Boletim eletrônico Nº 727 - Ano XVI - 22 a 29 de março de 2019

---

Mais de 1.100 instituições participarão da 17ª Semana de Museus

Imagem_Boletim_ 17 SNM

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram contabilizou o número total de inscrições na 17ª Semana Nacional de Museus e constatou que a temporada deste ano contará com 1.114 instituições, somando 3.222 eventos cadastrados na programação.

Prevista para acontecer no período de 13 a 19 de maio de 2019, a 17ª Semana Nacional de Museus terá como tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

O prazo para as inscrições encerrou no domingo (17). Para visualizar e imprimir o cartaz e começar a divulgação das suas ações, os participantes poderão fazer o download no material clicando aqui.

---

Museu da Abolição inaugura a exposição Contextos Afro Digitais

afoxé omi saba museu da abolicao

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, o Museu da Abolição inaugurou nesta quinta-feira (21) a exposição Contextos Afro Digitais, cujo mote é mostrar como o afro-brasileiro está inserido e, sobretudo, se expressa, no universo da internet e dos meios digitais.

Além da participação dos dois embaixadores numa coletiva de imprensa, o evento de lançamento da exposição contou com a apresentação do Afoxé OMIM Sabá, um movimento que luta pela permanência da ancestralidade afro e pelo respeito as religiões de matrizes africanas.

A mostra apresenta as interações virtuais que permeiam o universo negro dentro da sociedade brasileira e faz parte do 'Projeto Selos 2019'. Nesta 4ª edição do Projeto Selos, o MAB convidou Larissa da Cruz Santiago e Eliel David Alves da Silva, dois jovens bastante atuantes na luta pela promoção da igualdade racial, para serem embaixadores do selo.

O Projeto Selos tem por objetivo disseminar a missão do MAB, tem como missão institucional preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afro-descendentes, por meio de estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, sobretudo quanto ao tema abolição, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo brasileiro.

O Museu da Abolição (MAB/Ibram) fica no bairro da Madalena, no Recife (PE).

---

Solar Monjardim e Associação de Moradores promovem aulas de ginástica

ginastica no solar monjardim

Localizado na cidade de Vitória (ES), o Museu Solar Monjardim/Ibram acaba de firmar nova parceria que amplia o uso da infraestrutura existente em sua chácara. A partir de uma demanda da Associação de Moradores de Jucutuquara, bairro onde se localiza o museu, aulas gratuitas de ginástica vêm sendo ministradas no anfiteatro da instituição desde o último dia 13, num projeto que conta com a participação da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Vitória (Semesp/PMV).

Conduzidas por profissional qualificado, as aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 7 às 8 horas da manhã, e são voltadas para as pessoas da região com idade acima de 40 anos. Segundo o presidente da Associação de Moradores de Jucutuquara, Adilson Tibúrcio, já são mais de 45 inscritos, incluindo também moradores dos bairros Cruzamento, Romão, Forte São João e Santa Cecília.

Para o diretor do Museu Solar Monjardim, Evaldo Portela, a parceria se encaixa bem na filosofia da atual gestão, que é de servir as comunidades do entorno da melhor maneira possível, e rende também bons frutos ao museu: “Abrindo as portas do nosso espaço e ampliando o leque de atividades que oferecemos aos que vivem nas redondezas, aumentamos também a apropriação e o sentimento de pertencimento que eles têm em relação ao bem cultural. Com isso ganhamos mais público cativo e agentes multiplicadores, que nos ajudam a divulgar o museu e a tomar conta dele com carinho”.

Para se inscrever nas aulas gratuitas de ginástica, além de ser morador de Vitória e ter mais de 40 anos é preciso comparecer ao local em um dos dias da atividade, portando laudo médico que comprove aptidão física para a prática dos exercícios. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 99525-2116 e 99247-9577.

---

Lançado o Edital de Seleção Pública ‘Ocupa Museu do Diamante/Ibram’

ocupa museu diamante

O Museu do Diamante/Ibram lançou na segunda-feira (18) o 2º Edital de Seleção Pública “Ocupa Museu do Diamante/Ibram” para Permissão de Uso Não Oneroso de seus espaços para a realização de projetos e ações culturais alinhados com a missão estabelecida no Plano Museológico da instituição.

O instrumento tem por objetivo destacar e fortalecer a capacidade educativa e cultural do Museu, por intermédio do chamamento de interessados para a realização de projetos e ações gratuitos à comunidade. A iniciativa promove o intercâmbio de experiências e conecta as atividades institucionais e locais proporcionando ao público visitante uma agenda diversificada ao longo do ano.

O prazo para a apresentação vai até o dia 25 de abril de 2019, de 10h às 17h, por meio de entrega da documentação constante no Edital nº 01/2019, pessoalmente ou via postal, no endereço da unidade. Poderão participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas residentes e/ou domiciliadas no Brasil, com comprovada atuação nas áreas de conhecimento para as quais postulam seus projetos.

As propostas serão selecionadas por uma Comissão interna formada por servidores do Museu do Diamante/Ibram. Para mais informações clique aqui.

 

Agendas

Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas

O quê: Com foco no embasamento poético-teórico e ênfase na arte brasileira, a especialização oferecida pelo Itaú Cultural, será ministrado em parceria com o Instituto Singularidades. O curso é composto de nove módulos e dividido em 302 horas presenciais (encontros mensais) e 58 horas a distância. As aulas presenciais acontecerão na cidade de São Paulo. O curso é gratuito e são 35 vagas.
Quando: Inscrições até 11 de abril.
Onde: Itaú Cultural
Informações: atendimento@itaucultural.org.br

---

Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis

O quê: A exposição trata sobre a cultura material encontrada nos “sambaquis”, antigos povos indígenas habitantes do litoral. A palestra de abertura contará com duas sessões e terá a fala do Arqueólogo Sady Carmo Júnior, um dos curadores da exposição.
Quando: De 26 de março de 2019 a 29 de março de 2020.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR - MAE-UFPR (Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico | Paranaguá - PR)
Informações: (41) 3721-1200 | (41) 3313-2042 | www.facebook.com/MAEUFPR

---

Conversas no Museu

O quê: A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli convida para um bate-papo com Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS. Na ocasião serão tratados assuntos referentes aos planos, programação e linhas de ação do museu nesta gestão. Não há necessidade de inscrição e as vagas serão ocupadas por ordem chegada, até o limite de 70 lugares. A entrada é gratuita.
Quando: 26 de março, às 16h.
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, no auditório do museu (Praça da Alfândega, s/n° Centro - 90010-150 | Porto Alegre – RS)
Informações: (51) 3211-5736 | aamargs@margs.rs.gov.br

---

Ecoclube Manoel da Silva Rebello

O quê: Voltado para crianças de 3 a 7 anos, o Ecoclube, pretende estimular o aprendizado e o desenvolvimento da consciência ambiental através de atividades lúdicas e do cuidado com a horta do Museu Casa da Hera/Ibram. Todos os encontros serão gratuitos e ocorrerão no segundo sábado de cada mês, das 14h às 15h30. As vagas são limitadas.
Quando: Inscrições até 29/03.
Onde: Museu Casa da Hera (Rua Dr. Fernandes Jr. 160 – Centro | Vassouras – RJ).
Informações: (24) 2471-2930 ou 2961 | casadahera@museus.gov.br | www.casadahera.wordpress.com.br