Boletim eletrônico Nº 724 - Ano XVI - 22 de fevereiro a 1º de março de 2019

---

Nomeado o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus

WhatsApp-Image-2019-02-07-at-11.46.48-682x1024

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi nomeado nesta quinta-feira (21). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

Ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o artista plástico, curador, escritor e engenheiro civil gaúcho Paulo César Brasil do Amaral ocupará o cargo. A posse do novo presidente do Ibram está programada para a próxima segunda-feira (25).

Paulo César Brasil do Amaral dirigiu o MARGS em três gestões. A primeira delas se deu entre 1997 e 1998, quando coordenou processo de restauro que colocou a instituição na rota das exposições internacionais. Também dirigiu o museu entre 2003 e 2006.

Desde 2015 dirigia o MARGS pela terceira vez, função que acumulava com a de diretor artístico-cultural da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Como artista visual, iniciou estudos de pintura na California (EUA) em 1967 e já realizou diversas exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil.

Convidado no ano passado a assumir a presidência do Ibram, Amaral participou do processo de transição para o novo governo. O cargo estava ocupado de forma interina por Eneida Braga Rocha de Lemos desde agosto passado, quando o ex-presidente do Ibram Marcelo Mattos Araújo pediu exoneração. Leia a matéria completa.

---

8º Fórum Nacional de Museus acontecerá em Fortaleza com apoio da Secult Ceará

foto-salvino-lobo

A presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga, esteve na última segunda-feira (18) em Fortaleza (CE), onde foi recebida em reunião pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a equipe da Secretaria da Cultura (Secult). Durante o encontro, foi confirmada a realização do 8º Fórum Nacional de Museus na capital cearense, ainda este ano, com apoio da secretaria.

Fortaleza foi a cidade sede escolhida na última edição do Fórum Nacional de Museus, que ocorreu em Porto Alegre em 2017. A previsão é de que o principal evento do setor de museus brasileiro leve à cidade cerca de mil pessoas de vários lugares do Brasil.

De acordo com o secretário da Cultura do Ceará, a secretaria oferecerá apoio no âmbito da realização da programação e dos espaços de realização do evento, que serão definidos com os museus vinculados à Secult e demais equipamentos culturais cearenses.

Organizado pelo Ibram, o Fórum Nacional de Museus tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM). Constitui-se como espaço fundamental para o intercâmbio de experiências entre profissionais, gestores, pesquisadores, militantes, estudantes e apoiadores da área de museus e memória. Palestras, oficinas, grupos de trabalho e debates, entre outras atividades, compõem a programação.

“Esse encontro é fundamental para o fortalecimento da Política Nacional de Museus, para articular os sistemas estaduais de museus e o próprio Fórum, que envolve tanto os museus públicos como privados e comunitários”, destacou o secretário Fabiano Piúba sobre a parceria. “Também pensamos em um fortalecimento institucional do Ibram, que é um instituto fundamental para as políticas de patrimônio e memória no Brasil”.

A presidente substituta do Ibram, Eneida Braga, também sublinhou a importância da parceria dado o papel estratégico que o fórum desempenha no setor. “O Fórum é o maior encontro realizado pelo setor museológico brasileiro. No Brasil nós temos mais de 3.700 museus e este é um espaço de interlocução, de debates, de propostas e de discussão das políticas públicas para a área de museus no País”, disse.

---

Museu Imperial inspira desfile da Unidos de Vila Isabel para este carnaval

Museu-Imperial

O Museu Imperial, vinculado ao Ibram e situado em Petrópolis (RJ), é inspiração para o desfile que a escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel levará ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí neste carnaval.

Em 2019, a Vila Isabel prestará homenagem à cidade de Petrópolis com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos – a Vila canta a cidade de Pedro”. A agremiação, que tem como símbolo a coroa da princesa d. Isabel, vai enaltecer a família imperial brasileira, responsável pela fundação de Petrópolis, assim como o padroeiro da cidade e do Império do Brasil, São Pedro de Alcântara.

Com este objetivo, o enredo faz diversas referências ao prédio histórico em que o Museu Imperial está situado – edifício de arquitetura neoclássica datado de 1862 que funcionou como residência de verão do imperador Dom Pedro II – e ao rico acervo da instituição.

O desfile

A abertura do desfile apresentará o encontro das coroas com a Berlinda de Aparato de Dom Pedro II, carruagem usada pelo imperador em eventos de gala, e a Catedral de São Pedro de Alcântara com seus vitrais.

Ainda com referência ao Museu Imperial e a cidade de Petrópolis, o desfile retrata a “Versalhes brasileira”, os jardins da casa de verão da família imperial e a locomotiva Leopoldina, que encontra-se exposta no Pavilhão de Viaturas do Museu Imperial.

Outras referências relativas à cidade serão mostrados na avenida, como os imigrantes alemães, italianos e franceses, o antigo cassino do Hotel Quitandinha, as fábricas e o inventor Santos Dumont. Tudo isso distribuído ao longo de vinte e sete alas com três mil componentes e sete carros alegóricos.

O desfile será encerrado com o “Baile da Negritude”, onde será sugerido um baile no Palácio de Cristal por conta da alforria dos últimos 103 escravos da cidade, fato ocorrido em abril de 1888, antes da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888 – a pena de ouro com a qual a princesa Isabel assinou a lei faz parte do acervo do Museu Imperial. A apresentação acontece na noite do dia 4 de março.

Pimpolhos

A música de Heitor Villa-Lobos será tema do desfile da escola de samba carioca Pimpolhos da Grande Rio no próximo carnaval. Com o enredo “Carnaval das Crianças”, uma homenagem à composição de mesmo título que completa 100 anos, a apresentação levará mil crianças à Sapucaí no dia 5 de março, data que marca os 132 anos de nascimento do maestro. O tema foi proposto à agremiação pelo Museu Villa-Lobos em conjunto com o Museu Nacional de Belas Artes – ambos integram a rede Ibram. Saiba mais.

---

Educação museal: linha de pesquisa realiza encontros mensais no MHN

PNEM_Pepem_MHN6

Vinculada ao grupo de pesquisa “Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades”, do Museu Histórico Nacional (MHN) e CNPq, a linha de pesquisa “Educação museal: conceitos, história e políticas”, passa a se reunir mensalmente no museu com educadores, profissionais de museus, pesquisadores e estudantes.

O objetivo da ação é a formação continuada no campo, a produção de conhecimento de informação em educação museal, a elaboração teórica coletiva e a construção de ferramentas e metodologias aplicáveis à prática educativa em museus. O calendário 2019 inclui cursos, mesas redondas, encontros e apresentações de pesquisas.

Na próxima quinta-feira (28), das 10h às 13h, acontece a primeira reunião da linha de pesquisa em 2019, que vai realizar a leitura e debate de termos e conceitos do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) – disponível para download gratuito. Saiba mais.

---

Ibermuseus abre convocatória para bolsas de capacitação 2019

Becas_Ibermuseos_RRSS

O Programa Ibermuseus abriu na última segunda-feira (18) inscrições para o edital Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2019.

A convocatória é aberta a profissionais de museus dos 12 países ibero-americanos que integram o programa, para realização de atividades de capacitação e residências profissionais em qualquer dos 22 países da comunidade ibero-americana.

As Bolsas Ibermuseus de Capacitação têm por objeto fortalecer as competências e conhecimentos dos profissionais de museus e de suas instituições, além de promover a circulação de informação e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos.

Nesta convocatória, serão distribuídas bolsas em duas categorias. A Categoria I incentiva a participação em atividades de capacitação de curta duração e a Categoria II fomenta a realização de residências profissionais em museus ou organizações governamentais responsáveis por políticas públicas para museus.

Para mais detalhes, acesse o regulamento completo.

Agenda

Rosana Paulino: a costura da memória

O quê: Com curadoria de Valéria Piccoli e Pedro Nery, trata-se da maior exposição individual da artista em uma grande instituição no país. Reconhecida pelo enfrentamento de questões sociais que despontam da posição da mulher negra na sociedade contemporânea, a artista apresenta mais de 140 obras produzidas ao longo de vinte e cinco anos. A mostra encerra o ano dedicado às artistas mulheres na Pinacoteca.
Quando: De 8/12 de 2018 a 4/3 de 2019. De quarta a segunda, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h.
Onde: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2 | São Paulo - SP)
Informações: (11) 3224-1000 | www.pinacoteca.org.br

---

Riposatevi

O quê: Remontagem de instalação que o arquiteto e urbanista Lucio Costa executou na Trienal de Milão de Arquitetura, em 1964, quando o Brasil participou pela primeira vez. A instalação, aberta após o golpe militar de 1964 e quatro anos depois de Brasília ser inaugurada, ocupou o local com 14 redes de dormir – com cores diferentes e varandas brancas –, violões espalhados, plantas e o público era convidado a usufruir e participar ativamente da obra. Deitar, dormir, tocar o instrumento e contemplar o espaço.
Quando: De 15/12 a 17/3 de 2019.
Onde: MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/n | Niterói - RJ)
Informações: (21) 2620-2400 | www.macniteroi.com.br

---

Conversas Autorais

O quê: Primeira edição da iniciativa, que vai reunir música, arte, cinema, literatura, cultura periférica e redes sociais, traz a participação de Marileide Alves, autora do livro "Povo Xambá Resiste: 80 anos de Repressão".
Quando: Dia 22/2, às 15h. Evento gratuito sem inscrição prévia.
Onde: Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150 - Madalena | Recife - PE)
Informações: museudaabolicao.museus.gov.br

Cursos e Oficinas

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

O quê: Curso tem como objetivo formar profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O Mestrado Profissional associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.
Quando: A partir de 1º de agosto (duração: 24 meses). Inscrições até 1º de março.
Onde: Unidades do Iphan.
Informações: https://bit.ly/2SpzSma | mestrado.pep@iphan.gov.br

---

IV Seminário Brasileiro de Museologia - Sebramus

O quê: Com o tema "Democracia: desafios para a universidade e para a museologia", evento promoverá debates no intuito de compreender em que medida a produção científica tem acompanhado as transformações das últimas décadas e os compromissos assumidos em defesa da democratização do conhecimento.
Quando: De 29/7 a 1º/8. Submissão de trabalhos até 24/2.
Onde: Universidade de Brasília - UnB (Campus Darcy Ribeiro - Asa Norte | Brasília - DF)
Informações: www.sebramusrepositorio.unb.br