institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

Boletim eletrônico Nº 687 - Ano XIV - 20 a 27 de abril de 2018.

---

Ibram abre Chamamento Público para servidores federais de diversas áreas

chamamento servidores

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou nesta quinta-feira (19), edital de Chamamento Público para selecionar servidores públicos federais para compor seu Quadro de Pessoal. Há vagas para nível superior e intermediário nas áreas de Museologia, História, Geografia, Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Engenharia, Análise de Sistemas, Arquivologia, Biblioteconomia, Designer Gráfico, Jornalismo, Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Licitações e Contratos, entre outras.

Podem participar do processo seletivo servidores que ocupem cargo de provimento efetivo regido pela Lei nº 8.112, e que não estejam em estágio probatório, nem respondendo a Processo Administrativo Disciplinar. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas, resguardadas as disposições legais específicas.

Os interessados deverão encaminhar currículo preenchido de acordo com o modelo no Anexo I do Edital e portfólio, quando for o caso, para o e-mail da unidade responsável, especificando no campo Assunto o código do perfil para o qual se candidata. A submissão dos currículos poderá ser feita de 14 a 25 de maio de 2018.

A seleção será feita a partir da análise curricular e de entrevista individual, observada a adequação do perfil do candidato às competências necessárias para o exercício no Instituto. A divulgação dos resultados da seleção será feita na 1ª quinzena de junho no site do Ibram (http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/o-ibram/trabalhe-conosco/publicos/).

---

Saiba como acessar o FVA 2017 e envie os dados do seu museu até o dia 30

passo a passo FVA

Museus de todo Brasil têm até o dia 30 de abril para enviar os dados de visitação em 2017.

Para acessar o Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017, basta entrar no Mapa dos Museus disponível na Plataforma Museusbr, localizar a sua instituição através da ferramenta de busca, e clicar no Nome do Museu que aparecerá na caixa de texto à esquerda da página. Depois disso, é só atualizar a página do museu, entrando na aba do FVA e preencher os campos do formulário, clicando em Próximo até o final do preenchimento e depois em Enviar.

Assim, as informações irão automaticamente para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que fará a compilação de todos os dados. Tais informações são essenciais para o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas e para o desenvolvimento do setor. Participe!

 

---

Seleção para o cargo de diretor do Museu do Ouro continua aberta

museu-do-ouro

Candidatos interessados em ocupar a Função Comissionada do Poder Executivo de diretor do Museu do Ouro/Casa Borba Gato – unidade museológica do Ibram, localizada em Sabará (MG), têm até às 23h59min do dia 30 de abril de 2018. Podem concorrer servidores ocupantes de cargos efetivos oriundos de órgão ou entidade de quaisquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

A seleção acontece em três etapas: análise da documentação para homologação da inscrição, de caráter eliminatório; análise de currículo e plano de trabalho, além de entrevista oral – ambas etapas de caráter classificatório.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá encaminhar documentação, conforme consta no edital, para o endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, informando no assunto: “Chamada Pública Museu do Ouro / Casa Borba Gato”. Acesse a íntegra do edital e seus anexos.

Instalado na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, o Museu do Ouro foi criado em 1945 e oficialmente inaugurado no ano seguinte.

O acervo e constituído por mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados a prática da mineração (séculos XVIII e XIX). O Museu do Ouro possui ainda um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa de Borba Gato, edificação do século XVIII.

---

MAB retoma curso sobre História e Cultura Indígena e Afro-brasileira

389145_513445112036232_420250574_n

O Museu da Abolição (MAB), em Recife (PE), retomou na tarde desta sexta-feira (20) seu Curso de Extensão Tópicos da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.

A iniciativa tem como objetivo subsidiar professores dos níveis fundamental e médio das redes municipal e estadual para o ensino da temática, cuja obrigatoriedade é prevista pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. O primeiro encontro desta segunda edição teve como tema “Conversas sobre o Candomblé e Psicologia Analítica”.

Serão oferecidas nesta edição 3 encontros por mês ao longo de 2018, totalizando 13 temas abordados. Ao final de cada aula será emitida uma declaração de participação; ao final do curso, será emitido certificado para quem cumprir 75% de participação nos encontros. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail mab.educativo@museus.gov.br.

---

Museu Villa-Lobos promove mais um Circuito Museus + Concerto

IMG-20180418-WA0017

Em parceria com a iniciativa Revelando o Brasil – especializada em passeios a pé guiados que levam interessados a conhecer museus, igrejas, praças, monumentos e outros pontos de interesse histórico e cultural – o Museu Villa-Lobos promove na próxima quinta-feira (26) mais uma edição do Circuito Museus + Concerto.

A ação oferece a moradores do Rio de Janeiro e visitantes da cidade a oportunidade de conhecer o próprio Museu Villa-Lobos e também a Casa de Rui Barbosa, ambas instituições históricas situadas no bairro de Botafogo, sediadas em casarões da virada de século XIX e detentoras de ricos acervos. O walking tour culminará em concerto didático para apreciação da obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) no museu dedicado a sua vida e obra.

O passeio, que tem valor simbólico de R$ 1, acontece a partir das 13h30. Interessados em participar podem garantir suas reservas pelo telefone (21) 98091-2606.

Circuito Villa-Lobos - Também realizada em parceria com a Revelando o Brasil, o Circuito Villa-Lobos teve sua segunda edição (foto) na última quarta-feira (18). Neste caso, a proposta é levar cariocas e turistas a um passeio guiado pelos pontos da cidade mais frequentados pelo maestro e compositor brasileiro.

O walking tour contou com a participação de 15 pessoas, entre moradores do Rio de Janeiro e turistas brasileiros e estrangeiros (Rússia), que visitaram o Theatro Municipal, a Confeitaria Colombo, a Associação Brasileira de imprensa, o Clube Ginástico-Português, o Palácio Gustavo Capanema e o edifício em que Villa-Lobos viveu seus últimos anos, além da Casa do Choro, instituição dedicada à preservação do gênero brasileiro que inspirou Villa-Lobos.

 


Agenda

Encontro discutirá o "privilégio heterossexual" no Museu Felícia Leirner

O quê: O Projeto Diálogos Impertinentes promove na edição de abril encontro para discutir os privilégios das pessoas heterossexuais e como eles afetam toda a sociedade. Os convidados desta edição são Marta Vasu, militante trans, Ricardo Artur Arroio, fundador do Círculo Virtual de Acolhimento LGBT+, e Graziela Lopes, bióloga, pedagoga e mestre em Epistemologia e Didática das Ciências.
Quando: Dia 22 de abril de 2018, às 10h30. Entrada gratuita.
Onde: Museu Felícia Leirner - Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1.880, Alto da Boa Vista | Campos do Jordão - SP)
Informações: (12) 3662.6000

---

I Encontro de Museus-Casas Literários

O quê: O Museu Casa de Cora Coralina organiza o I Encontro de Museus Casas Literários, com o objetivo de promover a troca de experiências entre representantes de instituições com perfil de Museu Casa, com foco em literatura, e outros profissionais que atuam no campo museal. É voltado para estudantes e profissionais das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, história, bem como representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas. Mesas-redondas, saraus, filmes e oficinas integram a programação.
Quando: De 26 a 28 a de abril de 2018.
Onde: Cidade de Goiás - GO
Informações: (62) 3371.1990 | Confira no link da programação 

---

Recital de Órgão de Tubos do Museu Regional de São João del-Rei/Ibram

O quê: Em parceria com a Professora Doutora Christianni Morais, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Museu Regional promove o Recital de Órgão de Tubos, apresentado pela organista Elisa Freixo. O órgão de tubos do Museu Regional foi fabricado no final do século XVIII, na região de São João del-Rei. O instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.
Quando: Dia 26 de abril de 2018, a partir das 18h30. Entrada gratuita.
Onde: Museu Regional de São João del-Rei (Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro | São João del-Rei - MG)
Informações: (32) 3371.7663

---

Abertura da exposição “A Cozinha dos Quilombos”, no Ponto de Memória Afro em Barra Mansa/RJ

O quê: O Instituto Dagaz, de Volta Redonda (RJ), inaugura o Ponto de Memória Afro na Fazenda Santana do Turvo, em Amparo, distrito de Barra Mansa. A propriedade abrigará a exposição permanente do livro "A Cozinha dos Quilombos: Sabores, territórios e memórias". A obra é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Dagaz, em 2014, que mapeou e visitou 29 quilombos. Com intuito de identificar histórias, culturas e costumes culinários, a obra apresenta como vivia os remanescentes quilombolas, com relatos de pratos tradicionais das comunidades e fotos expressivas dos mesmos.
Quando: Dia 26 de abril de 2018, quinta-feira, às 14h.
Onde: Fazenda Santana do Turvo (Estrada Amparo/Quatis, distrito Nossa Senhora do Amparo, Barra Mansa/RJ)
Informações: (24) 9 9822.4847

---

Exposição Do Risco ao Riso: A Construção de Brasília nas Caricaturas da Imprensa (1957-1960)

O quê: A mostra integra a programação dos 58 anos de Brasília, apresentando a construção da capital do Brasil sob a perspectiva do humor típico da arte da caricatura. Extraídos de jornais impressos os recortes com as caricaturas compõem a base da exposição e a partir deles são apresentados desenhos animados com tecnologia de mapeamento digital. Estão programadas visitas guiadas, projeção de filmes do período da construção e palestras com especialistas.
Quando: Até 06 de maio de 2018. Das 9h00 às 18h30 (terça a domingo). Dia 21/04, às 13h – Roda de conversa com os organizadores da exposição no auditório do Museu.
Onde: Museu Nacional da República – Espaço Conexão 20 (Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF)
Informações: (61) 3325.5220

 

Cursos e oficinas

Como determinar a autenticidade na arte?

O quê: Curso com o perito Gustavo Perino, perito e avaliador de obras de arte, especializado em pintura e educação. Temas a serem abordados: Falsificação na História da Arte, a Obra de Arte como Bem Cultural e Métodos Científicos da Nova Perícia.
Quando: 24 de abril de 2018, terça-feira, às 18h30.
Onde: Centro Cultural Brasil Argentina (Praia de Botafogo, 228 | Rio de Janeiro - RJ)
Informações e inscrições: info@icae.com.br 

---

IX Seminário Internacional de Políticas Culturais

O quê: Nona edição do encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões históricas, das reflexões teóricas e de práticas. A programação inclui conferências, palestras e mesas de comunicações individuais, sendo aberta ao público em geral.
Quando: De 15 a 18 de maio de 2018. Inscrições gratuitas.
Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 - Botafogo | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3289.8608 | politica.cultural@rb.gov.br