Boletim eletrônico Nº 685 - Ano XIV - 6 a 13 de abril de 2018.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Já preencheu o Formulário de Visitação Anual 2017? Não deixe para a última hora!

BannerFVA 02-01_so ate 30 de abril

Até o dia 30 de abril, o Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017 estará disponível para que os museus enviem os dados de visitação para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para preencher o FVA 2017, basta buscar a página do seu museu no Mapa dos Museus, clicar no nome da instituição à esquerda da página e, em seguida, acessar a aba FVA.

Criado para a organizar a coleta de informações sobre o quantitativo de visitação dos museus brasileiros, esta é a quarta aplicação do Formulário de Visitação Anual. Em 2016, o FVA contabilizou um total de 28.594.539 visitas, distribuídas em 919 museus que responderam à pesquisa. Já no FVA 2015, foram 25.528.788 visitantes, em 716 museus; e, em 2014, foram 24.638.673 visitantes, em 827 museus.

Tais informações são essenciais para o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como o Plano Nacional de Cultura, o Estatuto dos Museus e o Plano Nacional Setorial de Museus e para o desenvolvimento do setor.

Participe do FVA 2017 enviando os dados do seu museu! Não deixe para a última hora.

 

---

Museu da República e Museu Lasar Segall têm novos diretores

Ganharam oficialmente novos diretores, nos últimos dias, dois museus vinculados à rede Ibram: o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), e o Museu Lasar Segall, em São Paulo (SP). Ambos foram escolhidos através de seleção pública aberta no final do ano passado.

O museólogo, professor de Museologia e poeta Mário de Souza Chagas é o novo diretor do Museu da República. O curador e professor de História da Arte Giancarlo Hannud é o novo diretor do Museu Lasar Segall.

A seleção dos dois diretores foi realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, avaliados por Comissão de Seleção através de análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Realizado em três etapas, cada processo seletivo incluiu ainda entrevista oral de caráter classificatório.

Saiba mais sobre o perfil dos novos diretores e seus planos para a gestão das duas instituições.

---

Museu do Diamante comemora os 64 anos de sua criação com programação variada

Museu do Diamante

Para comemorar os 64 anos de sua criação, a programação do Museu do Diamante/Ibram para a próxima semana inclui a realização de oficinas, apresentações teatrais e musicais. Todas as atividades programadas são gratuitas. Na terça-feira (10) o museu promoverá a oficina “Garimpando no Museu: práticas e saberes do mundo da mineração”, voltada para grupos escolares, e na quinta-feira (12), a Banda Mirim Prefeito Antonio de Carvalho Cruz fará uma apresentação às 17h30.

Na sexta-feira (13), haverá uma Roda de Conversa com a professora Rosália Diogo sobre Cultura Popular e a exposição de obras do artista plástico Marcial Ávila, sobre a mesma temática. Já no fim de semana, a programação conta com a apresentação teatral “Mariana Catibiribana” e com uma oficina com o grupo Percussão Infantil Afro, que serão realizadas no sábado às 14h e no domingo às 10h. Saiba mais informações sobre a programação.

Sobre o Museu

O Museu do Diamante foi criado em 12 de abril de 1954, através da Lei Nº 2.200, pelo Presidente Getúlio Vargas, com projeto do então Deputado Juscelino Kubitschek de Oliveira, e constitui-se em um importante espaço de informação e memória tanto para a população de Diamantina, quanto para os visitantes. Seu acervo é formado por objetos de estilos e tipologias diversas, entre eles indumentária sacra, armaria, um vasto acervo de numismática, mineralogia, além de instrumentos utilizados no processo de mineração do ouro e diamante, que juntos compõem o quadro do que foi o processo de formação e ocupação do norte de Minas Gerais.

O Museu do Diamante fica na Rua Direita, 14, no Centro de Diamantina (MG) e está aberto ao público de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados das 9h às 13h.

---

MNBA participa de fórum de museus dos países BRICS

MNBAJaimeAcioly

Diretores de museus e galerias nacionais de arte dos cinco países do grupo BRICS (Brasil Rússia, Índia, China e África do Sul) participarão entre os dias 12 e 14 de abril, em Pequim (China) do Fórum da Aliança BRICS de Museus e Galerias de Arte. O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), vinculado ao Ibram, representará o Brasil no encontro.

Com o tema “Singularidade e Convergência: Fórum da Aliança BRICS de Museus e Galerias de Arte”, o evento será realizado no Museu Nacional de Arte da China (NAMOC) e tem como objetivo promover o aprendizado mútuo entre as culturas dos países BRICS para estimular intercâmbios culturais e artísticos.

Os diretores dos museus e galerias nacionais de arte dos cinco países participarão de palestras, discutirão o atual desenvolvimento das artes nos cinco países e avaliarão em conjunto possibilidades de estímulo à sinergia cultural entre eles.

Além do MNBA, o fórum contará com representantes do próprio NAMOC; do Iziko Museu, da África do Sul; do Museu Estatal de Arte Oriental da Rússia; e da Galeria Nacional de Arte Moderna da Índia, além de especialistas convidados de prestigiosas academias chinesas de arte.

“O encontro será uma oportunidade de aprofundar as relações culturais e estabelecer mecanismos de cooperação cultural entre os cinco países, estimulando a consolidação de uma aliança entre museus e galerias de artes”, explica o presidente do Ibram, Marcelo Araujo.

A troca de experiências deverá resultar na realização de exposições com acervo do MNBA em outros países BRICS e vice-versa.



Agenda

O Pensamento Museológico de Gilberto Freyre

O quê: Lançamento do livro, que é resultado de trabalho de pesquisa incentivado pelo Funcultura PE 2015 com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco, através do Museu do Homem do Nordeste e da Editora Massangana. É composto por 10 textos de Gilberto Freyre, intercalados com ensaios dos organizadores.
Quando: Dia 10 de abril, às 19h. Haverá debate com os organizadores.
Onde: Museu da República (Rua do Catete, 153 |  Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 2127 0341

---

Um olhar através das cores

O quê: A mostra da artista Silvana Lee conta com pinturas em painéis com ênfase no antigo, barroco e casarios que fazem parte do cotidiano da cidade de São João del-Rei. Durante a inauguração, a artista oferecerá uma “manhã de pintura”, na qual ela e o artista plástico Pedro Metamorfose demostrarão as técnicas utilizadas em seus trabalhos.
Quando: Abertura: 12/4, às 9h. Em cartaz até 13/5.
Onde: Museu Regional de São João del-Rei (Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro | São João del-Rei – MG)
Informações: (32) 3371 7663

---

11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul

O quê: Sob o tema "O Triângulo Atlântico", o evento pretende lançar um olhar sobre o triângulo que, há mais de 500 anos, interliga os destinos da América, da África e da Europa. Reunindo 70 artistas e coletivos de artistas – além de ações pontuais realizadas em comunidades remanescentes de quilombos localizados nas cidades de Porto Alegre e Pelotas –, destaca os pontos de contato que propiciam o encontro entre as culturas indígena, europeia e africana que formam um novo amálgama americano.
Quando: De 6/4 a 3/6.
Onde: O evento acontece nos espaços do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Praça da Alfândega e Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Informações: (51) 3254 7500

---

Imagens do Estado Novo 1937-45

O quê: Exibição de documentário seguido de debate. O diretor do documentário, Eduardo Escorel, discutirá sua obra com o cientista político André Singer e o cineasta e pesquisador Carlos Augusto Calil. Recorrendo a vasto material de arquivo, entre cinejornais, fotografias, cartas, filmes familiares e de ficção, trechos de diário e canções populares, o documentário examina a herança do Estado Novo (1937-1945), comandado por Getúlio Vargas.
Quando: Dia 7/4 a partir das 18h. Para participar é preciso retirar senha a partir das 17h.
Onde: IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 - Bela Vista | São Paulo – SP)
Informações: (11) 2842 9120

 

Cursos e oficinas

O acervo do Arquivo–Museu de Literatura Brasileira: desafios para a preservação de um conjunto artístico em arquivos e coleções literárias do século XX

O quê: Ministrada por Ellen Ferrando, do Instituto Moreira Salles (IMS), a palestra apresentará os resultados de pesquisa referente os aspectos inerentes à preservação de conjunto artístico em meio ao acervo literário do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.
Quando: Dia 11/4, às 14h30. Entrada franca.
Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3289 8683

---

Mulheres Artistas & Seus Autorretratos

O quê: Dividido em dois encontros, o curso vai abordar os desafios e conquistas da produção artística feminina, com Suzana Paternostro. O curso focará a trajetória feminina na arte, tendo como referência o autorretrato. Serão discutidos os caminhos da formação através do tempo, seus aspectos históricos e subjetivos.
Quando: Dia 27/4, das 16h às 18h30, e 28/4, das 14h30 às 17h. Inscrições até 11/4 via e-mail (veja abaixo)
Onde: Sala Museal – Artes e Ideias (Av. Presidente Vargas, 590 – sala 701 – Centro | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 2541-7587 | salamuseal@hotmail.com