Boletim eletrônico Nº 723 - Ano XVI - 15 a 22 de fevereiro de 2019

---

MP 850 é rejeitada na Câmara dos Deputados

thumbnail-m

Durante Sessão Deliberativa Ordinária realizada na última terça-feira (12), a Câmara dos Deputados rejeitou a Medida Provisória nº 850/2018, que autorizava o Governo Federal a extinguir o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e criar a Agência Brasileira de Museus (Abram).

O prazo de vigência da MP 850, editada em setembro passado, expiraria na próxima segunda-feira (18). Caso não tivesse aprovação do Congresso Nacional até esta data, para transformação definitiva em lei, a medida caducaria (perderia validade).

De acordo com informações do portal da Câmara dos Deputados, não havia acordo entre os parlamentares sobre o tema e a atual gestão do governo não demonstrou interesse pela matéria.

Com a decisão tomada pelo plenário da Câmara, a discussão sobre a MP 850 está encerrada no Congresso Nacional e a medida não tem mais qualquer efeito. A matéria foi arquivada.

Histórico

A Medida Provisória nº 850 foi editada em 11 de setembro de 2018, nove dias após incêndio que tomou o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ). Foi constituída no Congresso Nacional comissão mista destinada a emitir parecer sobre a matéria, para a qual foram apresentadas 69 emendas.

Em dezembro passado, após ouvir a opinião de representantes do campo museal brasileiro, incluindo o próprio Ibram, a comissão mista aprovou por unanimidade relatório que recomendou a manutenção do Ibram e criação de fundação privada voltada à arrecadação, gestão e aplicação de fundos e recursos para o setor museal.

---

17ª Semana de Museus: inscrições seguem abertas até 17 de março

Imagem_Boletim_ 17 SNM

Errata: no boletim eletrônico e-MUSEUS nº 722, informamos que as inscrições para a 17ª Semana Nacional de Museus estariam abertas até o dia 17 de fevereiro. O correto é 17 de março.

Seguem abertas até o dia 17 de março as inscrições para a 17ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

Como de costume, o mote da temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no primeiro semestre segue sugestão do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ideia é aquecer a visitação dos museus e centros culturais participantes e convidá-los a promover atividades inspiradas pela temática.

O tema da 17ª edição propõe discutir o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos de uma cultura. Desde os anos 1970 o tema tem pautado o setor de museus em todo o mundo e sua pertinência se confirma na atualidade.

Como resume o texto inspirador da ação para este ano, a palavra “tradição” não possui um sentido único, remetendo a tradições ancestrais milenares (como as tradições indígenas e de matriz africana presentes no Brasil) mas também a tradições inventadas, “tradições progressistas e tradições conservadoras, tradições que se opõem à vida e outras que valorizam a vida”. Leia o texto na íntegra.

Como participar

Para participar da 17ª Semana Nacional de Museus, o museu ou centro cultural interessado deve inscrever pelo menos uma atividade a ser incorporada à programação da temporada. Podem ser inscritos exposições, visitas mediadas, seminários, debates, palestras, oficinas, exibições de filmes e apresentações musicais, entre outros.

Cartilha produzida pelo Ibram e disponibilizada online oferece dicas para a realização de parcerias destinadas a viabilizar a realização das atividades, divulgá-las e garantir o envolvimento do museu com sua comunidade.

---

Reunião em Florianópolis define detalhes para reabertura do Museu Victor Meirelles

51931690_2173401539385073_6140992880325427200_o

A presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga Rocha de Lemos, e o responsável pela Diretoria de Planejamento e Gestão Interna (DPGI) do órgão, Denio Menezes da Silva, estiveram em Florianópolis (SC) na última quarta-feira (13) para tratativas sobre a entrega da obra de revitalização e ampliação do Museu Victor Meirelles.

Vinculado à rede Ibram, o museu está fechado ao público desde abril de 2016, funcionando em sede provisória. A intervenção física abarca a restauração do sobrado luso-brasileiro onde nasceu o pintor Victor Meirelles (1832-1903), construído no final do séc. XVIII – que foi tombado em 1950 e é sede do museu desde 1952 – além da ampliação de seu prédio anexo, que terá seu espaço readequado e requalificado. A obra é realizada com recursos do PAC – Cidades Históricas.

Pela manhã, a presidente substituta do Ibram participou de reunião na Prefeitura Municipal de Florianópolis a respeito de melhorias urbanísticas no entorno do museu.  O encontro contou com a presença da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola; da chefe da Divisão Técnica do Iphan, Regina Helena Meirelles Santiago; do diretor de planejamento do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), Michel Mittmann; da diretora do Museu Victor Meirelles, Lourdes Rossetto; da Técnica em Assuntos Culturais Rita Coitinho, servidora do museu; e do arquiteto responsável pela obra, Luiz Edgard Vieira Pereira.

Em seguida, os representantes do Ibram participaram de visita técnica à obra (foto). À tarde, houve encontro na sede provisória da instituição, com a presença de integrantes da Associação dos Amigos do Museu, para apresentação das mudanças pelas quais o prédio passou e planejamento dos próximos passos que garantirão a reabertura do museu.

Após a agenda, ficou confirmada a previsão de conclusão da obra para o próximo mês de abril. A reabertura do museu ao público está programada para o segundo semestre, após execução de novo projeto de mobiliário.

A obra

A obra em curso prevê a integração entre dois edifícios – o antigo sobrado luso-brasileiro, do final do século XVIII, que abriga o Museu Victor Meirelles, e o edifício adjacente, da década de 60, ampliando a área do museu de 400 para 740 metros quadrados. O museu ganhará novas salas de exposição, auditório, salas de atividades diversas, recepção, cafeteria e biblioteca, entre outros.

O espaço receberá um elevador que atenderá simultaneamente aos dois edifícios, configurando-se como elemento de ligação entre as diferentes arquiteturas. A intervenção também vai promover, na sequência, a plena acessibilidade a todos os espaços do museu e a harmonização com seu entorno, como parte de qualificação da região a finalidades turísticas e culturais.

---

Visitação ao Museu Solar Monjardim cresceu 50% em 2018

img2

O ano de 2018 foi marcante para o Museu Solar Monjardim, situado em Vitória (ES). Vinculada ao Ibram, a instituição atingiu seu melhor desempenho histórico em vários aspectos, que acabam de ser levantados e sistematizados pela equipe do museu. Entre os bons resultados alcançados está um aumento de 50% na visitação.

O museu, que abriga variado acervo histórico e documental em um casarão colonial preservado dentro de uma chácara urbana, viu sua visitação total crescer graças a estratégias como a realização de visitas guiadas especiais para o público escolar: a instituição atendeu 138 instituições de localidades diversas, sendo quase 100 delas instituições de ensino.

Também foram realizadas ao longo do ano passado diversas atividades educativas e culturais que incluíram desde exposições temporárias até concertos musicais e aulas de danças históricas. Além da forte presença do público escolar, os levantamentos mostraram que o museu conseguiu um avanço significativo junto a outros perfis de visitantes, como moradores da região metropolitana de Vitória e turistas de várias partes do Brasil e mesmo do exterior, responsáveis em 2018 por mais da metade do total de visitas.

Inserção na mídia

Parte desse crescimento na visitação espontânea pode ser explicado por um outro recorde: 44 inserções na imprensa local, regional e nacional. Nunca a instituição conseguiu tanto espaço na mídia como em 2018.

“Analisando os resultados do levantamento, podemos dizer que 2018 foi certamente um ano de consolidação para o Solar”, comemora o diretor do museu, Evaldo Portela. “Um sinal de que estamos no caminho certo e de que podemos alcançar ainda mais em 2019″.

As visitas ao Museu Solar Monjardim, que fica no tradicional bairro de Jucutuquara em Vitória, podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 12h; e das 13h30 às 16h30. Já aos sábados, domingos e feriados a visitação é das 13h às 17h. O agendamento é necessário apenas para grupos com 10 ou mais pessoas e pode ser feito pelo telefone (27) 3223-6609. A entrada no museu é gratuita. Conheça melhor o Museu Solar Monjardim.

---

BNDES: edital de R$ 25 mi para museus é prorrogado até 29 de março

bndes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou para até 29 de março o prazo para recebimento de propostas destinadas a chamada pública voltada à segurança em instituições culturais públicas de guarda de acervos memoriais. O valor total da seleção é de até R$ 25 milhões em recursos a serem deduzidos por meio da Lei Rouanet.

O edital vai selecionar propostas de projetos de segurança (detecção, prevenção e combate a incêndio e pânico; instalações elétricas; e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) em edificações históricas que guardem acervos memoriais brasileiros (museus, arquivos, bibliotecas).

Cada instituição cultural pública de guarda de acervo memorial poderá enviar somente uma proposta. A inscrição é feita por meio de preenchimento do formulário de inscrição online e envio da versão digitalizada da documentação exigida. Para mais detalhes, leia edital, termo de referência e manual de preenchimento.

---

Museu das Minas e do Metal lança edital para minicursos de capacitação em Museologia

O Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte (MG), lançou esta semana seu I Edital para Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação de Profissionais de Museus.

A iniciativa objetiva democratizar o acesso à profissionalização dos serviços técnicos especializados em Museologia. Para isso, serão oferecidos minicursos realizados entre os meses de abril e novembro deste ano.

O edital recebe inscrições de propostas até o dia 15 de março. Os interessados deverão apresentar propostas de conteúdo que deverão abordar três linhas temáticas: Museologia; Conservação e Preservação de Bens Culturais; Memória e Patrimônio Cultural.

Os proponentes deverão possuir formação acadêmica ou atuação profissional relacionada a Patrimônio Cultural, comprovada por meio de currículo. Os minicursos serão gratuitos e abertos à comunidade de profissionais de museus, estudantes e demais interessados.

O resultado final será divulgado no dia 22 de março. Para mais informações, acesse o edital completo. Em caso de dúvidas, escreva para: carlos.jotta@mmgerdau.org.br ou entre em contato através do telefone (31) 3516-7232.

 

Agenda

Semana Darwin

O quê: Evento em homenagem ao Darwin Day (12 de fevereiro), em comemoração ao aniversário de Charles Darwin, traz programação com mesas redondas, palestras, jogos e oficinas relacionados com a vida e obra do autor de “A Origem das Espécies”.
Quando: De 12 a 17/2. Gratuito.
Onde: Museu de Zoologia da USP (Av. Nazaré, 481 - Ipiranga | São Paulo - SP)
Informações: https://bit.ly/2WSSpGh

---

A música de Hekel Tavares

O quê: Apresentação musical vai relembrar os 50 anos da morte de Hekel Tavares. O bandolinista Ronaldo Boldrin interpretará alguns sucessos do autor, como Guaracy, Sussuarana e Azulão.
Quando: 16/2, às 16h.Inscrições gratuitas online (ver link abaixo).
Onde: Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda | São Paulo-SP)
Informações: https://bit.ly/2GbdkiG

---

Paul Klee – Equilíbrio Instável

O quê: Mostra reúne pela primeira vez na América Latina mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). Preparada especialmente para o público brasileiro, a exposição conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista.
Quando: De 13/2 a 29/4. Quarta a segunda, das 9h às 21h. Entrada gratuita.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3113-3651 | culturabancodobrasil.com.br

Cursos

Webinar de capacitação para segurança de acervos

O quê: Oficina de capacitação para elaboração de projetos da chamada pública de segurança de acervos memoriais brasileiros, como museus, arquivos e bibliotecas.
Quando: Dia 18/2, às 14h. Inscrições via internet. Haverá transmissão online (ver links abaixo).
Onde: BNDES (Av. República do Chile, 100 - 19º andar - Centro | Rio de Janeiro - RJ)
Informações: https://bit.ly/2Bw4mbI | youtube.com/bndesgovbr

---

5º Fórum Catarinense de Museus

O quê: Evento tem por objetivo refletir, debater e aprovar o Estatuto de Museus Catarinense, bem como ampliar o diálogo entre os museus, seus profissionais e demais membros da sociedade civil interessados na área. Serão selecionados até dez trabalhos para apresentação oral, independente da temática do projeto desenvolvido nos últimos cinco anos.
Quando: De 15 a 17/7.
Onde: Laguna - SC
Informações: https://bit.ly/2I5WQKt | 5forumcatarinensedemuseus@fcc.sc.gov.br.

---

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

O quê: Curso tem como objetivo formar profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O Mestrado Profissional associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.
Quando: A partir de 1º de agosto (duração: 24 meses). Inscrições até 1º de março.
Onde: Unidades do Iphan.
Informações: https://bit.ly/2SpzSma | mestrado.pep@iphan.gov.br