Boletim eletrônico Nº 691 - Ano XV - 18 a 25 de maio de 2018.

institutobrasileirodemuseus

www.museus.gov.br

---

Dia Internacional dos Museus: Ibram lança parceria com a CAIXA e ‘passaporte’ no Museu Nacional

12

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participou nesta sexta-feira (18) da abertura da exposição “O Museu dá Samba – A Imperatriz é o Relicário no Bicentenário do Museu Nacional”, realizada pelo Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, foi anunciada parceria do órgão com a Caixa Econômica Federal e lançado o Passaporte de Museus.

Voltado à divulgação dos museus da rede Ibram, o acordo firmado com a Caixa Econômica Federal prevê a divulgação de imagens de edificações e bens culturais que compõem o acervo dessas instituições em bilhetes da Loteria Federal – produto mais tradicional das Loterias Caixa, há mais de 50 anos no mercado, com produção e comercialização de mais de mais de 1 milhão de bilhetes por mês, distribuídos em todo o país.

A ação já teve início na extração da última quarta-feira (16), quando os bilhetes foram estampados pelas fachadas de dez museus Ibram: Museu Casa da Hera, Museu da Abolição, Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra de Paraty, Museu Solar Monjardim, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu da Inconfidência, Museu das Missões, Museu Regional Casa dos Ottoni e Palácio Rio Negro.

Ampla ação de promoção dos museus cariocas realizada pelo Ibram em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Cultura – que garante acesso gratuito, em dias específicos, às instituições participantes – o Passaporte de Museus também foi lançado oficialmente durante a cerimônia.

Com tiragem de 300 mil exemplares, o Passaporte de Museus vai oferecer de maio a dezembro acesso gratuito a mais de 70 instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, e vai coroar as comemorações pelos 200 anos do Museu Nacional, celebrados este ano.

Os dois séculos do museu brasileiro mais antigo em atividade são o foco da exposição aberta pelo Museu Nacional com a participação do presidente do Ibram, Marcelo Araujo. “O Museu dá Samba – A Imperatriz é o Relicário no Bicentenário do Museu Nacional” retribui a homenagem que a Imperatriz Leopoldinense fez ao Museu Nacional no carnaval deste ano, levando a instituição para o desfile das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro com enredo sobre seus 200 anos.

Com curadoria de Regina Dantas, a exposição exibirá 30 fantasias apresentadas nas principais salas das exposições do museu. A inauguração contará com a presença da bateria da tradicional escola de samba do bairro de Ramos.

A programação de lançamentos em celebração ao Dia Internacional de Museus e aos 200 anos do Museu Nacional contou ainda com a palestra "Museus Hiperconectados – Novas abordagens, novos públicos" – tema da 16º Semana de Museus – com o consultor de comunicação Luis Marcelo Mendes.

---

Audiência pública no Senado discute criação do Dia Nacional do Museu

Audiência

A instituição, em território brasileiro, do Dia Nacional do Museu foi tema de audiência pública realizada na Comissão de Educação do Senado Federal na última quarta-feira (16), em Brasília (DF).

Requerida pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), a sessão contou com a participação do diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda; da presidente do Conselho Federal de Museologia (Cofem), Rita de Cássia Mattos; e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo.

O diretor do Museu da Gente Sergipana e a presidente do Conselho Federal de Museologia (Cofem) apresentaram em suas falas o testemunho de uma recente experiência museológica bem-sucedida e um olhar histórico sobre o campo profissional museológico brasileiro, destacando os museus como importantes “motores do desenvolvimento”, “importantes instrumentos de inclusão social” e saudando a iniciativa de criação de um Dia Nacional do Museu.

O presidente do Ibram, Marcelo Araujo, apresentou panorama da Semana de Museus, realizada anualmente pelo órgão em celebração ao Dia Internacional de Museus, destacando em números sua importância para o aumento da visibilidade e valorização dos museus e da intensificação do relacionamento com suas respectivas comunidades.

“Essa grande iniciativa que foi a proposição de instituição do Dia Nacional do Museu certamente vai ser de grande contribuição para a consolidação da nossa instituição na sociedade brasileira”, registrou Araujo. O conteúdo integral da audiência pública está disponível online.

---

UNESCO Brasil celebra o 18 de maio com nova edição da Recomendação sobre Museus e Coleções

Como celebração ao Dia Internacional de Museus, a Representação da UNESCO no Brasil disponibilizou em seu site uma nova edição da Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade.

Aprovada na 38ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em novembro de 2015, a partir de iniciativa brasileira, a Recomendação tem agora a sua versão em português diagramada. Disponível para download gratuito, a publicação também será distribuída, em versão impressa, nos eventos brasileiros realizados sobre esta temática.

O documento lista uma série de recomendações para os Estados-membros da UNESCO com vistas a destacar a importância da proteção e da promoção dos museus e coleções para o desenvolvimento sustentável.

As recomendações perpassam assuntos como promoção e proteção do patrimônio, diversidade cultural, conhecimento científico, políticas educacionais, educação continuada, coesão social, indústrias criativas e economia do turismo.

---

Projeto do Ibram busca conectar museus e artesãos locais

WhatsApp Image 2018-05-10 at 07.49.10

Uma oficina diferente, realizada no último dia 9, atraiu a participação de 25 produtoras de artesanato em tecido do município de Caeté, em Minas Gerais. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Museu Regional de Caeté, a atividade foi o primeiro passo de projeto que pretende estreitar a conexão entre museus Ibram e os artesãos de suas comunidades.

Artesãs mineiras de bordado e pintura em tecido participaram da oficina, que foi ministrada por Servio Costa, da Coordenação de Comercialização de Produtos do Ibram, e teve como objetivo aproximá-las do acervo do Museu Regional de Caeté e propor a produção de peças inspiradas por ele, oferecendo indicações de como utilizar seus elementos.

Exemplos de produções similares neste campo e o trabalho de artistas têxteis internacionais contemporâneas também foram apresentados às participantes da oficina para lhes oferecer diferentes possibilidades criativas.

“A receptividade foi muito boa. As participantes se sentiram contempladas, valorizadas e envolvidas pela proposta”, explica Servio Costa. Segundo o ministrante da oficina, um segundo encontro será realizado, no segundo semestre, para uma avaliação conjunta dos trabalhos produzidos a partir deste convite, que poderão ser exibidos em futura exposição.

A ideia é, principalmente, comercializar o artesanato local inspirado pelo Museu Regional de Caeté na própria lojinha da instituição – algo que em breve também poderá ser replicado em outros museus da rede Ibram. “É um projeto promissor: este formato com certeza será frutífero e aplicável em outros lugares, ajudando os museus a fecundar seus artesanatos locais”, avalia Costa.

---

Declaração de Interesse Público: consulta pública segue até 21 de junho

28276665_1935978883096512_7051706628809493317_n

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebe até o dia 21 de junho contribuições para consulta pública, aberta em fevereiro, sobre a normatização da Declaração de Interesse Público – ela será objeto de resolução estabelecendo normas complementares ao Decreto nº 8.124/2013, que regulamentou o dispositivo legal.

O objetivo da Resolução Normativa é possibilitar a realização, com segurança jurídica, de ações oficiais dos órgãos públicos competentes voltadas ao apoio aos museus públicos e privados e aos proprietários ou responsáveis legais de bens culturais passíveis de musealização, considerados individualmente ou em conjunto, visando à preservação e à difusão do patrimônio cultural de destacada importância para o país.

O Ibram já elaborou minuta de Resolução Normativa que define cinco fases, com passos detalhados, para a efetivação de uma Declaração de Interesse Público. Interessados podem propor alterações ao texto enviando suas contribuições através do endereço eletrônico consultapublica@museus.gov.br, utilizando formulário disponibilizado no site do Ibram. Saiba mais.

---

CNIC autoriza captação de R$ 5,5 milhões em projetos para área de museus

Marca CNIC 01.JPG

Realizada nos dias 9 e 10 de maio, a 276ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou a captação de um total de R$ 5.496.884,23 para projetos na área de museus e memória.

Foram analisados 17 projetos pela bancada Patrimônio Cultural, Museu e Memória, tendo sido 16 aprovados. As proposições incluem a requalificação e manutenção de museus, ações de restauração arquitetônica e voltadas à realização de ações documentais, inventários, programas educativos e planos museológicos.

Em 2017, Museus e Memória tornou-se um dos segmentos culturais contemplados pela Lei Rouanet. A medida visa atender o setor quanto as suas especificidades. Leia nova Instrução Normativa sobre apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento, prestação de contas e avaliação de resultados de projetos culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).



Agenda

MArquE Visita

O quê: A ação tem como objetivo fortalecer o diálogo do museu com comunidades de seu entorno, buscando ampliar os públicos de diversos segmentos e grupos sociais por meio da ação extramuros.
Quando: De 16/5 a 18/5, das 8h às 18h.
Onde: Comunidades da Grande Florianópolis (Florianópolis - SC)
Informações: (48) 3721 9325 | ufsc.mu.secretaria@gmail.com

---

Museus: novas tecnologias e impactos

O quê: Roda de conversa com a presença de Michel Pinho, Danielle Fonseca, Keyla Sobral e convidados.
Quando: Dia 19/5, das 10h às 12h.
Onde: Museu de Arte Brasil Estados Unidos - MABEU (Trav. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos | Belém - PA)
Informações: (91) 3221 6116 | artes@ccbeu.com.br

---

Diálogos Instigantes – o museu on-line e off-line em espaços educativos

O quê: A mesa redonda abordará estratégias de uso do site do museu em espaços educativos, tendo como base a visita virtual e material de apoio ao professor.
Quando: Dia 19/5, das 15h às 17h.
Onde: Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187 - Perdizes | São Paulo - SP)
Informações: (11) 3868 4128 | educativo@casaguilhermedealmeida.org.br

Cursos e oficinas

Processos compartilhados

O quê: O curso vai abordar aspectos que envolvem a concepção e a montagem de uma exposição, com o tema: "Desenvolvimento tecnológico na relação com os públicos". Com Tatiana Fernández (UnB).
Quando: Dia 18/5, das 14h às 19h.
Onde: CCBB Educativo Brasília (SCES Eixo 2, Lote 2 - Edifício Tancredo Neves | Brasília - DF)
Informações: (61) 3108 7600 | yana@jaca.center

Comunicação estratégica, Internet e Patrimônio

O quê: Minicurso voltado para a comunidade do frevo.
Quando: Dia 18/5, das 14h às 17h.
Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, S/N - Recife Antigo |Recife - PE)
Informações: (81) 3355 9500 | comunicacao.recife@idg.org.br