Museu Nacional/UFRJ para o quadriênio 2018/2021.

Kellner foi o vencedor, com 63,72% dos votos, da consulta realizada junto ao corpo social da instituição.

Há 20 anos no Museu Nacional (foto Wikipédia), o pesquisador, também geólogo e curador, foi chefe de Departamento de Geologia e Paleontologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia. Também é professor titular da instituição e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1997.

As atividades em comemoração aos 200 anos do Museu Nacional neste ano e a revitalização da instituição estão entre as prioridades da gestão.

A nova direção conta ainda com os professores Cristiana Serejo (vice- diretora), Luiz Fernando Dias Duarte (diretor adjunto técnico-científico), Lygia Dolores Ribeiro de Santiago Fernandes (diretora adjunta de Ensino) e o museólogo Wagner William Martins (diretor adjunto administrativo).

Primeiro museu do Brasil, criado por D.João VI em 1818, a instituição hoje vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, é também a mais antiga do país nas áreas de História Natural e Antropologia.

Desde 1892, o Museu Nacional está sediado no Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio - residência oficial da família imperial até a Proclamação da República (1889).

Fonte: Agência Brasil

---

Museu Regional abre nova exposição em São João del-Rei no dia 22

Rasante_ThaisAndressa

O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram), em Minas Gerais (MG), inaugura, no dia 22 de fevereiro, a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, da fotógrafa Thais Andressa.

A mostra é composta por 40 fotografias realizadas na cidade. Nas imagens há a busca por um olhar diferente do tradicional: por meio de reflexos e distorções, as ruas da cidade são retratadas. O projeto de exposição contempla ainda questões da memória social coletiva e identidade cultural.

Estudante do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Thais Andressa já realizou duas outras exposições fotográficas.

No ano passado teve foto publicada na primeira edição da Revista Rasante - a cidade submersa, publicada em São Paulo (imagem).

A exposição pode ser visitada, até 1º de abril, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h aos fins de semana e feriados. A entrada é gratuita. O MRSJDR localiza-se à Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro. Mais informações pelo telefone (32) 3371.663 ou pelo e-mail mrsjdr@museus.gov.br.



Agenda

Carnaval no Museu do Futebol

O quê: Como parte de sua programação de carnaval, o museu promove oficina de criação de máscaras de carnaval com sacolas de papel (domingo e terça-feira, 11 e 13, 14h) e confecção de balangandãs (terça-feira, 13, 11h). O carnaval continua na semana seguinte com a oficina “Sons e Construção de Instrumentos Musicais Alternativos” (sábado, 17, 12h), que resultará em um mini bloco com ritmos carnavalescos, e o “Rebrincando o Carnaval” (sábado e domingo, 17 e 18, 14h), com brincadeiras que misturam a linguagem infantil e a cultura popular com música, canções autorais da Cia. Rebrincando e marchinhas de Carnaval.
Quando: Dias 11, 13, 17 e 18/02, em vários horários.
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu | São Paulo - SP)
Informações: (11) 3664 3848 | www.museudofutebol.org.br

---

Escultores Contemporâneos Brasileiros

O quê: A mostra apresenta obras de Amílcar de Castro, Cildo Meireles, Emanoel Araujo, Flávio de Carvalho, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Iole de Freitas, José Resende, Lígia Pape, Lygia Clark, Mario Cravo Júnior, Raul Mourão, Sérgio Camargo, Sérvulo Esmeraldo, Tunga, Waltércio Caldas e Rubem Valentim, convidando o público a uam reflexão sobre seus desdobramentos e significados para o século XXI no Brasil.
Quando: De 31/01 a 04/03. Terça a domingo, das 13h às 18h.
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n - Solar do Unhão | Salvador - BA)
Informações: (71) 3117 6139 | bahiamam.org

 

Cursos e oficinas

Encontro Nacional sobre Práticas Educativas em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia

O quê: Durante o evento, serão apresentados e discutidos trabalhos sobre as práticas educativas em museus e centros de ciência.
Quando: De 25 a 27/04.
Onde: Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST (Rua General Bruce, 586 - Bairro Imperial de São Cristóvão | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3514 5200 | www.mast.br

---

Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva

O quê: O curso objetiva oferecer subsídios a profissionais que atuam nas áreas de Artes, Museus, Educação, Turismo e Saúde para o planejamento de projetos educativos do ensino formal ou não formal dirigidos a públicos e classes especiais e/ou inclusivas ou que atuem com grupos de idosos com comprometimentos sensoriais.
Quando: De 28/03 a 04/07. Quarta -feiras, das 14h às 17h30 (15 aulas/52,5 horas-aula). Gratuito.
Onde: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2 | São Paulo - SP)
Informações: pinacoteca.org.br