Boletim eletrônico Nº 713 - Ano XV - 26 de outubro a 2 de novembro de 2018

---

Ibram divulga nota sobre recomendações do MPF relativas à segurança de museus

thumbnail-m

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulgou na última quarta-feira (24) nota pública sobre recomendações expedidas pelo Ministério Público Federal relativas à segurança de museus de sua rede.

As duas recomendações expedidas pelo MPF, que já foram recebidas por museus Ibram situados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, estabelecem prazo de 180 dias para que museus da rede elaborem Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, implementando-o no prazo máximo de 180 dias; e Plano de Gerenciamento de Riscos, implementando-o no prazo máximo de 1 ano.

Na nota, o Ibram esclarece que Ibram acatou as recomendações do MPF, que já vinham sendo foco de sua atuação, e tem negociado prazos exequíveis, junto às procuradorias estaduais, para sua elaboração e execução conforme a realidade específica de cada um dos museus. Também são divulgadas à sociedade algumas informações sobre ações voltadas à segurança dos 30 museus sob sua administração direta.

Leia na íntegra a nota sobre recomendações do MPF relativas à segurança de museus da rede Ibram.

---

56º Festival Villa-Lobos terá vasta programação e tributo a João Donato e Edino Krieger

43500673_1870374516345206_780069019909619712_n

Maior e mais longevo evento dedicado à música brasileira, o Festival Villa Lobos, promovido pelo Museu Villa-Lobos, chega a sua 56ª edição em 2018. Este ano, o festival acontece de 10 a 18 de novembro e traz como homenageados os músicos João Donato e Edino Krieger.

Como de costume, o festival traz ao público vasta programação espalhada por diversos locais da cidade do Rio de Janeiro, que inclui simpósio, oficinas, workshops, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos e shows de alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Até 28 de outubro, o 56º Festival Villa-Lobos recebe inscrições gratuitas para o IV Simpósio Nacional Villa-Lobos: práticas, contextos e processos, que integra a programação. Também estão abertas, até o dia 1º de novembro, inscrições para as Oficinas e Concurso de Música de Câmara.

Homenageados - Ainda em atividade, os compositores Edino Krieger e João Donato, cujo legado indiscutível à música brasileira de concerto e popular vem há décadas influenciando músicos de diferentes vertentes e gerações, terão suas obras revisitadas na programação do festival.

A primeira homenagem acontece já na abertura do evento, no dia 10 de novembro, na Sala Cecília Meireles, quando a Orquestra Cesgranrio, conduzida pelo maestro Eder Paolozzi, apresenta obras de Edino Krieger e Villa-Lobos. No feriado do dia 15 de novembro, o próprio João Donato sobe ao palco do Teatro Riachuelo, com participação especial da cantora Fabiana Cozza, para traçar um panorama de sua carreira de quase 70 anos.

Dono de vasta obra, o compositor, pianista, cantor e arranjador é parceiro de grandes nomes da música brasileira, incluindo Tom Jobim, João Gilberto, Eumir Deodato, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Joyce, Marcos Valle, Martinho da Vila, Cazuza e Paulo César Pinheiro, para citar alguns.

“Este ano teremos o prazer e a honra de celebrar, em vida, dois gigantes da música brasileira, legítimos representantes da diversidade musical que Villa-Lobos sempre abraçou e defendeu”, comemora o diretor artístico do festival, Marcelo Rodolfo. Acompanhe a programação e outras novidades sobre o 56º Festival Villa-Lobos.

---

Revista Ventilando Acervos recebe trabalhos até 12 de novembro

ventilando acervos 12

O prazo para a submissão de trabalhos à Revista Eletrônica Ventilando Acervos foi prorrogado até o dia 12 de novembro. Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”. Confira as Normas de Publicação aqui.

Organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles/Ibram e com apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, a Revista Ventilando Acervos irá selecionar trabalhos na área da gestão de acervos em museus, nas modalidades Artigos, Entrevistas, Relatos de experiências e Resenhas de livros, filmes ou exposições.

Os temas de interesse da Revista são: 1) Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus; 2) Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias; e 3) Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.

 

---

Programa Ibermuseus disponibiliza método para reorganização de reservas técnicas

Re-Org Capa PT

O Programa Ibermuseus disponibilizou na última terça-feira (23), a versão traduzida para o Português da publicação RE-ORG: um método para reorganizar a reserva técnica de museus.

Produzido em conjunto pelo Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM) e o pelo Governo Canadense, através do Instituto Canadense de Conservação (CCI), o método RE-ORG funciona como um guia passo a passo de todo o processo de planejamento e implementação para um projeto de reorganização de uma reserva técnica.

Aplicado em mais de 80 museus, em 27 países dos cinco continentes, por meio de oficinas práticas, sessões de mentores e cursos de formação online, o método RE-ORG é uma ajuda para uma gestão mais profissional das coleções e auxilia os museus a recuperar o controle delas.

Além de apostilas e planilhas de trabalho, o material traz ainda uma ferramenta de Autoavaliação da Reserva Técnica (RT), que consta de um Questionário com escala de pontos e uma Tabela Diagnóstica, para auxiliar na avaliação da necessidade de um projeto RE-ORG.

 

Agendas

Irving Penn: centenário

O quê: A retrospectiva em homenagem aos 100 anos de nascimento do fotógrafo norte-americano Irving Penn apresentará, nas galerias 2 e 3 do #IMSPaulista, mais de 230 fotografias concebidas ao longo de quase 70 anos de carreira, além de cerca de 20 periódicos. mostra revela outras facetas além do conhecido trabalho do fotógrafo americano com a moda, como retratos de ícones culturais, nus, cliques de viagem e séries conceituais.
Quando: De 21/8 a 18/11. Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h.
Onde: IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 2842-9120 | http://irvingpenn.ims.com.br

---

Mário de Andrade: uma missão de vida ou morte

O quê: A mostra homenageia os 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade, enquanto foi diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. A exposição traz documentos da expedição, instrumentos musicais e objetos etnográficos recolhidos pela equipe chefiada por Mário em 1938.
Quando: De 30/8 a 11/11, das 10h às 18h.
Onde: Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 3666-5803 | www.casamariodeandrade.org.br

---

Caio Fernando Abreu - Doces Memórias

O quê: Exposição celebra os 70 anos de nascimento do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), apresentando cartas, manuscritos e documentos da sua vida pessoal e profissional.
Quando: De 13/9 a 27/10. Entrada franca.
Onde: Museu Nacional Honestino Guimarães (Setor Cultural Sul Lote 02 - Esplanada dos Ministérios | Brasília - DF)
Informações: (61) 3325-5220 | www.cultura.df.gov.br/museu-nacional

 

Cursos e oficinas

Direitos Humanos - da teoria às práticas educativas em museus

O quê: Programação do curso inclui aula “A afirmação histórica dos Direitos Humanos e a realidade brasileira”, ministrada pela professora da USP, Maria Victória de Mesquita Benevides, especialista em Educação e Direitos Humanos, e apresentação de práticas educativas em museus relacionadas aos Direitos Humanos,
Quando: Dia 30/10, das 10h às 17h30.
Onde: Memorial da Inclusão (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 | São Paulo - SP)
Informações: https://bit.ly/2CxubJT

---

Preservação da Memória Institucional - Perspectivas e Interdisciplinaridades

O quê: O seminário reunirá gestores e especialistas do poder legislativo e de diversas instituições públicas brasileiras custodiantes de bens culturais (tais como bibliotecas, arquivos e museus), de forma a abrir canais de discussão técnica e científica sobre a preservação, o acesso e a fruição da memória institucional, em especial, da memória legislativa.
Quando: De 19 a 23/11, das 9h às 17h30.
Onde: Câmara dos Deputados (Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes | Brasília - DF)
Informações: www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=57096

---

Preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde

O quê: Mestrado profissional oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Quando: De 13/8 a 24 de outubro (via correio) ou 5 de novembro (presencial). Início das aulas: março de 2019.
Onde: Prédio CDHS/Fiocruz (Av. Brasil, 4365, sala 307 - Manguinhos | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: coc.fiocruz.br