Boletim eletrônico Nº 688 - Ano XIV - 27 de abril a 4 de maio de 2018.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Ibram prorroga o prazo de aplicação do FVA 2017

prorroga FVA 2017

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) amplia até o dia 11 de maio, o prazo de aplicação do Formulário de Visitação Anual - FVA 2017. Com a prorrogação, os museus brasileiros terão mais duas semanas para enviar as informações sobre o número de visitantes recebidos em 2017 e participar dessa coleta de dados, que é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor de museus.

Para acessar o (FVA) – 2017, basta entrar no Mapa dos Museus disponível na Plataforma Museusbr, localizar a sua instituição através da ferramenta de busca, e clicar no 'Nome do Museu' que aparecerá na caixa de texto à esquerda da página. Depois disso, é só atualizar a página do museu, entrando na aba do FVA e preencher os campos do formulário, clicando em 'Próximo' até o final do preenchimento e depois em 'Enviar'. Participe!

Acesse aqui o passo a passo completo para preencher o FVA.

---

Semana de Museus 2018: guia da programação nacional já está disponível

16SemanaMuseus_Cartaz

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (27), a programação completa da 16ª Semana de Museus - que acontece em todo o Brasil entre os dias 14 e 20 de maio.

O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Para esta edição, os mais de 1,1 mil participantes da Semana de Museus cadastraram 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados.

Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail. Todas as atividades são de responsabilidade dos participantes.

O guia da programação nacional também está disponível em formato documento. Acesse o Guia da Programação.

Com o intuito de reforçar a divulgação da Semana de Museus junto aos diversos públicos interessados, o Ibram lançou um kit com peças de comunicação em formato digital para museus e demais interessados. Cartazes impressos, para os participantes fora dos grandes centros urbanos, também estão sendo distribuídos gratuitamente pelo Ibram.

Dúvidas e outras questões sobre a 16ª Semana de Museus podem ser enviadas para o e-mail semana@museus.gov.br.

 

---

Museu Victor Meirelles e UDESC promovem extensão sobre Moda e Arte

Estudo de Traje Italiano_Victor Meirelles_4

O Museu Victor Meirelles (MVM/Ibram) promove, em parceria com o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o programa de extensão Saberes sensíveis: formação continuada e interação social, que oferecerá, gratuitamente, três atividades de extensão. A primeira delas, o minicurso Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima, sob o comando da Professora Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller, acontece nos dias 2, 9 e 16 de maio, na sede provisória do Museu (Rua Rafael Bandeira, 41, Centro).

Os encontros, sempre das 15 às 17h, são voltados a professores, interessados em geral e estudantes que trabalham com o campo das artes, da moda e da imagem. Dado o limite de vagas, é necessário efetuar inscrição prévia através do link https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2

No dia 2, o tema abordado será a extensa coleção de Estudo de Trajes de Meirelles. Já no dia 9, o assunto em pauta será “Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história”. Por fim, o minicurso se encerra, no dia 16, discutindo a tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo. Os participantes recebem certificado mediante 75% de presença. As ações de extensão seguintes estão previstas para o próximo semestre deste ano. O segundo evento, denominado Caminhos do Contemporâneo, reunirá estudiosos para discutir de maneira dialética as comunicações nada lineares entre o ver, o dizer e o fazer mediante as temáticas das artes, da moda e do ensino sensível contemporâneo.

O último momento, no formato de seminário de extensão, terá encontros semanais de agosto a novembro, trazendo debates em torno da História da Moda e da Arte, com o objetivo de elucidar conceitos introdutórios do universo da arte e da moda, contemplando pesquisas atuais e discussões pertinentes à moda e arte local e mundial com diversos pesquisadores catarinenses de relevância no campo da arte e da moda. Saiba mais.

Imagem: Estudo de Traje Italiano, Victor Meirelles. Itália. Óleo sobre cartão. Circa 1853/1856. Dimensões: 30,5x18cm. Divulgação: MVM/Ibram.

---

Museu Imperial abre inscrições para “noite no museu”

????????????

O Museu Imperial, em Petrópolis (RJ) realizará pela primeira vez em sua história, no próximo mês, uma ação que vem se tornando tendência entre diversos museus mundo afora.

Programado como parte da programação do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o projeto “Uma noite no Museu Imperial” oferecerá a visitantes interessados uma visita noturna guiada pelo museu, situado no antigo palácio de verão da família imperial brasileira – durante a qual serão surpreendidos com algumas atrações.

As inscrições, que são limitadas e por ordem de chegada, podem ser feitas a partir desta quinta-feira (26) através do site do museu e estarão abertas até o dia 2 de maio. Os escolhidos serão notificados a partir do dia 4 de maio, quando receberão todas as orientações necessárias para participar do evento, que será gratuito e aberto ao público de todas as idades.

---

Museu das Missões recebeu estudantes da rede pública municipal na quarta-feira

IMG_20180425_105523123_HDR

O Museu das Missões/Ibram realizou na quarta-feira (25) uma ação educativa com cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Eduardo Damião, da rede pública municipal de São Miguel das Missões (RS), englobando os 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental.

Os estudantes e professores assistiram à exibição do vídeo documentário “João Hugo Machado – O zelador da história” que trata da história de vida do primeiro zelador do Museu, o qual foi um dos principais responsáveis pela formação do acervo museológico da unidade, através da coleta de peças que realizou nos anos 1940 e 1950 em diversos locais da região missioneira, como capelas comunitárias e residências de particulares. O museu detém a maior coleção pública de imagens missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII de todo o Mercosul.

Além da exibição do vídeo e debate sobre a trajetória do zelador e do museu, também foi realizada uma visita mediada à Casa do Zelador e ao atelier de Restauro do Museu das Missões, localizado no Pavilhão Lucio Costa. Lá os estudantes conversaram com o restaurador do museu e sua assistente sobre o tratamento das imagens missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII, e conheceram detalhes das etapas e processos que envolvem os serviços de Conservação e Restauro do acervo museológico institucional.

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no âmbito das comemorações aos 30 anos de emancipação do município de São Miguel das Missões e dos 40 anos do Espetáculo Som e Luz.

---

ICOM Brasil elege nova diretoria

31232122_628167057544252_1022274633891577856_o

 

O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu na última segunda-feira (23) nova diretoria para um mandato de três anos. A nova gestão foi definida durante assembleia geral realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

A arquiteta e professora Renata Motta, ex-diretora técnica do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e vinculada à USP, é a nova presidente do comitê. Também foram eleitos titulares e suplentes para o Conselho de Administração, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal.

Em pronunciamento de encerramento de sua gestão, Maria Ignez Mantovani agradeceu o “apoio irrestrito” recebido do Ministério da Cultura por meio do Ibram e do Iphan, destacando como um dos marcos de sua gestão a aprovação da Recomendação da Unesco em relação a Museus e Coleções, aprovada em 2015, proposição realizada pelo Brasil por meio do Ibram.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Araujo, acompanhou o processo. “O Ibram deseja boas-vindas à nova presidente e sua equipe, que inclusive conta com vários representantes do órgão”, disse. “Gostaríamos muito de agradecer à Maria Ignez Mantovani pela exitosa parceria durante os anos em que esteve à frente do ICOM Brasil e pelos resultados positivos alcançados”.

 



Agenda

Construções Afetivas: Nello Nuno e Eliana Rangel

O quê: A exposição reúne pela primeira vez a obra dos dois irmãos, nascidos em Viçosa (MG), que se consagraram como grandes nomes do cenário artístico mineiro, apresentando mais de 80 obras entre pinturas, vídeo e objeto em diálogo plástico-visual.
Quando: De 6/3 a 6/5. Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários | Belo Horizonte – MG)
Informações: (31) 3289 8900 | www.casafiatdecultura.com.br

---

Véio – a Imaginação da Madeira

O quê: A exposição reúne parte da vasta obra do escultor Véio (ou Cícero Alves dos Santos), nascido em 1947 no interior de Sergipe – onde vive até hoje – trazendo para o público peças da coleção de esculturas em madeira que o artista mantém em sua casa e que dialogam com o cotidiano do povo sertanejo.
Quando: De 15/3 a 13/5. Terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
Onde: Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 2168 1777 | www.itaucultural.org.br

---

O Rio do Samba: resistência e reinvenção

O quê: A história do samba carioca desde o século XIX até os dias de hoje será contada através de obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Guignard, Ivan Morais, Pierre Verger e Abdias do Nascimento; fotografias de Marcel Gautherot, Walter Firmo, Evandro Teixeira, Bruno Veiga e Wilton Montenegro; gravuras de Debret e Lasar Segall; parangolés de Hélio Oiticica, e uma instalação de Carlos Vergara desenvolvida com restos de fantasias. O prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmem Miranda são algumas das raridades em exibição.
Quando: A partir de 28/4. Terça a domingo, das 10h às 17h.
Onde: Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá, 5 – Centro | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 3031 2741 | www.museudeartedorio.org.br

---

Emanoel Araújo, a ancestralidade dos símbolos: África-Brasil

O quê: A exposição, que integra o ciclo de 2018 das histórias afro-atlânticas, apresenta quarenta esculturas e xilogravuras do artista plástico baiano que revelam seus interesses estéticos, pautados por tradições modernistas brasileiras e europeias, como a abstração geométrica, e pela cultura popular baiana. A produção de Araujo reflete sua raiz africana, com sua ascendência nagô e iorubá, da África Ocidental.
Quando: De 6/4 a 3/6. Terça a domingo, das 10h às 18h (às quintas, das 10h às 20h).
Onde: Museu de Arte de São Paulo (Av. Paulista, 1578 | São Paulo - SP)
Informações: masp.org.br | (11) 3149 5959

 

Cursos e oficinas

Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações

O quê: Realizado em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa Acessibilidade em Museus/GEPAM, o seminário configura-se como um espaço de reflexão sobre os desafios contemporâneos na promoção da Acessibilidade aos museus e espaços culturais.
Quando: De 15 a 18/5. Inscrições a partir de 24/4 (ver site abaixo).
Onde: Centro de Pesquisa e Formação - Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285 - 4º andar - Bela Vista | São Paulo - SP)
Informações: centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

---

Curso de Extensão - Educação Museal

O quê: O curso objetiva qualificar as reflexões e práticas da educação museal por meio da discussão de conteúdos e estudos de caso selecionados envolvendo as áreas da museologia, educação, estudos de públicos, assim como da construção e avaliação de projetos educativos em museus. Ministrado por Milene Chiovatto, Gabriela Aidar e professores convidados.
Quando: De 2/5 a 20/7. Quartas, das 19h às 22h30.
Onde: FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque | São Paulo - SP)
Informações: (11) 3123 7800 | www.fespsp.org.br/curso/239